Workshop marca celebrações dos 153 anos da Junta Diaconal da Catedral Presbiteriana do RJ

Em seu PC ou Tablet, clique nas fotos para ampliá-las e melhor contemplá-las!

No último sábado, 27.07.2019, no templo e dependências da Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro – Catedral Presbiteriana – mais uma importante atividade foi realizada como parte da programação relativa as comemorações dos 153 anos de existência da Junta Diaconal daquela histórica congregação cristã reformada; um workshop cujo tema principal foi: SERVIÇO DIACONAL.

Direção do evento

O workshop foi dirigido pelos Diáconos João Marcio (vice presidente) e Antonio Renato (presidente), com a participação direta dos demais membros da diretoria e as auxiliares diaconisas presentes.

Diáconos e auxiliares Diaconisas envolvidos na organização do evento

Abertura

O workshop teve início, exatamente, às 09h15m, com a mensagem inicial do Reverendo Renato Porpino – Pastor efetivo da Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro, e logo em seguida com a saudação inicial do Diácono João Marcio que desejou as boas vindas a todos e falou sobre a importância daquele evento e da alegria em receber a todos naquele dia tão especial.

Diácono João Marcio, boas vindas

Palestras temáticas

Logo após as formalidades da abertura deu-se início as palestras programadas para o workshop, cujo primeiro preletor foi o Reverendo Renato Porpino que discorreu sobre o tema Santa Ceia; uma verdadeira aula ministrada pelo Pastor sobre o assunto: desde a sua origem, quem deve participar ou não? tipo de pão, vinho ou suco?  até mesmo ao significado de cada passo, cada elemento e o verdadeiro propósito histórico, a partir de seu autor Jesus Cristo. Uma benção!

Reverendo Renato Porpino – Santa Ceia

Dando continuidade a programação, o Presbítero Arlindo Nunes, contabilista de profissão proferiu belíssima palestra sobre Finanças na Igreja, oportunidade em que, sempre estribado em textos bíblicos e os adequando a ordem econômica e preservando sempre o perfeito respeito a ética cristã, a todos instruiu sobre procedimentos recomendáveis a gestão financeira no âmbito da Igreja. Durante sua exposição, o Presbítero Arlindo enfatizou que os Diáconos foram os primeiros financistas da Igreja. Foi uma palestra espiritual e ao mesmo tempo técnica, bastante edificadora.

Presbítero Arlindo Nunes, Finança na Igreja

A terceira palestra foi proferida pelo Diácono Eliezer Gomes, Secretário Presbiterial de apoio às Juntas Diaconais do Presbitério Sul da Paraíba e Secretário de Imprensa da CNHP cujo tema foi Diaconia: Missão e Compromissos, onde o mesmo aborda vários aspectos, desde a instituição dos Diáconos, a missão diaconal, a visão calvinista sobre o diaconato, manual presbiteriano e ações do dia-a-dia, dentre outros itens inerentes ao ofício.

Diácono Eliezer Gomes, Serviço diaconal

Oficinas temáticas práticas e interativas

Após o intervalo para almoço, mais uma vez os participantes se reuniram no templo da Catedral Presbiteriana para participarem de quatro oficinas temáticas cuja primeira (Exemplos Práticos no dia a dia da Diaconia), foi ministrada pelo Diácono Eliezer Gomes com grande participação dos diversos Diáconos e demais irmãos presentes.

Dc. Eliezer Gomes  Com o Presidente da Junta Diaconal da Catedral Presbiteriana Dc.  Antonio Renato antes do início da primeira oficina

Além de participar da primeira oficina, em classe única, o grande grupo foi dividido em três sub-grupos para participarem das demais oficinas que trataram dos seguintes temas: Preparação da Santa Ceia (Ministrada pelo Diácono Luiz Henriques); Plantão Diaconal ( Ministrada pelo Diácono Tiago Castilho); Contagem de Ofertas (Ministrada pelo Diácono Antonio Renato). Veja fotos a seguir.

O Workshop teve seu encerramento às 17h00 com a conclusão das oficinas temáticas.

Registramos nossa gratidão pelo convite, bem como, pela excelente acolhida durante nossa estada no Rio de Janeiro.

Que Deus continue abençoando os irmãos e irmãs da IPB no Rio de Janeiro, em especial a diretoria da Junta Diaconal constituída, atualmente pelos seguintes irmãos, Diáconos: Antonio Renato – Presidente, João Marcio – vice presidenteTiago Castilho – Primeiro Secretário, Sergio Dias – Segundo Secretário, Luiz Henriques – Tesoureiro e Roberto Azeredo – Segundo Tesoureiro (foto abaixo).

Da redação, Diácono Eliezer Gomes

 

 

6 Respostas para “Workshop marca celebrações dos 153 anos da Junta Diaconal da Catedral Presbiteriana do RJ

  1. Antonio Renato Cardoso da Cunha

    Eliezer, em nome das 72 igrejas Presbiteriananas P
    Presentes, quero deixar meu profundo e sincero agradecimento pela sua ministração. Prática, acolhedora e principalmente inspiradora para os diaco nos. Deus continue abençoando seu Ministério e espero reve-lo em breve.
    Fique em paz.

  2. Parabéns pela iniciativa. Pena não ter estado com vocês, pois já estava com compromisso nesta data

  3. José Roberto da Silva

    Quero parabenizar a junta diaconal da catedral presbiteriana do Rio de Janeiro pela passagem dos 153 anos de existência. Muito bom ter realizado esse Workshop, pois, é preciso fortalecer nossas juntas.
    Eu já tive a alegria de participar da palestra ministrada pelo diácono Eliezer Gomes, é um retrato de nossa realidade diaconal. Parabéns a todos, graça e paz!
    Diácono José Roberto

  4. Ricardo Assunção

    Muito bom esse tipo de trabalho. Muito nos motiva!

  5. ANTONIO RENATO CARDOSO DA CUNHA

    Foi uma honra recebê-los em nossa igreja e espero ter auxiliado de alguma forma seu ministério e a Junta Diaconal da sua igreja. Estaremos sempre a disposição.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.