Entrevista de Final de Ano Com o Reverendo Roberto Brasileiro, Presidente do SC/IPB

1-Roberto BrasileiroChegando ao final de mais um ano, com muito o que agradecer ao nosso Deus, o blogdiaconos.com tem a honra de concluir o seu ciclo de entrevistas com personalidades da Igreja Presbiteriana do Brasil,  em 2014, entrevistando o Reverendo Roberto Brasileiro Silva, presidente do Supremo Concílio de nossa IPB.

  • Quem é o Reverendo Roberto Brasileiro?

Roberto Brasileiro Silva, é Mineiro da cidade de Guimarânia,  onde nasceu no dia 02 de junho de 1951, filho de Alberto Silva (com quem aprendeu a profissão de ferreiro) e Maria Joana. Casado com a irmã Solange Tambelini Brasileiro; pai de três filhos: Priscila, Eduardo e Gustavo Tambelini Brasileiro; e avô dos netos: Valentine, Eduardo, Melissa e Roberto. Por 32 anos consecutivos exerce o Ministério Pastoral junto à Igreja Presbiteriana do bairro Constantino, na cidade de Patrocínio – MG.

  • A entrevista

Muito bem assessorado pelo Reverendo Jairo Costa, seu competente e atencioso chefe de gabinete, nosso entrevistado, muito gentil, aceitou responder nossas indagações e o fez de forma direta, sincera e muito clara, não deixando escapar nenhuma das questões abordadas, e ainda em tempo recorde, já que nossa intenção era a de publicar ainda dentro do mês de dezembro de 2014, o que ora acontece.

******************

Respondendo sobre as 10 perguntas formuladas por nossa produção, o reverendo Roberto Brasileiro expôs de maneira franca e segura, aspectos importantes, tanto os concernentes ao âmbito da IPB, quanto aos mais polêmicos temas nacionais. É para nós, uma rica oportunidade extrair do reverendo Roberto Brasileiro declarações, comentários e opiniões tão relevantes e inéditas. Boa leitura!

blogdiaconos – O senhor é reconhecido em todos os setores da IPB, como um homem de bom senso e muito transparente, princípios importantes no caráter de um líder; seriam esses, além da providência Divina, os motivos pelos quais seu nome tem sido confirmado, já há quatro eleições consecutivas como presidente do SC/IPB?

Reverendo Roberto – Tenho convicção de que a graça de Deus é que proporcionou-nos o privilégio de caminhar ao lado daqueles que estão à frente do SC/IPB desde 1995 – 2002 como vice – presidente e 2002 – 2014, como presidente e “se Deus quiser” até 2018 cumprindo o quarto mandato pela bênção do Senhor.

blogdiaconos – Esse ano a IPB realizou, na cidade de Natal-RN, sua XXXVIII reunião do Supremo Concílio; nós estivemos por lá e pudemos comprovar a grandiosidade da IPB, principalmente em sua organização. Depois do Concílio de Natal, que teve continuidade na cidade de Aracruz-ES, quais mudanças e/ou avanços significativos foram abstraídos?

Reverendo Roberto – A Igreja Presbiteriana do Brasil demonstrou maturidade e com sensatez percebe os rumos da história. As decisões foram publicadas e mostram a objetividade e a fidelidade da Igreja Presbiteriana do Brasil aos documentos constitucionais bem como aos símbolos de fé e sobretudo às Escrituras Sagradas.

…A Igreja Presbiteriana do Brasil demonstrou maturidade e com sensatez percebe os rumos da história.  

blogdiaconos – Estamos verificando hoje, no Brasil, um crescimento muito intenso das chamadas Teologias da prosperidade e do sensacionalismo da “cura,” com verdadeiros ataques midiáticos, que vão diretos à mente das pessoas, 24 horas por dia, dentro de suas próprias residências. Qual a sua opinião sobre essa realidade?

Reverendo Roberto: O que vemos “hoje” é o mesmo que vimos ontem. O mundo sempre seguirá pelo caminho do sensacional, pois crê que essa é a estratégia para convencer multidões. É lamentável que muitos seguimentos religiosas de natureza cristã, seguindo uma filosofia pragmática acabaram seguindo por esse rumo.

