Chegando ao final de mais um ano, com muito o que agradecer ao nosso Deus, o blogdiaconos.com tem a honra de concluir o seu ciclo de entrevistas com personalidades da Igreja Presbiteriana do Brasil, em 2014, entrevistando o Reverendo Roberto Brasileiro Silva, presidente do Supremo Concílio de nossa IPB.
- Quem é o Reverendo Roberto Brasileiro?
Roberto Brasileiro Silva, é Mineiro da cidade de Guimarânia, onde nasceu no dia 02 de junho de 1951, filho de Alberto Silva (com quem aprendeu a profissão de ferreiro) e Maria Joana. Casado com a irmã Solange Tambelini Brasileiro; pai de três filhos: Priscila, Eduardo e Gustavo Tambelini Brasileiro; e avô dos netos: Valentine, Eduardo, Melissa e Roberto. Por 32 anos consecutivos exerce o Ministério Pastoral junto à Igreja Presbiteriana do bairro Constantino, na cidade de Patrocínio – MG.
- A entrevista
Muito bem assessorado pelo Reverendo Jairo Costa, seu competente e atencioso chefe de gabinete, nosso entrevistado, muito gentil, aceitou responder nossas indagações e o fez de forma direta, sincera e muito clara, não deixando escapar nenhuma das questões abordadas, e ainda em tempo recorde, já que nossa intenção era a de publicar ainda dentro do mês de dezembro de 2014, o que ora acontece.
******************
Respondendo sobre as 10 perguntas formuladas por nossa produção, o reverendo Roberto Brasileiro expôs de maneira franca e segura, aspectos importantes, tanto os concernentes ao âmbito da IPB, quanto aos mais polêmicos temas nacionais. É para nós, uma rica oportunidade extrair do reverendo Roberto Brasileiro declarações, comentários e opiniões tão relevantes e inéditas. Boa leitura!
blogdiaconos – O senhor é reconhecido em todos os setores da IPB, como um homem de bom senso e muito transparente, princípios importantes no caráter de um líder; seriam esses, além da providência Divina, os motivos pelos quais seu nome tem sido confirmado, já há quatro eleições consecutivas como presidente do SC/IPB?
Reverendo Roberto – Tenho convicção de que a graça de Deus é que proporcionou-nos o privilégio de caminhar ao lado daqueles que estão à frente do SC/IPB desde 1995 – 2002 como vice – presidente e 2002 – 2014, como presidente e “se Deus quiser” até 2018 cumprindo o quarto mandato pela bênção do Senhor.
blogdiaconos – Esse ano a IPB realizou, na cidade de Natal-RN, sua XXXVIII reunião do Supremo Concílio; nós estivemos por lá e pudemos comprovar a grandiosidade da IPB, principalmente em sua organização. Depois do Concílio de Natal, que teve continuidade na cidade de Aracruz-ES, quais mudanças e/ou avanços significativos foram abstraídos?
Reverendo Roberto – A Igreja Presbiteriana do Brasil demonstrou maturidade e com sensatez percebe os rumos da história. As decisões foram publicadas e mostram a objetividade e a fidelidade da Igreja Presbiteriana do Brasil aos documentos constitucionais bem como aos símbolos de fé e sobretudo às Escrituras Sagradas.
…A Igreja Presbiteriana do Brasil demonstrou maturidade e com sensatez percebe os rumos da história.
blogdiaconos – Estamos verificando hoje, no Brasil, um crescimento muito intenso das chamadas Teologias da prosperidade e do sensacionalismo da “cura,” com verdadeiros ataques midiáticos, que vão diretos à mente das pessoas, 24 horas por dia, dentro de suas próprias residências. Qual a sua opinião sobre essa realidade?
Reverendo Roberto: O que vemos “hoje” é o mesmo que vimos ontem. O mundo sempre seguirá pelo caminho do sensacional, pois crê que essa é a estratégia para convencer multidões. É lamentável que muitos seguimentos religiosas de natureza cristã, seguindo uma filosofia pragmática acabaram seguindo por esse rumo.
…O mundo sempre seguirá pelo caminho do sensacional, pois crê que essa é a estratégia para convencer multidões.
blogdiaconos – Vivenciamos atualmente uma grande crise ética, moral e política no Brasil cujos atores e protagonistas estão em todos os setores da sociedade. Acabamos de sair de um processo eleitoral onde pouca coisa mudou no congresso nacional, no executivo dos Estados e no plano Federal houve um acirramento muito forte e uma campanha muito pesada com desdobramentos pós-eleitoral. Qual a visão e a posição da IPB sobre essas questões?
Reverendo Roberto: A IPB crê no governo providencial de Deus sobre a Pátria. O texto de Romanos 13. 1 e 1 Pedro 2.13 ensina-nos que as autoridades foram constituídas por Deus. Temos a obrigação de orar, interceder pelas autoridades e sermos cidadãos responsáveis.
…A IPB crê no governo providencial de Deus sobre a Pátria.
blogdiaconos – Voltando às questões internas da IPB, é fato que existe hoje certa morosidade em nossas igrejas; é normal vermos o esvaziamento nos cultos de doutrina e de oração, e a participação nas EBD’s ainda deixam muito a desejar. Em sua opinião, o que está acontecendo? Como reverter essa situação?
