Em Congresso Presbiterial a Federação de Homens do PSPB elegeu Sua Nova Diretoria

1-IMG_20151127_111713196Reunidas nos dias 27 e 28 de novembro de 2015, nas dependências da Igreja Presbiteriana Filadélfia, no bairro do Valentina, cidade de João Pessoa, Estado da Paraíba, as UPH do PSPB ­ Presbitério Sul da Paraíba, realizaram seu XIX Congresso Presbiterial do Trabalho Masculino.

Os trabalhos tiveram início com o culto de abertura na noite da sexta­ feira, dia 27 de novembro, sendo os mesmos conduzidos pelo Presbítero Sandro Dutra, da IPFiladelfia.

A Palavra do Senhor foi trazida aos irmãos presentes pelo Reverendo Eudes Alves da IP de Mangabeira, onde o texto do Evangelho de João, capítulo 21, versículos de 15 a 17, com ênfase no tema do amor que é nossa característica maior como Cristãos.

Em suas palavras, o Reverendo Eudes fez menção ao tema do XIX Congresso “Homem Presbiteriano: Semeando o amor”, contextualizando­-o com o momento atual em que passamos em nível global. Lembrou de tanta violência que se espalha pelo globo, a corrupção que se espraia em nosso país e toda a situação de desgoverno em que nos encontramos, colocando de forma clara que a solução para todos estes problemas reside no amor de Cristo e como temos que ser propagadores deste amor para que o mundo possa ver a solução apontada nos Evangelhos que é Cristo. Destacou que, por outro lado, isto é motivo de grande alegria, pois também estes fatos apontam para a Segunda Vinda de Cristo, as profecias apontam para a falta de amor no mundo e também para o esfriamento da fé em Jesus.

Por outro lado, também destacou o Reverendo Eudes que temos que nos alegrar ao fazermos uma análise temporal do desenvolvimento do trabalho masculino e de nossos presbitérios como um todo, pois, em anos passados tínhamos apenas o Concílio do Presbitério Paraíba, Rio Grande do Norte e já hoje temos a existência de mais de um presbitério apenas no Estado da Paraíba, aumentando nossa estrutura organizacional sim, mas estreitando os laços de nossa união e de nossos trabalhos, tornando­-os mais regionalizados, no que se pode dar uma atenção local maior as nossas igrejas e sociedades internas, sem perder os vínculos com nossos estados vizinhos, Pernambuco e Rio Grande do Norte.

No dia 28, com uma devocional que foi conduzida, dirigida e tendo a Palavra do Senhor trazida aos irmãos pelo Presbítero Sandro Dutra, com base no texto de Esdras 10, do verso 1 ao 5 e Neemias 13, dos versos 23 ao 30. O Presbítero Sandro lembrou aos irmãos que ao contaminar-se com práticas que desagradam a Deus tem que ser objeto de nossa tristeza, que temos que nos afastar e de fato, aniquilar do nosso meio, todas as coisas que desagradam a Deus. Isso foi percebido por Esdras e por Neemias quando perceberam que os judeus haviam se contaminado casando-­se com mulheres estrangeiras, que seus filhos não sabiam mais falar a sua língua original, o judaico. Como poderiam ler a Lei de Deus para seus filhos, como seus filhos poderiam ler a própria Lei de Deus e tê-­la sempre presente em suas vidas. As consequências de nossa contaminação com o que desagrada a Deus são inúmeras e por vezes não podemos mensurá­-las, contudo, é necessário extirpá-­las do nosso meio, mesmo que, no caso do povo judeu da época, isso significasse a destituição de famílias, que estivesse em jogo o apreço do coração. O Reino de Deus tem que ser levado a sério!

Após a devocional, por liberalidade do presidente da Federação, presbítero Josafá Albino, fizeram uma breve saudação aos participantes, o presbítero Marinésio Pequeno, presidente da Federação de homens da Paraíba e o diácono Eliezer Gomes presidente da CSHP, e logo em seguida as Comissões foram estabelecidas e se reuniram individualmente para analisar os documentos apresentados.

Registre-se ainda as presenças dos Reverendos Aldenisio Avelino e Pedro de Mira presidente do Presbitério Sul da Paraíba e pastor efetivo da IPFiladélfia, respectivamente.

Com um intervalo para o almoço os presentes encerraram os trabalhos no período da tarde com a apresentação dos relatórios das Comissões.

Um ponto negativo, infelizmente, foi a ausência de muitos relatórios de algumas UPH, contudo, mesmo ausentes os documentos, os relatos dos presentes apontaram para um crescimento substancial das UPH em cada igreja, o que aponta para um caminho certo sendo trilhado durante o ano de 2015 e que, nas palavras do Presbítero Marinésio Pequeno da Silva, Presidente da Federação de Homens do Presbitério da Paraíba, o caminho que temos a nossa frente é um de melhoria.

