A ESCRITURA SAGRADA

A Escritura Sagrada é composta pelos sessenta e seis livros dos Antigo e Novo Testamentos. Eles foram produzidos por inspiração divina, selecionados e preservados pela providência de Deus. Eles operam em conjunto e são mencionados como uma única obra (Bíblia).

A Escritura é a revelação verbal de Deus. É sua voz. Todas as palavras da Bíblia foram inspiradas e expiradas por Deus. Ele fez os homens registrarem as palavras exatas que desejava usar para comunicar os seus planos.

A Escritura é coerente e consistente. Há unidade em seu conjunto. Cada parte é integralmente coerente. Todos os livros concordam entre si. Ela cumpre os seus propósitos sem contradições. Tudo se harmoniza mediante a aplicação de critérios honestos de interpretação (comparação textual, análise gramatical e contexto histórico).

A Escritura é infalível e sem erros. Assim como Deus é infalível, a sua Palavra Revelada não pode conter erros. Qualquer pessoa que considera que a Escritura é falível e cheia de erros não tem motivo para se dizer cristã.

A Escritura é portadora de autoridade divina. Ela é mais que um instrumento usado pelo Senhor, ela é a própria voz de Deus. Sua autoridade é a expressão da autoridade de Deus (não o exemplar impresso, mas a mensagem que nele está escrito).

A Escritura é clara e transparente. A sua mensagem é clara e de fácil entendimento. A Escritura comunica a mensagem com eficiência a todos os homens em tempos e culturas diferentes. Ela se caracteriza pelo fundamento da simplicidade de pensamento e linguagem.

A Escritura é suficiente. Ela contém orientações suficientes sobre quem é Deus, sua natureza e suas obras; sobre a nossa salvação; sobre o nosso progresso espiritual; sobre o nosso presente e sobre o nosso futuro. Tudo o que é necessário para alguém viver de forma plenamente agradável a Deus.

A Escritura se sustenta pela excelência e suficiência de seu conteúdo. Sobre ela, Paulo disse: “Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança” (Rm 15.4).

Rev. Estevão Domingos – E-mail: rev.estevao@gmail.com

(83) 3247.6551 / 8772.5736

IGREJA PRESBITERIANA DE JAGUARIBE

“Somos Uma Igreja Viva Que Proclama o Deus Vivo!”

Av. Aderbal Piragibe, 381, Jaguaribe –  (83) 3221.8631

Cep. 58.015-000 – João Pessoa – Paraíba – Brasil


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *