Tragédia em Olinda: Bispo Robinson Cavalcanti e esposa são assassinados por filho adotivo

Uma tragédia familiar em Pernambuco. Eduardo Olímpio Cotias Cavalcanti, 29 anos, é acusado de matar seus pais adotivos a facadas na casa onde moravam, na Rua Barão de São Borja, no bairro dos Bultrins, em Olinda, Grande Recife, nesse domingo (26). Depois dos crimes, tomou veneno.

O pai, Edward Robinson de Barros Cavalcanti, 68, faleceu na hora. Ele era bispo diocesano da Igreja Episcopal Anglicana. A mãe, Miriam Nunes Machado Cotias Cavalcanti, 64, chegou a ser socorrida no Hospital Tricentenário, também em Olinda. Ela era professora aposentada.

Os vizinhos informaram que o acusado parecia ter consumido uma grande quantidade de drogas e teria ameaçado matar também as duas irmãs adotivas. Uma delas o teria visto diante de casa amolando a faca peixeira supostamente usada nos assassinatos.

Eduardo Olímpio Cotias Cavalcanti havia chegado há três dias dos Estados Unidos, onde já teria sido preso por tráfico de drogas. Ele está internado sob custódia policial no Hospital da Restauração, na área central do Recife. Além do veneno, ele havia desferido contra si alguns golpes de faca.

Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco e com licenciatura em Ciências Sociais na Universidade Católica de Pernambuco, Robinson Cavalcanti assumiu, na Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), vários cargos altos – foi coordenador de graduação, de pós-graduação e de mestrado, chefe de Departamento, além de diretor do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da UFPE.

Robinson Cavalcanti também atuou nas campanhas presidenciais de Lula, de 1989 e 1994, e também foi candidato a vice-prefeito de Olinda (1996).

O Bispo Robinson e sua Esposa foram assassinados na própria residência na cidade de Olinda - PE

NOTA DE FALECIMENTO – IGREJA ANGLICANA – DIOCESE DE RECIFE – PE.

É com grande pesar que a Igreja Anglicana – Diocese do Recife, comunica o trágico falecimento do  Reverendíssimo Bispo Diocesano, Dom Edward Robinson de Barros Cavalcanti, e de sua esposa Miriam Cavalcanti, ocorrido neste domingo 26/02/2012 por volta das 22h na cidade de Olinda-PE.

A família diocesana agradece a Deus pela vida e devotado ministério do seu Pai em Deus, pastor, mestre e amigo, um verdadeiro profeta e mártir do nosso tempo, que lutou pela causa do evangelho de Cristo, por Sua igreja, bem como pela Comunhão Anglicana, e que contou sempre com sua esposa que, como fiel ajudadora, o apoiou em todos os anos de seu ministério.

Partiu para a Eternidade deixando um legado de serviço, amor e firmeza doutrinária, pelos quais essa Diocese continuará.

Oportunamente estaremos divulgando dia, horário e local do seu sepultamento.

Revmº Bispo Evilásio Tenório – Bispo Sufragâneo Eleito

Revmº Bispo Flávio Adair – Bispo Sufragâneo Eleito

Rev. Márcio Simões – Presidente do Conselho Diocesano

Da redação Diácono Eliezer Gomes com JC/CBN

9 Respostas para “Tragédia em Olinda: Bispo Robinson Cavalcanti e esposa são assassinados por filho adotivo

  1. O Bispo Robinson cumpriu o projeto de Deus, e agora na plena bem-aventurança em adoração perfeita, aguarda a ressurreição para ter todos os benefícios de sua vida que foi entregue ao serviço de Cristo e do seu reino nesta terra. Acima de tudo, Dom Robinson serviu o reino de Cristo, no qual ele terá grande honraria após o retorno do Rei e Redentor.

    Lamento a partida deste servo dentre nós, mas louvo a Deus por ter dado a Dom Robinson e sua esposa o privilégio de serví-lo integramente, de sofrer pelo seu Nome, e agora de gozarem de um descanso e triunfo completos pela fé que exerceram.

    Aos ilustres irmãos e colegas da comunhão anglicana, com quem tivemos o privilégio de lutar pelo evangelho no ensino teológico, meus sinceros sentimentos pelo fato. Partiu um herói da fé.

    Rev. Djilas de Abreu

  2. Compartilho integralmente do que disse o reverendo e sábio Djilas e repito:”partiu um herói da fé”

    Apenas saudades, muitas saudades!

    Paulo Otávio
    Limeira – São Paulo

  3. Rev. Estevão Domingos

    Perplexidade e tristeza. Resumo nestas palavras o sentimento que tenho ao tomar conhecimento desta notícia. Dom Robinson Cavalcanti, com certeza, será lembrando como um contundente formador de opinião no cenário evangélico-cristão contenponrâneo, especialmente no Brasil. Suas opiniões sobre igreja, política, ética, compromisso cristão, etc., semeadas através de livros, artigos e palestras marcaram posição e fizeram diferença na vida de muita gente. Quando ministro na cidade de Palmeira dos Indios (Alagoas), tive a honra de recebê-lo em minha residência, de tê-lo como preletor na minha igreja e de intrevistá-lo em programa radiofônico que apresentávamos ali (na época ele era coordenador evangélico para o Norteste da campanha do ex-presidente Lula). Em vários outros momentos (inclusive mais recentemente em João Passoa) tive a oportunidade de ouvi-lo.

    Mais uma vez nos vemos diante de uma situação que não conseguimos compreender. Nosso alento é descansar o coração nos braços do Pai Eterno e chorar as lágrimas de quem é aprediz na graça de confiar.

    Rev. Estevão Domingos de Oliveira – Igreja Presbiteriana de Jaguaribe (João Pessoa/PB).

  4. Sílvia Azevedo Sousa

    Acabei de saber da notícia, estou bastante sentida com o ocorrido!
    Sei que concerteza o querido Róbson está com nosso Deus, mas a tristeza é grande, por ter sido tirado de todos nós irmãos em cristo de maneira tão brutal.
    Sempre esteve junto a nós da Aliança Bíblica Universitária, apoiando, pastoreando, ensinado, e pouco ousei a me aproximar para conversarmos , pois ouví-lo era como um doce som aos meus ouvidos!
    Seu humor e inteligência dada por Deus, assim como sua história de militância corporificada, era uma motivação para nós da ABUB, tivemos imenso prazer de tê-lo conosco em nosso congreço Nacional da Abub em 2010. Todos da Abub sentiremos muito a falta dele, apesar de permanecermos com seus ensinamentos.
    Silvinha

  5. ELY TEIXEIRA PASCOAL

    Nos anos 70 ainda estudante universitario em Belem-PA, participando da A.B.U.- Aliança Biblica Universitaria tive o privilegio de conhecer e ouvir uma palavra amiga e oportuna no campus da UFPA.

    O tempo passou mas nao o esqueci de forma que sofro com a perda do Rev. Rosbson e sua amada Esposa. Creio que um dia nos veremos na gloria .
    Ely Pascoal
    Advogado e cristão presbiteriano

  6. Gil Martins de Oliveira Jr

    Irmãos, minhas palavras de pesar e lamento são grandes. Perdemos, ao meu ver, um dos grandes pensadores cristãos brasileiros de nossa época. Seu legado, entre outras obras, também, fica em seus livros.

    Penso que, talvez, não tenhamos condições de opinar sobre as razões da maléfica ação desta pessoa. Não sabemos as circunstâncias que envolveram o trágico fato.

    Que o casal esteja na presença Augusta do Senhor Deus Todo Poderoso! Quanto ao filho adotivo, que o Senhor tenha misericórdia desta vida e, quiçá, ainda lhe promova uma oportunidade salvação.

  7. Pierre Normando Gomes da Silva

    Estou também em luto.
    Partiu um irmão de alma.
    Partiu no dia do Senhor, dia que lhe era tão caro.
    Dizia ele: “Domingo é dia de aniversário da ressurreição do nosso senhor Jesus Cristo”.
    O reverendíssimo Robinson e sua amada esposa Mirian,.foram extirpados da terra de modo trágico, violento, foram vítmas do desamor, da crueldade, das drogas, das psicoses… tão presentes em nossa civilização doente e tão combatidas por ele, como profeta desta geração.
    Conforta-nos as Escrituras: “Preciosa ao Senhor é a morte dos seus santos”.
    Consola-nos a convicção da eternidade, a ressureição dos mortos e a ceia em que todos nós cristãos estaremos juntos celebrando as bodas do cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo.
    Robinson, amigo de mais de 20 anos, e um grande inspirador para uma minha vida. Foi muito importante na minha formação como líder de jovens, na minha família, batizando minha filha, por sua companhia e benção até em fim do ano passado, em que tivemos contato.
    Robinson, sempre o mesmo, os anos passavam mas ele continuava com a mesma disposição para servir a uma igreja libertadora, para falar bondosamente aos fragilizados e para profetizar contra as injustiças e pecados sociais e morais.
    Encerro essa fala em lágrimas, com algumas palavras do bondoso irmão, pois ele se foi, mas sua memória permanecerá por muito tempo em nosso meio. Foram palavras de ânimo que havia me dirigido em carta na data de16/06/1993:
    “Tempos dificilimos este nosso, mas só nos resta tentar transformar cada chronos em kairós”.
    Nesse sentido, convido a todos os irmãos a exerçamos a compaixão pela vida do seu filho e algoz, que respondendo pelo crime e com o sentimento angustiante do pecado, seja-lhe oportuno transformar esse chronos em kairós, que lhe sirva de travessia das trevas para o reino da luz de Cristo.
    Últimas palavras da carta:
    “Será que nas semanas que estarei aqui não da para você passar um dia compartilhando comigo em Olinda?”

    Pierre Normando Gomes-da-Silva
    P.S. Deus tenha piedade de ti Eduardo Cavalcanti.

  8. QUE DEUS DER O DESCANSO ETERNO A ESSE
    CASAL QUE AUI NA TERRA FOI UM EXEMPLO
    DE VIDA PARA TODOS NÓS CRITÃOS.

  9. MARIA JOSÉ | fevereiro 28, 2012 às 6:31 pm | Responder
    O seu comentário está aguardando moderação.

    QUE DEUS DER O DESCANSO ETERNO A ESSE
    CASAL QUE AQUI NA TERRA FOI UM EXEMPLO
    DE VIDA PARA TODOS NÓS CRITÃOS.

    Deixe uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.