Esteve presente também durante os trabalhos da tarde o Reverendo Aguinaldo Melo do Nascimento, Pastor efetivo da Igreja Presbiteriana Memorial e Presidente do Conselho Deliberativo da Fapai ­ Fundação de Assistência e Proteção a Adolescência e a Infância, datado de 23 de novembro de 2015, que trouxe aos presentes o trabalho da Fapai, com vistas a firmar parceria junto à Federação de UPH do PSPB ­ Presbitério Sul da Paraíba, de manutenção financeira ao longo do ano de 2016. A Fapai atende a cerca de 45 crianças que permanecem por 3 anos sendo acompanhadas pelo projeto, vindas de comunidades carentes são agraciadas com uma oportunidade de apoio educacional e também de evangelização ao longo desse período. Um vídeo foi mostrado aos presentes com enfoques de trabalho aos presentes.

O Reverendo Aguinaldo trouxe também aos delegados presentes a ideia de cooperarem com o Natal das crianças atendidas por meio da adoção de caixas padronizadas de presentes (Caixas do Samaritano) que serão entregues no dia 13 de dezembro de 2015. São 45 caixas a serem entregues no dia de encerramento dos trabalhos. Este trabalho já foi motivo de publicação em nosso blog. Maiores informações sobre este trabalho podem ser obtidas em nossa publicação de 14 de junho de 2014 – http://blogdiaconos.com/?p=14401

Os trabalhos foram concluídos com a eleição da diretoria para o exercício de 2016, ficando composta a Executiva da Federação de UPH do PSPB a seguinte composição:

Presidente: Presbítero Josafá Albino da Silva (reeleito) – vice-presidente: Maxsuel Lima – Secretário Executivo: Ivanildo Albuquerque – 1º Secretário, Marcos Félix – 2º Secretário, José Ronaldo – Tesoureiro, Assis Sobreira.

Sendo franqueada a palavra para a nova Executiva eleita, com palavras de agradecimento do Presidente Presbítero Josafá ao Secretário Presbiterial, ao Conselho da igreja local, aos presentes, a zeladora da igreja local com um incentivo ao crescimento dos trabalhos da UPH em 2016 tanto em qualidade, quanto em quantidade, pois não há desvinculação desses dois itens. Palavras de agradecimento foram trazidas pelo Vice-­Presidente da UPH da IP Filadélfia, Diácono José Flávio Cunha de Oliveira em nome da igreja local.

Cumprindo os atos do XIX Congresso, foi empossada a nova Executiva eleita, bem como feita uma oração final pelo Secretário Presbiterial do Trabalho Masculino Diácono Ronaldo dá­-se fim aos trabalhos do XIX Congresso.

CONTAGEM DOS DELEGADOS: Mangabeira: 4 delegados; Bayeux: 3 delegados; IPCA: 4 delegados; Congregação de Sapé: 3 delegados; Jaguaribe: 4 delegados; Filadélfia: 4 delegados; Federação: 3 delegados – 25 presentes no total

Diácono Ivanildo Albuquerque – Secretário Executivo da Federação de Homens Presbiterianos do Presbitério Sul da Paraíba – PSPB.

Reverendo Eudes Alves, pregador do culto de abertura

Reverendo Eudes Alves, pregador do culto de abertura

Nova diretoria

Nova diretoria da Federação de Homens Presbiterianos do PSPB – da direita para a esquerda: Presbíteros Josafá, Marcos e Maxsuel; diáconos Ronaldo, Ivanildo e SobreiraPresbítero Sandro Dutra, proclamando a Palavra de Deus

Presbítero Sandro Dutra, proclamando a Palavra de Deus

Saudação do diácono Eliezer Gomes. Deus é Soberano

Saudação do diácono Eliezer Gomes. Deus é Soberano

Presidente Josafá, atento a tudo

Presidente Josafá, atento a tudo

Pequena galeria com fotos registradas durante o congresso.

3 Respostas para “Em Congresso Presbiterial a Federação de Homens do PSPB elegeu Sua Nova Diretoria

  1. Estimado irmão Eliezer,

    Sempre sou grato ao Senhor pelo seu trabalho de informação e promoção das atividades dos nossos presbitérios.

    Your pilgrim friend in diaspora,

    Elias Medeiros
    Harriet Barbour Professor of Missions
    Reformed Theological Seminary – Celebrating 50 Years
    RTS Campus
    Phone: 601.923.1688
    Fax: 601.923.1654
    Email: emedeiros@rts.edu
    Web: rts.edu/campus

    “Blessed is the man whose strength is in You, whose heart is set on pilgrimage” (Psalm 84:5).

  2. JOSAFA ALBINO DA SILVA

    Amado Presidente da CSHP/PB, Diac. Eliezer Gomes.

    Mais uma vez agradecemos a Deus pela sua vida e pela maravilhosa cobertura de nosso XIX Congresso Presbiterial de UPH’s do PSPB, agradecemos aos amados visitantes e aos Pastores que passaram por lá: Rev. Eudes Alves (Vice-presidente do PSPB); Rev. Aldenisio Avelino (Presidente do PSPB); Rev. Kleber (IP Jaguaribe/Cristo Redentor) e ao Rev. Pedro de Mira (Pastor Efetivo da IP FIladélfia), a amada irmã Cleocir (Zeladora da IP Filadélfia) que tão amavelmente prestou seus serviços.

  3. Presbítero Joel Gil

    Parabéns pelo Congresso, e especialmente, pela Diretoria eleita. Deus os abençoe. Um abraço. Joel Gil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.