Workshop marca celebrações dos 153 anos da Junta Diaconal da Catedral Presbiteriana do RJ

Em seu PC ou Tablet, clique nas fotos para ampliá-las e melhor contemplá-las!

No último sábado, 27.07.2019, no templo e dependências da Igreja Presbiteriana do Rio de Janeiro – Catedral Presbiteriana – mais uma importante atividade foi realizada como parte da programação relativa as comemorações dos 153 anos de existência da Junta Diaconal daquela histórica congregação cristã reformada; um workshop cujo tema principal foi: SERVIÇO DIACONAL.

Direção do evento

O workshop foi dirigido pelos Diáconos João Marcio (vice presidente) e Antonio Renato (presidente), com a participação direta dos demais membros da diretoria e as auxiliares diaconisas presentes.

Diáconos e auxiliares Diaconisas envolvidos na organização do evento

Abertura

O workshop teve início, exatamente, às 09h15m, com a mensagem inicial do Reverendo Renato Porpino – Pastor efetivo da Catedral Presbiteriana do Rio de Janeiro, e logo em seguida com a saudação inicial do Diácono João Marcio que desejou as boas vindas a todos e falou sobre a importância daquele evento e da alegria em receber a todos naquele dia tão especial.

Diácono João Marcio, boas vindas

Palestras temáticas

Logo após as formalidades da abertura deu-se início as palestras programadas para o workshop, cujo primeiro preletor foi o Reverendo Renato Porpino que discorreu sobre o tema Santa Ceia; uma verdadeira aula ministrada pelo Pastor sobre o assunto: desde a sua origem, quem deve participar ou não? tipo de pão, vinho ou suco?  até mesmo ao significado de cada passo, cada elemento e o verdadeiro propósito histórico, a partir de seu autor Jesus Cristo. Uma benção!

Reverendo Renato Porpino – Santa Ceia

Dando continuidade a programação, o Presbítero Arlindo Nunes, contabilista de profissão proferiu belíssima palestra sobre Finanças na Igreja, oportunidade em que, sempre estribado em textos bíblicos e os adequando a ordem econômica e preservando sempre o perfeito respeito a ética cristã, a todos instruiu sobre procedimentos recomendáveis a gestão financeira no âmbito da Igreja. Durante sua exposição, o Presbítero Arlindo enfatizou que os Diáconos foram os primeiros financistas da Igreja. Foi uma palestra espiritual e ao mesmo tempo técnica, bastante edificadora.

Presbítero Arlindo Nunes, Finança na Igreja

A terceira palestra foi proferida pelo Diácono Eliezer Gomes, Secretário Presbiterial de apoio às Juntas Diaconais do Presbitério Sul da Paraíba e Secretário de Imprensa da CNHP cujo tema foi Diaconia: Missão e Compromissos, onde o mesmo aborda vários aspectos, desde a instituição dos Diáconos, a missão diaconal, a visão calvinista sobre o diaconato, manual presbiteriano e ações do dia-a-dia, dentre outros itens inerentes ao ofício.

Diácono Eliezer Gomes, Serviço diaconal

Oficinas temáticas práticas e interativas

Após o intervalo para almoço, mais uma vez os participantes se reuniram no templo da Catedral Presbiteriana para participarem de quatro oficinas temáticas cuja primeira (Exemplos Práticos no dia a dia da Diaconia), foi ministrada pelo Diácono Eliezer Gomes com grande participação dos diversos Diáconos e demais irmãos presentes.

Dc. Eliezer Gomes  Com o Presidente da Junta Diaconal da Catedral Presbiteriana Dc.  Antonio Renato antes do início da primeira oficina

Além de participar da primeira oficina, em classe única, o grande grupo foi dividido em três sub-grupos para participarem das demais oficinas que trataram dos seguintes temas: Preparação da Santa Ceia (Ministrada pelo Diácono Luiz Henriques); Plantão Diaconal ( Ministrada pelo Diácono Tiago Castilho); Contagem de Ofertas (Ministrada pelo Diácono Antonio Renato). Veja fotos a seguir.

O Workshop teve seu encerramento às 17h00 com a conclusão das oficinas temáticas.

Registramos nossa gratidão pelo convite, bem como, pela excelente acolhida durante nossa estada no Rio de Janeiro.

Que Deus continue abençoando os irmãos e irmãs da IPB no Rio de Janeiro, em especial a diretoria da Junta Diaconal constituída, atualmente pelos seguintes irmãos, Diáconos: Antonio Renato – Presidente, João Marcio – vice presidenteTiago Castilho – Primeiro Secretário, Sergio Dias – Segundo Secretário, Luiz Henriques – Tesoureiro e Roberto Azeredo – Segundo Tesoureiro (foto abaixo).

Da redação, Diácono Eliezer Gomes

 

 

6 Respostas para “Workshop marca celebrações dos 153 anos da Junta Diaconal da Catedral Presbiteriana do RJ

  1. ANTONIO RENATO CARDOSO DA CUNHA

    Foi uma honra recebê-los em nossa igreja e espero ter auxiliado de alguma forma seu ministério e a Junta Diaconal da sua igreja. Estaremos sempre a disposição.

  2. Ricardo Assunção

    Muito bom esse tipo de trabalho. Muito nos motiva!

  3. José Roberto da Silva

    Quero parabenizar a junta diaconal da catedral presbiteriana do Rio de Janeiro pela passagem dos 153 anos de existência. Muito bom ter realizado esse Workshop, pois, é preciso fortalecer nossas juntas.
    Eu já tive a alegria de participar da palestra ministrada pelo diácono Eliezer Gomes, é um retrato de nossa realidade diaconal. Parabéns a todos, graça e paz!
    Diácono José Roberto

  4. Parabéns pela iniciativa. Pena não ter estado com vocês, pois já estava com compromisso nesta data

  5. Antonio Renato Cardoso da Cunha

    Eliezer, em nome das 72 igrejas Presbiteriananas P
    Presentes, quero deixar meu profundo e sincero agradecimento pela sua ministração. Prática, acolhedora e principalmente inspiradora para os diaco nos. Deus continue abençoando seu Ministério e espero reve-lo em breve.
    Fique em paz.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.