Memorial fotográfico comentado do Presbítero Camilo Trigueiro Castelo Branco – Dez, 2011

Irmão Camilo, serenidade e amor para com a obra de Deus. Click nas fotos para ampliá-las

Recentemente, mais precisamente  dia 03 de outubro de 2011, aos 95 anos vividos intensamente, o nosso querido e inesquecível irmão Camilo Trigueiro Castelo Branco foi chamado por Deus para morar na mansão celestial.

Muitos de nós nos entristecemos e até lamentamos por sua partida. Coisas da nossa sensibilidade carnal, pois, os servos do SENHOR não morrem, portanto não há motivos para tristeza e sim para a plena alegria, não obstante a saudade que ficou e permanece.

O irmão Camilo está onde Deus prometeu e por isso a nossa alegria é real e a sua lembrança nos é muito agradável.

Estamos colocando à disposição dos inúmeros irmãos e irmãs que diariamente interagem e/ou apenas acessam o nosso blog, uma pequena, mas, significativa coletânea de fotos do nosso inesquecível irmão Camilo. Nada a altura do que representou sua participação e contribuição na obra do SENHOR, mas, trata-se de uma lembrança fotográfica que se propõe a nos ajudar a não esquecer a sua imagem tão verdadeira e o seu, sempre muito forte, compromisso para com o Reino de Deus.

Vale destacar que vários irmãos e irmãs que conviveram com o  irmão Camilo enriqueceram esse trabalho através de seus comentários e impressões sobre o mesmo.

Advirto que o presente trabalho trata-se de um memorial fotográfico; não é biografia.

Forte abraço, em Cristo, Diácono Eliezer Gomes

  • Irmão Camilo, um Homem dedicado ao evangelho

Rev. Estevão Domingos de Oliveira

Agradeço a Deus pela oportunidade de ter conhecido o irmão Camilo Trigueiro Castelo Branco. Presbítero à moda antiga. Homem dedicado ao evangelho e à igreja. Visitá-lo era muito bom! Contar com a sua presença nos cultos era gratificante. Era muito agradável ouvir o relato da sua conversão, do seu casamento, da formação da família da qual se tornou patriarca, das incertezas do trabalho e da sua luta vitoriosa pela subsistência. Era solene quando advertia sobre as dificuldades da igreja de hoje. Lembrava que no tempo do seu começo no evangelho a igreja era diferente. Era sério quando falava sobre o país, a política, o governo, os desmandos. Lamento não ter convivido com o presbítero Camilo quando ainda exercia o presbiterato. Lamento não ter conversado mais com ele. Lamento porque não estava presente quando da sua partida. Sinto saudades do irmão! Aos domingos, depois do culto, nunca deixava de dizer: “muito boa a palavra de hoje!” Agora, registro também a minha gratidão a Deus por conhecer a irmã Elvira e a sua família. Rogo as bênçãos do Pai Eterno sobre todos. Que Deus os abençoe! No Amor de Cristo! Rev. Estevão Domingos de Oliveira – Igreja Presbiteriana de Jaguaribe

1 – A ORIGEM, O PAI EVANGELIZADOR E A FAMÍLIA EDUCADA COM EQUILÍBRIO SEMPRE NOS CAMINHOS DO SENHOR.

Em 21 de agosto de 1916, exatamente nesta casa, na cidade de Pombal - Paraíba nasceu o irmão Camilo Trigueiro Castelo Branco. A foto foi registrada em visita recente (2010) onde esteve acompanhado de parte de sua descendência, esposa e familiares.

Seu pai, Sr. Henrique, que foi convertido ao evangelho lendo a biblia e evangelizou os filhos e demais parentes.

O irmão Camilo casou-se com a Irmã Elvira Nóbrega com quem viveu mais de 60 anos e teve 13 filhos, sendo sete homens: Henrique, Humberto, Hamilton, Hugo, Herbert, Camilo Filho e Severino; seis mulheres: Maria Dulce, Maria Deise, Mirian, Marta, Marcia e Milka; teve onze netos: Michele, Carine, Marcela, Thais Regina, Victor Hugo, Leidiane, Nathália Regina, Rodrigo Gésse, Wendell, Eduardo Danilo e Camila Castelo Branco; teve ainda cinco bisnetos: Camila Beatriz, Stephany,Yasmim, Théo e João Guilherme. Todos estão vivos.

Um homem extremamente dedicado a família, sempre! na foto com o caçula Severino nos braços, a esposa Elvira e os demais filhos ao redor. Nos anos 70.

No aniversário de seu irmão Jerônimo, na cidade de Pombal, em julho de 2010: Camilo, Jerônimo, Bráulio, Dudu, Iracema, Olívia e Arimá

Com a irmã Elvira, sua esposa, e as cunhadas. Sempre muito festejado e respeitado.

  • Camilo partiu para estar com Cristo.

Maria Deise

A lembrança que nos marca como exemplo é a de um pai que, criando 13 filhos, tarefa penosa, conseguiu manter o equilíbrio e a sanidade em todo o tempo. Com mente invejável, apesar da idade, permaneceu lúcido e consciente até o final.

São características que deram a tônica de sua vida, estilo e palavra coerente. Depois de uma longa estrada da vida juntamente com sua esposa Elvira, parceira de mais de sessenta anos de convívio, ele nos deixa saudade na esperança do encontro no Dia Eternal. Maria Deise, filha.

2 – IRMÃ ELVIRA NÓBREGA,  A GRANDE COMPANHEIRA, ÚNICA E INSEPARÁVEL!

Camilo e sua esposa Elvira, mais de 60 anos de uma vida baseada no amor, respeito, paciência, confiança e presença no altar do Senhor

Presença certa nas atividades promovidas pela igreja. Sempre ao lado da amada.Um casal que sempre serviu de exemplo

Na igreja eles sempre ficavam estratégicamente em local intermediário como uma forma de absorver bem a liturgia do culto.

Sempre em momentos especiais o casal gostava de registrar através de fotografia. Aniversário de Wendel neto e filho do casal Hamilton e Jussara.

Em 2010, momento sublime pela passagem dos 94 anos de idade.

Também em 2011, passagem dos 95 anos de uma vida feliz com Jesus

  • Seu Camilo, um exemplo de vida cristã e de ser humano autêntico e piedoso.

Marcolina Gomes

O irmão Camilo foi chamado por Deus e hoje encontra-se ao lado do Pai celestial, mas, a sua passagem por aqui deixou marcas indeléveis; sua conduta na vida, no dia-a-dia e o seu compromisso com Deus, com a família e com a sua esposa, nossa querida irmã Elvira membro da SAF da IPJ nos serve de exemplo de vida cristã de autenticidade e amor. Marcolina Gomes, presidente da SAF

3 – UM HOMEM DETERMINADO, DISCRETO, PARTICIPATIVO E EXTREMAMENTE PRODUTIVO

No anos 60 compondo e dirigindo o Coral Abdon Trigueiro - Campina Grande 1966

Aos 95 anos de idade participando com ótimo desempenho do work shop promovido pela Confederação de Homens Presbiterianos SPB

Em 2011 Falando aos homens presbiterianos em atividade promovida pela UPH da Igreja Presbiteriana de Jaguaribe

Mesmo na condição de Presbítero emérito, fazia questão de participar dos momentos especiais da Igreja. Na foto participando da ordenação de oficiais da IPJ

Com quase um século de existência nunca se deixou esmorecer e sempre estava em atividade, como aqui em 2011...

...ele próprio pintando a casa onde morava.

  •  Um homem que sempre esteve disponível para servir

Pierre Normando

Presbítero Camilo é uma das maiores referências de humanidade que possuo. Digo humano porque para mim quanto mais cristão somos, mais parecidos com Jesus, nós ficamos mais humanos, realizando o projeto inicial do Pai no Jardim do Éden. Seu Camilo, quando o conheci ele ainda estava em exercício no presbiterato da Igreja Presbiteriana de Jaguaribe (IPJ), de onde não se afastou até exercê-lo nos céus.

Presbítero emérito sempre esteve disponível para servir, até quando as pernas não davam mais para subir degraus para pegar a bandeja da ceia para servir. Ele foi um dos examinadores da minha profissão de fé, e fez-me uma pergunta que até hoje escuto: o que mais você gostava no mundo?

Irmão Camilo, nunca se afastou da IPJ, voz baixa, mas numa postura das montanhas. Sempre íntegro, paciente, risonho, manso, de olhar bondoso, elegante, de cuidado despreocupado para com os seus. Ele continua sendo uma das pessoas que me inspira na caminhada cristã. Pierre Normando, Presbítero.