Reverendo Roberto – Não é correto dizer: “em nossas igrejas”, mas, sim, em alguns lugares há casos de morosidade espiritual o que certamente gera o esvaziamento do templo. Isso acontece pela ausência de leitura da Bíblia e o exercício da oração o que determina nossa vida de consagração a Deus. A reversão do quadro de uma igreja que caiu em morosidade se dá pelo despertamento da liderança e comprometimento do povo de Deus.
… A reversão do quadro de uma igreja que caiu em morosidade se dá pelo despertamento da liderança e comprometimento do povo de Deus.
blogdiaconos – O senhor é um entusiasta das sociedades internas da IPB, tais como UPH, SAF, UMP e outras; tem uma declaração sua na cartilha da UPH, que diz o seguinte: “… por isso, recomendo que em cada igreja presbiteriana haja uma UPH vibrante.” A CNHP tem feito um trabalho gigantesco com os homens em nossa nação, mas, ainda sentimos algumas dificuldades e a falta de apoio para esse trabalho em algumas regiões. O SC/IPB emitiu alguma orientação a respeito de um maior apoio a essas forças de integração?
Reverendo Roberto – Meu grande desejo é ver a IPB com todas as sociedades internas revitalizadas. Por isso somos defensores do Documento 037 – Relatório apresentado na RE/SC/IPB 2014. Ementa: Relatório Quadrienal da Comissão de Revitalização das Sociedades Internas – Considerando: 1) Que as sociedades internas na IPB constituem meio pelo qual a IPB realiza seus esforços visando efetivação dos objetivos de servir a Deus e ao próximo em todas as suas atividades; 2) Que as sociedades internas na IPB são instrumento vital para procedimento em favor do cultivo sadio de atividades espirituais, evangelísticas, missionárias, culturais, artísticas, sociais e desportivas; 3) Os recentes investimentos da IPB em favor da exata compreensão da situação estrutural das sociedades internas, destacadamente o apoio concedido à Comissão de Revitalização das Sociedades Internas; 4) Que os trabalhos da Comissão foram reveladores quanto a variados aspectos, entretanto, é necessário que se promovam ainda alguns ajustes para que assim se aprove uma normatização final quanto ao tema; O SC-E/IPB 2014 RESOLVE: 1. Tomar conhecimento; 2. Agradecer aos zelosos integrantes da Comissão de Revitalização das Sociedades Internas o trabalho até aqui realizado em favor da melhoria da estrutura departamental mantida na IPB; 3. Alterar o artigo 145 do MUSI que passa a ter a seguinte redação: Este manual só poderá ser modificado no todo ou em parte pelo Supremo Concílio ou pela sua Comissão Executiva por delegação do SC/IPB. 4. Nomear Comissão Especial para concluir os trabalhos de elaboração da versão final do manual, composta pelos seguintes nomes: Reverendo Saulo Carvalho (Relator); Reverendo Eudes Oaks, Reverendo Eramo José Babboni Silvério, Presbítero. José Luis Araújo (sub-relator) e Presbítero Mário Roberto Nascimento, todos os secretários gerais das sociedades internas da IPB e os presidentes das confederações nacionais, prestando relatório até a CE-SC/2016 para sua aprovação; 5. Nomear Comissão Permanente de Revitalização das Sociedades Internas; 6. Baixar as propostas elencadas no relatório da comissão à CE-SC/IPB 2015 para analise tendo em vista implicarem, inclusive, em despesas; 7. Dar poderes a Comissão Executiva do Supremo Concílio para receber o relatório e aprová-lo.
…Meu grande desejo é ver a IPB com todas as sociedades internas revitalizadas
blogdiaconos – Reverendo, quais são as perspectivas para nossa denominação em seu novo quadriênio?
Reverendo Roberto – Fortalecimento de lideranças em todos os setores, especialmente a área pastoral; fazer investimento em novos campos onde não há igrejas preparando evangelistas, pastores e missionários para alcança-los e atendê-los; investir na revitalização de igrejas que por algum motivo esteja em crise.
blogdiaconos – O senhor é um homem, com certeza, muito envolvido com as atribuições inerentes ao seu cargo na IPB, e de certo, muito atarefado. Como consegue conciliar Igreja, família e vida pessoal? O que gosta de fazer quando surge algum momento livre? Quais diversões lhe atrai?
Reverendo Roberto – Considero minha vida e minha obra um milagre. Deus na sua generosidade me capacita ao enfrentamento das dificuldades e mesmo com algumas deficiências Ele faz a obra. Minha mulher é “auxiliadora idônea” e tem compreendido a grandeza da obra de Deus sua excelência e o que a IPB tem exigido de nós. Sinceramente digo que não tenho “momento livre”, tenho lutado com minha agenda para produzir esses momentos e usufruo dos mesmos com meus queridos: esposa, filhos, noras, genro e preciosos netos.
