NÃO VOS CONFORMEIS COM ESSE SÉCULO! Amisterlane Araújo*

A primeira Constituição outorgada em nosso país foi a de 1824,ou seja, exatamente no Brasil Império. Foi marcada por quatro poderes, entre os quais o poder moderador que permitia o Imperador penetrar nos demais poderes.

 Sendo assim, é notório que os poderes encontravam-se concentrados nas mãos do Imperador. Desta feita, assim seguiu a história de nossa nação, marcada por mais sete constituições, sendo algumas outorgadas, ou seja, impostas ao povo e outras promulgadas com representação da sociedade em sua feitura.

 O Brasil passou pela ditadura, bem como, pela direção de líderes que se comportavam como verdadeiros déspotas. Porém, após a ditadura militar, foi finalmente implantado um modelo de democracia que se acreditava ser o melhor, para a formação de um país mais justo e igualitário.

 Todavia, meu foco no nosso artigo não é fazer um apanhado histórico das Constituições que já passaram pelo nosso país. É bem verdade, que foram muitos os momentos difíceis enfrentados pela nossa nação. Entretanto, o que nos faz feliz e chama a nossa atenção, é que sempre houve o lado bom da história, vemos que em nenhum momento a nossa juventude se conformou com o estado de calamidade e injustiça que o nosso povo vivia.

 Outro dia li sobre a Semana de Arte Moderna ocorrida em 1922, percebi que mesmo com uma sociedade reprimida, as pessoas não deixavam de lutar e expor suas ideias da maneira que acreditavam, e ainda digo mais, focando na juventude, esta sempre teve um papel de suma importância em todas as transformações ocorridas no Brasil.

Além disso, vale salientar que todas essas produções culturais foram resultados de uma sociedade emudecida e limitada que não podia sequer, expressar suas opiniões, e ainda assim não se conformaram com a realidade em que viviam.

 Ademais, trazendo para o nosso contexto cristão, assim como a realidade da sociedade moderna em que vivemos, vemos que a nossa juventude está estagnada e mais uma vez repito, conformada com a nossa realidade, é até contraditório, pois nunca se ouviu falar tanto em liberdade e poucas mudanças como em que vivemos, o declínio social é nítido e perceptível!

 Contudo, não se ouve mais falar em produções artísticas e culturais, com a mesma qualidade de antes. Nesse caso, fica o questionamento: O que houve com os nossos jovens e os homens modernos?

 O que me faz chamar a atenção dos irmãos, é que os jovens, sim os nossos jovens cristãos tem feito parte dessa inércia social, e não tem cumprido com o versículo que diz Romanos 12 :2, não falo de produções artísticas e culturais, mas falo da vontade que nos arrebata e nos induz à servir ao nosso Deus onde quer que estejamos, até mesmos em nossas áreas profissionais.

 É preciso que os jovens se despertem e proclamem ao nosso Deus e façam a diferença no meio em que se encontram. Se o homem foi capaz de deixar marcas no passado, porque não deixar marcas, para as gerações futuras? E nós como jovens e cristãos podemos perfeitamente fazer isso!

 Portanto, é preciso usar nossa liberdade conquistada na Constituição a nosso favor, pois é fato que vivemos confortavelmente, como cristãos, oportunidade esta que pode ser cumprida com o que diz Romanos 12:2, basta cada um de nós querer se mover e fazer a diferença, aonde quer que estejamos.

 “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. “
Romanos 12:2

*Pré-concluinte do curso de Direito da UNIPÊ em João Pessoa e membro comungante da Igreja Presbiteriana Filadélfia no Valentina Figueiredo.

Uma resposta para “NÃO VOS CONFORMEIS COM ESSE SÉCULO! Amisterlane Araújo*

  1. Tal qual os outros artigos escritos pela Amisterlane percebe-se neste que lemos agora uma profunda e sábia visão de mundo e de reino. Será uma grande magistrada!
    Da redação
    blogdiaconos.wordpress.com

  2. Olá irmão Eliezer, concordo com a opinião do blog. Sempre leio os artigos escritos pela Amisterlane. Ela é muito clara e tem uma visão muito boa das questões sociais. Vai ser com certeza uma grande magistrada.

    Parabens a vocês do blog que tem feito um lindo trabalho.

  3. Dos comentários acima, só discordo de um detalhe: ela será uma grande advogada e não uma magistrada! =D

    Bom, quanto ao texto, posso dizer que trata de um tema por demais oportuno na época em que vivemos.

    E eu diria ainda mais: enquanto certos grupos, minorias não e anti cristãs, estão cada vez mais se organizando, se articulando com o intuito de propagarem suas idéias completamente distorcidas da Verdade bíblica, nós, cristãos, estamos mergulhados em uma inércia sem fim. Amedrontados, envergonhados, recuados. É assim que nos encontramos! Quando, na verdade, éramos nós que tínhamos que estar influenciando, revolucionando, modificando a mente da sociedade!

    Parabéns, Amisterlane! Que Deus continue a lhe usar!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.