4 – RECONHECIMENTO

Também em 2011 recebendo justa homenagem da UPH da IPJ

Em sua residência recebendo a visita e o carinho do Conselho familiar da IPJ

Comenda que recebeu da UPH de Jaguaribe

Recebendo o carinho especial dos homens da UPH de Jaguaribe

Com o diácono Eliezer Gomes em atividade na Federação do Comércio do Estado da Paraíba

Mais uma das inúmeras homenagens recebidas. Desta feita na IPJ pela sua história e compromisso para com a obra do Senhor

  • Nem mesmo o tempo ou a idade conseguiram tirá-lo de seu compromisso com a obra de Deus

Assis Sobreira

O que mais me chamava a atenção no presbítero Camilo Trigueiro além de sua fé inabalável, era a sua disposição de participar das atividades da igreja. Apoiador incansável do trabalho masculino, ele foi um exemplo de perseverança para todos nós; contribuia financeiramente com a sociedade e era um dos assinantes da revista da UPH cuja assinatura foi uma exigência dele mesmo. Atencioso, cortês e muito sincero. Foi uma honra termos desfrutado de sua companhia, saudades. Diácono Assis Sobreira, Presidente da Junta Diaconal da IPJ

5 – MOMENTOS ESPECIAIS

Dia das mães do ano de 2002. Reunindo os filhos para homenagear a matriarca Elvira

Em 2006 participando de mais um evento na igreja

Com os queridos irmãos, em 2011 comemorando aniversário. 95 anos

Com a filha Dulce e o genro Kércio, o casal comemora as bodas de Diamante - 2008

Prestigiando as bodas de Prata do Pastor Estevão e Quitéria

Almoço em familia, 95 anos, agosto de 2011

Na igreja Presbiteriana de Jaguaribe com familiares durante a passagem dos 95 anos

Em momento de descontração com os filhos: Camilo e Herbert - 08/2011

  •  Exemplo de dedicação, seriedade e caráter aprovado

Isnadiel e Eliete

“Seu” Camilo, como era conhecido por toda a família IPJ, foi uma daquelas pessoas cuja presença se faz marcante mesmo que silenciosa. Exemplo de dedicação, seriedade e caráter aprovado, Sr Camilo também deixou um exemplo de constância. Frequentou assiduamente a todas as reuniões que teve oportunidade/condições. Fazia sua caminhada até a Igreja ao lado da sua companheira inseparável, dona Elvira. Algumas vezes chegou a sentir-se mal por conta do calor excessivo, mas estava lá, na Igreja, com seus familiares-irmãos. A distância de sua residencia nunca foi empecilho para ir a Igreja como também não foram tantos outros motivos costumeiramente alegados por quem não tem a determinação de Sr Camilo.

Durante aproximadamente 30 anos tivemos o privilégio de convivermos com esse irmão. Sem dúvida, se deixarmos exemplos de fidelidade como o que Sr Camilo deixou, estaremos ajudando a próxima geração a conhecerem, amarem, obedecerem e servirem ao SENHOR. Presbítero Isnadiel e Eliete Rocha
.
6 – FAMILIARES
.

com as irmãs e o irmão Braulio em 2010 - todos crentes

Toda a familia reunida em 2010

Mais familiares reunidos em 2010

Filhos, Camilo e Milka com a nora Luciana e o genro Alcemi durante encontro da familia Trigueiro

O irmão Braulio e suas filhas

  • Um homem íntegro e temente a Deus

Presbítero Iremal e Dezinha

O Presbítero Camilo era uma pessoa muito sensata, pai de treze filhos, possuidor de temperamento equilibrado, estava presente a todas as reuniões da igreja. Um exemplo para todos nós, principalmente para os jovens, pela sua assiduidade e estudo da palavra de Deus. Esposo da Irmã Elvira Nóbrega Trigueiro, sócia da SAF, sempre presente às reuniões, inclusive aos cultos de orações das ANAS, sempre acompanhada de seu esposo, que por sinal esteve presente ao culto da última quarta-feira de setembro, adoecendo no dia seguinte e vindo a falecer no dia 3 de outubro de 2011, deixando, além do seu exemplo como um homem íntegro e temente a Deus, muita saudade. Mas estamos convictos que ele está na glória louvando ao Senhor. Presbítero Iremal e Dezinha, vice-presidente do conselho da IPJ

7 – ATÉ BREVE IRMÃO CAMILO!

Nora e Netos, mesmo à distância enviaram suas mensagens

O Presbítero Iremal falando em nome do conselho da IPJ

O Diácono Eliezer Gomes falando em nome da UPH

O Pastor Alcemi fala aos familiares

Muito saudoso o Pastor José Alves destaca a participação do Presbítero Camilo enquanto membro da IPB e como cidadão

Muitos irmãos e irmãs foram ao velório na IPJ

A Irmã Elvira ao lado de familiares

Filhos e netos no velório

Parentes, amigos e irmãos em Cristo momentos antes da saída do corpo para o cemitério

O Coral Samuel Falcão com convidados apresentou o ultimo ato antes da saída do corpo

Agradecemos pelo apoio dos irmãos: Hamilton e Jussara Trigueiro, Maria Dulce, Maria Deise e Luciana (pelas fotos cedidas); Rev. Estevão, Maria Deise, Marcolina Gomes, Pierre Normando, Assis Sobreira, Isnadiel e Eliete e Iremal e Dezinha ( pelos comentários)

Uma resposta para “Memorial fotográfico comentado do Presbítero Camilo Trigueiro Castelo Branco – Dez, 2011

  1. Vilma de Lurdes Barbosa e Melo

    Bela e merecida homenagem!

  2. Presb. em disponibilidade

    O nosso saudoso Presbítero CAMILO foi um instrumento nas mãos de Deus, Servo de Deus; Pai exemplar; Dedicado; Humilde. Se fôssemos lembrar as suas características não caberiam aqui. Sua contribuição para a Igreja Presbiteriana de Jaguaribe será algo inesquecível. O importante é ressaltar como este homem de Deus, dedicou-se a IPB, colocando em prática desde muito cedo os ensinamentos dos seus pais, verdadeiramente, ele tornou-se um ícone da Igreja Presbiteriana do Brasil. Exemplo de vida ativa, deixa uma lição para os mais jovens demonstrando que na vida cristã não há lugar para a “aposentadoria”. Saudades e que Jesus continue consolando em particular sua bonita família.

  3. Presb. em disponibilidade Luiz Nelson

    O nosso saudoso Presbítero CAMILO foi um instrumento nas mãos de Deus, Servo de Deus; Pai exemplar; Dedicado; Humilde. Se fôssemos lembrar as suas características não caberiam aqui. Sua contribuição para a Igreja Presbiteriana de Jaguaribe será algo inesquecível. O importante é ressaltar como este homem de Deus, dedicou-se a IPB, colocando em prática desde muito cedo os ensinamentos dos seus pais, verdadeiramente, ele tornou-se um ícone da Igreja Presbiteriana do Brasil. Exemplo de vida ativa, deixa uma lição para os mais jovens demonstrando que na vida cristã não há lugar para a “aposentadoria”. Saudades e que Jesus continue consolando em particular sua bonita família.

  4. São esses bons referênciais que devemos exaltar e demonstrar no meio da nossa sociedade. Glória seja dada ao Senhor. Porque Ele deixou para nós bons exemplos a seguir, um homem temente e dedicado a família e a obra do Senhor, como foi o irmão Camilo.
    Eliezer, parabéns por mais uma cobertura exemplar!

  5. Irmão Camilo, grande história de vida e de fé!

  6. Mais vale o bom nome do que as muitas riquezas! Legado inestimável para as gerações!

  7. Sílvia Azevedo Sousa

    Realmnte a vida do Sr. Camilo é um exemplo para qualquer geração…
    Apesar do puco contato com o irmão,fui educada pelo meu Pai, ouvindo as histórias e conversas que ele tinha com o Sr. Camilo, sempre repleta de valores e afetos, era assim que meu pai sempre lembrava dele.
    Silvinha

  8. Belíssimo memorial. O irmão Camilo sempre foi e continuará sendo um grande exemplo para todos nós. Ele merece todo nosso reconhecimento.
    Foi fonte de inspiração para mim e para muitos jovens de nossa igreja, nos estimulando a cultivar a fidelidade ao nosso Deus por toda a vida.