…Minha mulher é “auxiliadora idônea” e tem compreendido a grandeza da obra de Deus sua excelência e o que a IPB tem exigido de nós.
blogdiaconos – Como um autentico servo, o senhor deve ter muitas experiências com Deus. Poderia falar um pouco para os nossos leitores sobre algo, tipo um milagre, que marcou sua caminhada na obra do SENHOR?
Reverendo Roberto – Minha vida devocional. Esse é o milagre que gosto de contar; o crente não tem desculpas, pois mesmo sem tempo, há tempo para ler a Bíblia e orar ao Senhor. Os milagres de Deus se multiplicam na vida das igrejas em nosso país e nos campos da APMT.
…o crente não tem desculpas, pois mesmo sem tempo, há tempo para ler a Bíblia e orar ao Senhor
blogdiaconos – Já agradecendo pela sua gentileza de nos atender nessa entrevista de final de ano, pedimos que o senhor emita uma mensagem especial aos nossos leitores e irmãos espalhados por esse imenso país.
Reverendo Roberto – Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; (Isaías 9.6) Natal é tempo de saber que Deus cumpre sua promessa; O “menino” Jesus nasceu em Belém, fato histórico e geográfico da gloriosa mensagem profética. Natal é tempo de aprendizado; saber que Deus está no governo; No momento da crise, recessão e “falência múltipla” o crente “olha pra cima” à luz da Bíblia há governo nos “seus ombros”. Natal é tempo de dádiva; Quando “levar vantagem em tudo” é a máxima preferida pelo mundo, à luz da Bíblia “um filho se nos deu”; os magos entenderam e deram o máximo: ouro, incenso e mirra; o sustento da família pobre vinda de Nazaré. O Apóstolo Paulo pregou: “Jesus Cristo, sendo rico se fez pobre por amor de vós” (2Co 8.9). Tudo é simples porque “um menino nos nasceu. É Natal!
O reverendo Roberto Brasileiro dirigindo a reunião do Supremo Concílio da IPB na cidade de Natal – RN
Prostrado diante do SENHOR, em oração pela Igreja
No Congresso da CNHP, apoio ao projeto UPH na Copa
Durante aniversário da IPB na cidade de Pombal – PB, saudando a prefeita da cidade, senhora Polyana Feitosa
Celebrando Culto em Patrocínio pelo início dos trabalhos no poder legislativo da cidade.
Após o culto o registro de uma foto histórica com os vereadores de Patrocinio
Sendo filmado e entrevistado pela TV Diáconos, em João Pessoa.
Com dirigentes da SAF
Com pastores e lideranças da UPH no sertão paraibano
Com a UMP de Jagaribe
Parabéns meu nobre diácono Eliezer Gomes. Você fechou com “chave de ouro” o ano de 2014.
Excelente entrevista com o pastor Roberto Brasileiro, verdadeiramente um homem santo.
Feliz ano novo e fiquem na paz
Pedro Ribeiro Santos
Parabens Eliezer, rou reproduzir para toda minha CSHP do Sindo Norte Paulistano/SPO
Parabéns Eliezer, vou reproduzir para toda minha CSHP do Sinodo Norte Paulistano/SP
O blog dos diáconos sempre trazendo noticiais de nossa igreja e agora nos premia com essa entrevista com o Reverendo Roberto Brasileiro bastante interessante. Gostei muito da posição do Reverendo sobre a revitalização das sociedades internas. Em minha região temos muita dificuldade para organizá-las…falta apoio e nós sabemos que se as sociedades funcionarem bem e com apoio a igreja só tem a ganhar. Que ótimo saber que o presidente pensa assim. Muito boa essa iniciativa de entrevistá-lo.
Bom dia irmão e fique na paz, Reginaldo Neiva
Desejo a todos os irmãos presbiterianos um 2015 repleto de alegria e paz na presença do Senhor, Parabéns pela entrevista.
Excelente trabalho, amado Diác. Eliezer Gomes
Olá meu caro irmão Diácono Eliezer lhe desejo um Feliz Ano novo em paz e firme no Senhor. Lhe parabenizo pela entrevista ao nosso presidente e pelas sábias respostas dele. Obrigado por esse nosso ótimo blog. E falo nosso, pois, já me acostumei a acessá-lo e ele tem trazido informações preciosas para nós.
Um grande abraço,
Diácono Wellington S. Dias
Macaé
Amado irmão Diac. Eliezer boa Noite!!!
Quero cumprimentar o irmão pela inciativa de entrevistar o Rev. Roberto Brasileiro. Li a entrevista e achei muito interessante tanto as perguntas como as respostas do entrevistado. Desejo ao irmão e a sua família, além da equipe do blog um Feliz Ano Novo repleto de realizações. Que nosso Deus esteja guardando, protegendo e abençoando a todos no decorrer de 2015.
Um forte abraço.
A CSNB tem a certeza de que Deus continuará abençoando o Rev. Roberto Brasileiro em mais um quadriênio presidindo a Igreja Presbiteriana do Brasil… Quanto ao blogdiaconos só desejo que o bondoso Deus esteja sempre presente em suas vidas e de todos os seus familiares, feliz 2015…