…O mundo sempre seguirá pelo caminho do sensacional, pois crê que essa é a estratégia para convencer multidões.

blogdiaconos – Vivenciamos atualmente uma grande crise ética, moral e política no Brasil cujos atores e protagonistas estão em todos os setores da sociedade. Acabamos de sair de um processo eleitoral onde pouca coisa mudou no congresso nacional, no executivo dos Estados e no plano Federal houve um acirramento muito forte e uma campanha muito pesada com desdobramentos pós-eleitoral. Qual a visão e a posição da IPB sobre essas questões?

Reverendo Roberto: A IPB crê no governo providencial de Deus sobre a Pátria. O texto de Romanos 13. 1 e 1 Pedro 2.13 ensina-nos que as autoridades foram constituídas por Deus. Temos a obrigação de orar, interceder pelas autoridades e sermos cidadãos responsáveis.

…A IPB crê no governo providencial de Deus sobre a Pátria.

blogdiaconos – Voltando às questões internas da IPB, é fato que existe hoje certa morosidade em nossas igrejas; é normal vermos o esvaziamento nos cultos de doutrina e de oração, e a participação nas EBD’s ainda deixam muito a desejar. Em sua opinião, o que está acontecendo? Como reverter essa situação?

Reverendo Roberto – Não é correto dizer: “em nossas igrejas”, mas, sim, em alguns lugares há casos de morosidade espiritual o que certamente gera o esvaziamento do templo. Isso acontece pela ausência de leitura da Bíblia e o exercício da oração o que determina nossa vida de consagração a Deus. A reversão do quadro de uma igreja que caiu em morosidade se dá pelo despertamento da liderança e comprometimento do povo de Deus.

… A reversão do quadro de uma igreja que caiu em morosidade se dá pelo despertamento da liderança e comprometimento do povo de Deus.

blogdiaconos  – O senhor é um entusiasta das sociedades internas da IPB, tais como UPH, SAF, UMP e outras; tem uma declaração sua na cartilha da UPH, que diz o seguinte: “… por isso, recomendo que em cada igreja presbiteriana haja uma UPH vibrante.” A CNHP tem feito um trabalho gigantesco com os homens em nossa nação, mas, ainda sentimos algumas dificuldades e a falta de apoio para esse trabalho em algumas regiões. O SC/IPB emitiu alguma orientação a respeito de um maior apoio a essas forças de integração?

Reverendo Roberto Meu grande desejo é ver a IPB com todas as sociedades internas revitalizadas. Por isso somos defensores do Documento 037 – Relatório apresentado na RE/SC/IPB 2014. Ementa: Relatório Quadrienal da Comissão de Revitalização das Sociedades Internas – Considerando: 1) Que as sociedades internas na IPB constituem meio pelo qual a IPB realiza seus esforços visando efetivação dos objetivos de servir a Deus e ao próximo em todas as suas atividades; 2) Que as sociedades internas na IPB são instrumento vital para procedimento em favor do cultivo sadio de atividades espirituais, evangelísticas, missionárias, culturais, artísticas, sociais e desportivas; 3) Os recentes investimentos da IPB em favor da exata compreensão da situação estrutural das sociedades internas, destacadamente o apoio concedido à Comissão de Revitalização das Sociedades Internas; 4) Que os trabalhos da Comissão foram reveladores quanto a variados aspectos, entretanto, é necessário que se promovam ainda alguns ajustes para que assim se aprove uma normatização final quanto ao tema; O SC-E/IPB 2014 RESOLVE: 1. Tomar conhecimento; 2. Agradecer aos zelosos integrantes da Comissão de Revitalização das Sociedades Internas o trabalho até aqui realizado em favor da melhoria da estrutura departamental mantida na IPB; 3. Alterar o artigo 145 do MUSI que passa a ter a seguinte redação: Este manual só poderá ser modificado no todo ou em parte pelo Supremo Concílio ou pela sua Comissão Executiva por delegação do SC/IPB. 4. Nomear Comissão Especial para concluir os trabalhos de elaboração da versão final do manual, composta pelos seguintes nomes: Reverendo Saulo Carvalho (Relator); Reverendo Eudes Oaks, Reverendo Eramo José Babboni Silvério, Presbítero. José Luis Araújo (sub-relator) e Presbítero Mário Roberto Nascimento, todos os secretários gerais das sociedades internas da IPB e os presidentes das confederações nacionais, prestando relatório até a CE-SC/2016 para sua aprovação; 5. Nomear Comissão Permanente de Revitalização das Sociedades Internas; 6. Baixar as propostas elencadas no relatório da comissão à CE-SC/IPB 2015 para analise tendo em vista implicarem, inclusive, em despesas; 7. Dar poderes a Comissão Executiva do Supremo Concílio para receber o relatório e aprová-lo.