  9. Aos familiares minhas condolências em Cristo, mesmo atrazadas!
    Falar o que? De quem soube honrar o nome de Crente em Jesus?
    Creio que o mesmo sabia as palavras do Apóstolo Paulo: combati o bom combate, acabeia carreira e guardei a fé. Êle soube fazer isto enquanto com vida. Fica aqui um exemplo para os Presbíteros da atualidade. Saíbam honrrar o chamado de Deus como o irmão Presb. Camilo enquanto aqui viver.
    Deus abençoe grandementos os familiares.
    Pr. Vanderlan

  10. Presb. Francisco George de Alencar

    Também fui agraciado por Deus de poder compartilhar da companhia deste cristão autêntico. Homem de Deus. Temperamento sereno, voz mansa, olhar compassivo, uma seriedade envolvente. Homem de oração. Em todas as oportunidades em que estive nos cultos de oração, lá estava, aquele discípulo do Senhor, sempre atento; e sempre acompanhada por sua inseparável esposa. Pai de legado perene.
    Terei saudade prazerosa deste irmão que personificava o homem do Salmo 128.
    Diante de testemunho de vida tão belo que glorifica o Senhor, faço o seguinte rogo:
    “Conceda-nos ,oh Senhor Deus, um coração apegado a Ti. Sempre constante no Teu Caminho, contemplando, e nos satisfazendo, em toda tua grandiosa obra em Cristo por nós, como este servo do Senhor dos senhores, também demonstrou”.

  11. Seu Camilo era um verdadeiro baluarte da fé cristã. Homens como ele são exemplos para gerações seguintes, para que andem aos pés da cruz.

  12. Grande exemplo de fé. Homem de Deus!

  13. Tudo já foi dito de Sr.Camilo… homenagem linda e merecida!!!! Quero é encontrá-lo no céu juntamente com todos que em Cristo vão estar lá para viver eternamente na presença do nosso Deus!!!!!

  14. Olá irmãos!
    Gostaria de parabenizar o Blogdiáconos pela brilhante idéia de homenagear o irmão Camilo e sua família através do acervo fotográfico de alguns momentos especiais de sua vida e enfim o abençoado momento de sua despedida.
    Me senti extremamente emocionada ao rever amigos através das fotos e consolidou minha admiração no irmão em Cristo e homem exemplar que sempre representou pra mim a pessoa de Seu Camilo.
    Especialmente registro minha admiração também pela irmã Elvira, exemplo de fé e força, apesar de aparentar uma imagem tão delicada.
    Parabenizo o Blog e reafirmo minhas visitas quase que diárias, assim me atualizo, revejo irmãos e ainda amenizo minhas saudades.
    Em Cristo Jesus,

    Carla Sobreira – Campina Grande – PB

  15. Maria Vilânia trigueiro Castelo branco

    Muito bonita a homenagem feita pelo irmão Eliezer Gomes ao meu tio Camilo. Com certeza muitas saudades nos deixou principalmente das suas “peraltices” não querendo se entregar a idade que tinha pois não se achava “velho”. Aindo lembro, ele no sítio querendo descer a rampa sozinho, sorte que perto dele tinha algumas pessoas que o ajudaram. Saudades!!!

  16. Alberto Luís de l. Trigueiro

    Olá. Certo dia chegou ao Brasil vindo de Portugal Joaquim Trigueiro Castelo Branco, ele e três irmãos. Joaquim foi para Pombal, casou e teve vários filhos, dentre os quais, Manoel Trigueiro Castelo Branco. Manoel casou e teve 16 filhos, dez mulheres e seis homens, dentre os quais, Francisca Trigueiro Castelo Branco e Henrique Trigueiro Castelo Branco. Pois bem, meu Pai, Paulo Trigueiro Bezerra é filho de Francisca Trigueiro (Chiquinha) e sobrinho de Henrique Trigueiro, portanto, primo legítimo de Camilo Trigueiro. Meu Pai veio na década de 40 para a cidade de Açu/RN. Casou e teve 04 filhos. Eu, Alberto Luís de L. Trigueiro e meus irmãos Paulo Trigueiro, Milena Trigueiro e Danielli Trigueiro. Todos orgulhosamente assinados como Trigueiro (meu Pai inverteu o nosso sobrenome). Somos, portanto, primos de Camilo e seus descendentes. Sim, meu Pai tem hoje 86 anos e continua morando em Açu. Gostaríamos de conhecer os nossos primos descendentes de Camilo. Espero contato: albertotrigueiro@hotmail.com ou pelo telefone 084 3331 2083 ou 084 94190434. Alberto Luís de L Trigueiro. Professor Universitário, Advogado, Agropecuarista e atualmente Vice-Prefeito de Açu.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.