Nota de Falecimento – Ivan Bezerra de Albuquerque

Morreu na tarde de hoje, quinta feira (10/05/2018), na cidade de João Pessoa o senhor Ivan Bezerra de Albuquerque, renomado cronista esportivo do Estado da Paraíba.

Ivan Bezerra era esposo da senhora  Maria Dulce Barbosa de Albuquerque e pai de vários irmãos e irmãs, membros da Igreja Presbiteriana do Brasil, dentre eles/as Diáconos, Missionárias e o Pastor Ivanaldo Albuquerque.

Mesmo sem ser membro efetivo da IPB, Ivan Bezerra era pessoa presente em diversas atividades promovidas pela igreja, sempre acompanhando sua esposa, acima citada, fervorosa militante da Sociedade Auxiliadora Feminina – SAF e o Diácono Ivanildo Bezerra, seu filho, que tinha sempre a preocupação de levá-lo aos eventos promovidos pela União Presbiteriana de Homens – UPH. Sua ultima participação em atividades da Igreja aconteceu no ultimo sábado, dia 5 de maio, no templo da Igreja Presbiteriana de Jaguaribe quando do Encontro de Integração entre Diáconos do Presbitério Sul da Paraíba.

Ivan Bezerra Era um ser humano integro, bem humorado, profissional competente, respeitado e um homem temente a Deus, fato este que nos dá um grande alento, pois, cremos que antes de sua undécima hora, ele teve um encontro com o Deus da graça, pois, era filho da promessa. Essa é a nossa crença!

Nos solidarizamos com os seus familiares, nossos irmãos em Cristo, e com sua legião de amigos, nessa hora de dor, dor da separação e da saudade.

De São Paulo, Diácono Eliezer Gomes

Veja abaixo artigo publicado, hoje, no Portal Correio

Morre em João Pessoa o radialista Ivan Bezerra

Ivan estava internado na Unidade de Tratamento Intensivo, desde segunda-feira, após apresentar insuficiência respiratória

Morreu, aos 85 anos, na tarde desta quinta-feira (10), o radialista Ivan Bezerra de Albuquerque, um dos ícones do radialismo esportivo paraibano. Ivan estava internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), desde segunda-feira (7), após apresentar insuficiência respiratória e problemas nos rins.

Após a internação, o quadro de Ivan era estável, mas inspirava cuidados. Em 2017, Ivan já havia passado 20 dias internado após apresentar os mesmos problemas de respiração.

O velório de Ivan Bezerra começa às 19h na funerária Rosa de Saron, em Jaguaribe, e o sepultamento será no Parque das Acácias, às 16h desta sexta-feira (11), no bairro José Américo, ambos na Capital.

Nota de pesar 

Em nota oficial, o Governo do Estado expressa o profundo pesar pela morte do radialista Ivan Bezerra. “Sua morte, portanto, deixa uma grande lacuna na crônica esportiva paraibana”, expressa o Governo, externando votos de pesar e solidariedade com familiares e amigos enlutados.

A Câmara Municipal de João Pessoa também expressou o pesar diante da morte do radialista. “A Câmara Municipal de João Pessoa lamenta a morte do radialista Ivan Bezerra de Albuquerque, um dos pioneiros do radialismo esportivo do nosso Estado, e se solidariza com os familiares e amigos neste momento de dor”, publicou.

Pioneirismo e história

Considerado uma das lendas do jornalismo esportivo paraibano, Ivan foi editor do caderno de Esportes do Correio da Paraíba e comentarista esportivo da Rádio Tabajara. Na carreira, também colecionou passagens por outros veículos de comunicação como ‘FM O Norte’, ‘Rádio Sanhauá’, além dos jornais ‘A União’ e ‘Tribuna do Povo’.

Nascido em Itabaiana, no Agreste paraibano, o sonho de Ivan Bezerra era ser músico da Orquestra Tabajara. Sempre tinha prazer em relembrar esta época, especialmente porque foi um dos incentivadores para que o ícone Sivuca entrasse no mundo da música.

Quando estava longe dos microfones, a vida sempre foi rodeada pelo esporte. Torcedor do Santos de Tereré-PB e do Flamengo carioca, Ivan ainda foi árbitro de futsal.