…Meu grande desejo é ver a IPB com todas as sociedades internas revitalizadas

blogdiaconos – Reverendo, quais são as perspectivas para nossa denominação em seu novo quadriênio?

Reverendo Roberto – Fortalecimento de lideranças em todos os setores, especialmente a área pastoral; fazer investimento em novos campos onde não há igrejas preparando evangelistas, pastores e missionários para alcança-los e atendê-los; investir na revitalização de igrejas que por algum motivo esteja em crise.

blogdiaconos – O senhor é um homem, com certeza, muito envolvido com as atribuições inerentes ao seu cargo na IPB, e de certo, muito atarefado. Como consegue conciliar Igreja, família e vida pessoal? O que gosta de fazer quando surge algum momento livre? Quais diversões lhe atrai?

Reverendo  Roberto – Considero minha vida e minha obra um milagre. Deus na sua generosidade me capacita ao enfrentamento das dificuldades e mesmo com algumas deficiências Ele faz a obra. Minha mulher é “auxiliadora idônea” e tem compreendido a grandeza da obra de Deus sua excelência e o que a IPB tem exigido de nós. Sinceramente digo que não tenho “momento livre”, tenho lutado com minha agenda para produzir esses momentos e usufruo dos mesmos com meus queridos: esposa, filhos, noras, genro e preciosos netos.

…Minha mulher é “auxiliadora idônea” e tem compreendido a grandeza da obra de Deus sua excelência e o que a IPB tem exigido de nós.

blogdiaconos – Como um autentico servo, o senhor deve ter muitas experiências com Deus. Poderia falar um pouco para os nossos leitores sobre algo, tipo um milagre, que marcou sua caminhada na obra do SENHOR?

Reverendo Roberto – Minha vida devocional. Esse é o milagre que gosto de contar; o crente não tem desculpas, pois mesmo sem tempo, há tempo para ler a Bíblia e orar ao Senhor. Os milagres de Deus se multiplicam na vida das igrejas em nosso país e nos campos da APMT.

…o crente não tem desculpas, pois mesmo sem tempo, há tempo para ler a Bíblia e orar ao Senhor

blogdiaconos – Já agradecendo pela sua gentileza de nos atender nessa entrevista de final de ano, pedimos que o senhor emita uma mensagem especial aos nossos leitores e irmãos espalhados por esse imenso país.

Reverendo Roberto – Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; (Isaías 9.6) Natal é tempo de saber que Deus cumpre sua promessa; O “menino” Jesus nasceu em Belém, fato histórico e geográfico da gloriosa mensagem profética. Natal é tempo de aprendizado; saber que Deus está no governo; No momento da crise, recessão e “falência múltipla” o crente “olha pra cima” à luz da Bíblia há governo nos “seus ombros”. Natal é tempo de dádiva; Quando “levar vantagem em tudo” é a máxima preferida pelo mundo, à luz da Bíblia “um filho se nos deu”; os magos entenderam e deram o máximo: ouro, incenso e mirra; o sustento da família pobre vinda de Nazaré. O Apóstolo Paulo pregou: “Jesus Cristo, sendo rico se fez pobre por amor de vós” (2Co 8.9). Tudo é simples porque “um menino nos nasceu. É Natal!

