Igreja Presbiteriana do Brasil Celebra Aniversário

Ainda em tempo, pois, estamos no mês de aniversário de nossa Igreja Presbiteriana do Brasil, divulgamos a seguir artigo/pastoral escrito pelo reverendo Estevão Domingos (foto), pastor efetivo da IPB em Jaguaribe sobre os 153 anos de existência de nossa denominação cuja importância na evangelização do povo brasileiro é algo de reconhecimento público.

Veja à integra do texto:

Em 12 de agosto de 2012 a Igreja Presbiteriana do Brasil celebra mais um aniversário. São 153 anos de uma presença marcante em nosso país.

A história da influência do presbiterianismo em nosso país tem o seu primeiro momento a partir de janeiro de 1557, por ocasião da chamada invasão francesa. Missionários franceses calvinistas pretendiam fundar aqui um refúgio para os protestantes perseguidos na Europa. A ocupação francesa fracassou e eles foram expulsos em 1567. Quatro deles foram presos e mortos em razão da fé reformada que professavam.

Os holandeses, que mais tarde ocuparam uma vasta extensão do nordeste brasileiro, também tentaram implantar aqui o modelo eclesiástico presbiteriano. Em 1624 eles aportaram em Salvador e depois em Pernambuco (1630). Expandiram-se pela maioria dos Estados nordestinos, incluindo a Paraíba. Em 1654 foram também expulsos. Até que, finalmente, em 1859, a Igreja Presbiteriana chega ao nosso país definitivamente.

O primeiro missionário presbiteriano que aqui chegou foi Ashbel Green Simonton. Simonton deixou os Estados Unidos chegando ao Rio de Janeiro em 12 de agosto de 1859. Tinha 26 anos de idade. Era formado pelo Seminário de Princeton e ordenado pelo Presbitério de Carlisle. No dia 22 de abril de 1860, Simonton dirigiu o primeiro trabalho em português (uma escola dominical com 03 crianças e 02 moças). Depois daí o trabalho só avançou: Em 12 de janeiro de 1862 é organizada a Primeira Igreja Presbiteriana (Rio de Janeiro); em 17 de dezembro de 1865, nasce o primeiro Presbitério (Rio de Janeiro) e é ordenado o primeiro pastor brasileiro, o ex-padre José Manoel da Conceição (exatamente em 17 de dezembro de 1865); em 14 de maio de 1867 é organizado o primeiro seminário (Rio de Janeiro). O primeiro membro brasileiro da Igreja Presbiteriana do Brasil chamava-se Serafim Pinto Ribeiro, recebido em 22 de junho de 1862.

Em 09 de dezembro de 1867, aos 34 anos, Simonton morre em São Paulo, vítima de febre amarela. No último momento da vida, sua irmã lhe perguntou: “O que será dos crentes e do trabalho que você está deixando?” Ele respondeu: “Deus levantará alguém para tomar o meu lugar. Ele fará o seu trabalho com os seus próprios instrumentos. Nós só podemos apoiar-nos nos braços eternos e estar quietos”.

Hoje, o nosso desafio é levar adiante esta preciosa herança que recebemos.

Rev. Estevão Domingos de Oliveira Neto

Igreja Presbiteriana de Jaguaribe – João Pessoa/PB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.