Em 1952, iniciou a sua carreira na radiofonia paraibana pela Rádio Arapuan, através de Arnaldo Júnior e Otinaldo Lourenço. Tempos depois passou a integrar os quadros da Rádio Tabajara como comentarista esportivo, onde permaneceu até a sua morte.

Ivan foi sócio-fundador da Associação dos Cronistas Esportivos da Paraíba (ACEP), onde foi diretor em todas as gestões e chegou a ser presidente por dois mandatos.

Carinhosamente chamado de ‘campeão de audiência’, expressão criada pelo jornalista patoense Virgílio Trindade, Ivan Bezerra era um dos profissionais mais respeitados da crônica esportiva paraibana. Sempre com detalhadas análises, os seus comentários no intervalo e ao final das partidas eram esperados pelos torcedores e até mesmo por outros comunicadores.

Segundo ele, um dos momentos marcantes da sua carreira foi em 1990, quando participou ao lado dos radialistas Adamastor Chaves e Paulo Costa, da transmissão do jogo dos 50 anos de Pelé, no estádio Giuseppe Meazza, em Milão, na Itália.

Perguntado sobre quem era Ivan Bezerra, ele era rápido na resposta: “um ser humano como outro qualquer, que procura viver até quando Deus quiser, procurando sempre fazer amigos. Tenho a minha opinião e respeito à de todos”.

Depoimentos

“Perdemos o último campeão de audiência. Acaba de falecer, aos 85 anos, Ivan Bezerra, um exemplo de cronista esportivo. Morreu pobre, mas cercado de amigos. Descanse em paz, campeão”, João Camurça, vice-presidente da Associação dos Cronistas Esportivos da Paraíba (ACEP).

“Foi uma grande surpresa que tivemos nesta quinta-feira, com a morte de Ivan Bezerra, o campeão de audiência. Estamos muitos tristes. Nossas condolências a toda família”, Lima Souto, coordenador de esportes da Rádio Tabajara.

“Trabalhamos juntos na editoria de esportes do Correio da Paraíba por muito tempo. Na Tabajara tive uma passagem rápida com ele no Microfone Aberto e na Rádio Sanhauá fizemos parte da equipe comandada por Geraldo Cavalcanti. Me ensinou muito. Sempre zelou pela qualidade da informação. Continuará na nossa memória como o eterno campeão de audiência”, Pessoa Junior, jornalista do Correio da Paraíba.

“Ivan Bezerra saída da vida para entrar na história do rádio esportivo. Todos nos tivemos Ivan Bezerra com um ídolo. Ele leva a tranqüilidade de ter o dever cumprido”, Elialdo Silva, presidente da Associação Paraibana dos Cronistas Esportivos (APBCE).

“Um grande sujeito. Uma boa alma. Muito triste com essa notícia”, Marcondes Brito, jornalista.

“A Federação Paraibana de Futebol foi surpreendida nesta quinta-feira com o anúncio do falecimento do jornalista e radialista Ivan Bezerra de Albuquerque, uma perda irreparável para a imprensa esportiva da Paraíba”, Federação Paraibana de Futebol (FPF).

“Para mim o maior comentarista esportivo da Paraíba e do Brasil”. Foi diretor do Sindicato dos Jornalistas da Paraíba e, sempre respaldou a luta desenvolvida oela entidade. Trabalhou em quase todos os veículos de comunicação de João Pessoa, tendo como referência a Rádio Tabajara”, Land Seixas, presidente do Sindicato dos Jornalistas da Paraíba.

* Com informações de Raniery Soares, do Jornal Correio da Paraíba

Fonte: portalcorreio.com.br

Uma resposta para “Nota de Falecimento – Ivan Bezerra de Albuquerque

  1. Luiz Nelson Carneiro Alves

    Ivan Bezerra foi um competente cronista esportivo respeitado e admirado pelo público futebolista. Na verdade um craque da comunicação paraibana. A imprensa em especial a Rádio Tabajara perde um dos seus ícones. Aos amados familiares nossos sinceros sentimentos. Deus continue consolando a todos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.