O reverendo Roberto Brasileiro dirigindo a reunião do Supremo Concílio da IPB na cidade de Natal - RN O reverendo Roberto Brasileiro dirigindo a reunião do Supremo Concílio da IPB na cidade de Natal – RNProstrado diante do SENHOR, em oração pela Igreja Prostrado diante do SENHOR, em oração pela Igreja No Congresso da CNHP, apoio ao projeto UPH na CopaNo Congresso da CNHP, apoio ao projeto UPH na CopaDurante aniversário da IPB na cidade de Pombal - PB, saudando a prefeita da cidade, senhora Polyana FeitosaDurante aniversário da IPB na cidade de Pombal – PB, saudando a prefeita da cidade, senhora Polyana FeitosaCelebrando Culto em Patrocínio pelo início dos trabalhos  no poder legislativo da cidade.Celebrando Culto em Patrocínio pelo início dos trabalhos no poder legislativo da cidade.Após o culto o registro de uma foto histórica com os vereadores de PatrocinioApós o culto o registro de uma foto histórica com os vereadores de PatrocinioSendo filmado e entrevistado pela TV Diáconos, em João Pessoa.Sendo filmado e entrevistado pela TV Diáconos, em João Pessoa.Com dirigentes da SAFCom dirigentes da SAFCom pastores e lideranças da UPH no sertão paraibanoCom pastores e lideranças da UPH no sertão paraibanoCom a UMP de JagaribeCom a UMP de Jagaribe

9 Respostas para “Entrevista de Final de Ano Com o Reverendo Roberto Brasileiro, Presidente do SC/IPB

  1. Parabéns meu nobre diácono Eliezer Gomes. Você fechou com “chave de ouro” o ano de 2014.
    Excelente entrevista com o pastor Roberto Brasileiro, verdadeiramente um homem santo.

    Feliz ano novo e fiquem na paz

    Pedro Ribeiro Santos

  2. Parabens Eliezer, rou reproduzir para toda minha CSHP do Sindo Norte Paulistano/SPO

  3. Parabéns Eliezer, vou reproduzir para toda minha CSHP do Sinodo Norte Paulistano/SP

  4. Reginaldo Tavares Neiva

    O blog dos diáconos sempre trazendo noticiais de nossa igreja e agora nos premia com essa entrevista com o Reverendo Roberto Brasileiro bastante interessante. Gostei muito da posição do Reverendo sobre a revitalização das sociedades internas. Em minha região temos muita dificuldade para organizá-las…falta apoio e nós sabemos que se as sociedades funcionarem bem e com apoio a igreja só tem a ganhar. Que ótimo saber que o presidente pensa assim. Muito boa essa iniciativa de entrevistá-lo.

    Bom dia irmão e fique na paz, Reginaldo Neiva

  5. Desejo a todos os irmãos presbiterianos um 2015 repleto de alegria e paz na presença do Senhor, Parabéns pela entrevista.

  6. JOSAFA ALBINO DA SILVA

    Excelente trabalho, amado Diác. Eliezer Gomes

  7. Diácono Wellington Dias

    Olá meu caro irmão Diácono Eliezer lhe desejo um Feliz Ano novo em paz e firme no Senhor. Lhe parabenizo pela entrevista ao nosso presidente e pelas sábias respostas dele. Obrigado por esse nosso ótimo blog. E falo nosso, pois, já me acostumei a acessá-lo e ele tem trazido informações preciosas para nós.

    Um grande abraço,

    Diácono Wellington S. Dias
    Macaé

  8. Amado irmão Diac. Eliezer boa Noite!!!

    Quero cumprimentar o irmão pela inciativa de entrevistar o Rev. Roberto Brasileiro. Li a entrevista e achei muito interessante tanto as perguntas como as respostas do entrevistado. Desejo ao irmão e a sua família, além da equipe do blog um Feliz Ano Novo repleto de realizações. Que nosso Deus esteja guardando, protegendo e abençoando a todos no decorrer de 2015.
    Um forte abraço.

  9. Paulo Roberto R. de Oliveira

    A CSNB tem a certeza de que Deus continuará abençoando o Rev. Roberto Brasileiro em mais um quadriênio presidindo a Igreja Presbiteriana do Brasil… Quanto ao blogdiaconos só desejo que o bondoso Deus esteja sempre presente em suas vidas e de todos os seus familiares, feliz 2015…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.