17 de Dezembro, dia do Pastor Presbiteriano

Neste dia 17 de dezembro celebra-se o dia do Pastor Presbiteriano, homem especial, comissionado por Deus, ordenado ao sagrado ministério, que dedica sua vida as ovelhas do Senhor buscando constantemente fidelidade a Palavra de Deus, apascentando, orientando e zelando por elas e pela Igreja do Mestre.

Reproduzimos abaixo, belíssimo texto para lembrar e homenagear todos os pastores de nossa IPB.

DIA DO PASTOR

Você sabia que o dia do Pastor Presbiteriano existe por causa de um padre?

Isso mesmo – um padre que foi ordenado Padre em 1844. O nome dele era Padre José Manoel da Conceição. Sua primeira igreja foi na cidade de Limeira-SP.

Ele era um padre diferenciado: não cobrava pra fazer batizados nem casamentos; pregava a palavra de Deus em  seus sermões, muitos deles considerados heréticos por seus superiores.

Rev. José Manoel da ConceiçãoO Padre Conceição, como era chamado, antes mesmo de ser padre conheceu uma família inglesa que estava morando no Brasil, também no interior de São Paulo. E contam os relatos históricos que ele ficava impressionado “com o modo como aquela família, aos domingos, deixava todos os seus afazeres para dedicar-se ao estudo da Bíblia, orar e cantar juntos”.

Ficou tão impressionado que foi estudar inglês e alemão para conversar melhor com seus amigos estrangeiros.

Em 1863, o missionário americano Blackford fez sua primeira viagem ao interior paulista e visitou aquele padre que aconselhava o povo a ler a Bíblia.

No ano seguinte, Conceição é que vai encontrar Blackford em São Paulo; depois de muitas entrevistas, decide, finalmente, deixar o sacerdócio romano.

Vem com Blackford para o Rio de Janeiro, onde encontra-se com o Rev Ashbel Green Simonton e, no dia 23 de outubro de 1864, o ex-padre Conceição, emocionado, é batizado na Igreja Presbiteriana, diante de algumas dezenas de pessoas e passou a ajudar Simonton na evangelização do Brasil, fazendo questão de retornar a todos as cidades que havia sido padre para pregar, agora, o evangelho genuíno de Cristo.

Em 17 de dezembro de 1865, o agora ex-padre, José Manoel da Conceição, foi ordenado pastor presbiteriano. Aliás, o primeiro pastor presbiteriano brasileiro.

O dia da sua ordenação – 17/12 – foi então escolhido para ser o dia do pastor presbiteriano.

Texto original extraído do blogfilosofiacalvinista

Somos gratos a Deus pela vida dos pastores da Igreja Presbiteriana do Brasil.

Blogdiaconos

2 Respostas para “17 de Dezembro, dia do Pastor Presbiteriano

  1. Luiz Nelson Carneiro Alves

    “Lembrai-vos dos vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para a sua maneira de viver. Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.” Hebreus 13.7 e 17. Oremos pelos pastores espalhados pelo nosso país e também no exterior.

  2. Obrigado caro irmão

    Willians, Suelen, Jônatas e Mariana.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *