ENTREVISTAS: Presbítero Paulo Ivo – Relator do Projeto Evangelístico UPH na Copa do Mundo 2014

O Presbítero Paulo Ivo e sua Esposa, Missionária Sônia

O Presbítero Paulo Ivo e sua amada Esposa, Missionária Sônia Morato

É com grande alegria que, dando continuidade a nossa série de entrevistas trazemos, em primeira mão aos nossos irmãos, irmãs e amigos internautas, um palpitante “bate papo” com o Presbítero Paulo Ivo Nunes dos Santos, Relator do inédito e fantástico projeto de evangelização – UPH na Copa do Mundo FIFA 2014.

Nascido no dia 15 de janeiro de 1960, na cidade de São Bernardo do Campo, coração da região do ABC paulista e morando desde 1981, na cidade de São Caetano do Sul – SP.,   o presbítero Paulo Ivo, casado há exatos 33 anos com a irmã Sônia Morato dos Santos é pai de Érico Morato e Bruna Morato de 32 e 29 anos de idade, respectivamente.

Lucca (2)Agente de Viagens na vida secular, avô coruja do amável Lucca Seiki Morato (foto) de apenas um ano e meio de idade, militante fervoroso e profundamente comprometido com o Reino de DEUS, o presbítero Paulo Ivo congrega, desde 1999, na Igreja Presbiteriana Filadélfia da cidade em que reside,  e como verdadeiro servo do SENHOR, amante da evangelização, é também um árduo defensor  de uma ação mais forte e efetiva da igreja no evangelismo e em missões.

Com dedicada militância e efetiva participação em projetos relevantes levados a efeito pela Confederação Nacional de Homens Presbiterianos – CNHP – no Brasil e no exterior, o irmão Paulo Ivo, de vez em quando, passa períodos longos afastado de sua amada família (sanguínea), de sua congregação, dos amigos e do trabalho secular, mas, declara sempre sua alegria em servir ao SENHOR, em quaisquer que sejam as circunstancias, fazendo questão de demonstrar seu profundo amor pela Obra Missionária.

Confira a seguir nossa entrevista exclusiva com o irmão Paulo Ivo, à poucos dias de seu retorno de uma viagem à Fortaleza – CE., onde ao lado de seu inseparável companheiro de jornadas, presbítero Paulo Casini, coordenou a instalação do comitê da copa naquela cidade.

Veja à integra todas as informações sobre o projeto, suas impressões e comentários acerca da Palavra de DEUS e aspectos de sua vida pessoal e familiar.

Veja também a mensagem do presbítero Paulo Ivo dirigida aos homens presbiterianos do Brasil.

  • Entrevista 02 – Concedida ao diácono Eliezer Gomes, em 27 de fevereiro de 2014.

Blogdiaconos – Presbítero Paulo Ivo, depois de passados 64 anos, a copa do mundo de futebol volta a ser sediada no Brasil, o que isso significa para a igreja Presbiteriana e para os demais cristãos brasileiros?

Paulo Ivo – De modo geral a realização do evento no Brasil gerou muita expectativa em todos nós. Trouxe também outros sentimentos como: orgulho, desconfiança, revolta, senso critico. Espero que todos esses sentimentos possibilite o amadurecimento na formação de opinião do povo brasileiro. Quanto à Igreja e os cristãos significa uma oportunidade única. Talvez essa geração não tenha outra oportunidade como essa, de anunciar as Boas Novas do Senhor Jesus, em um momento em que o mundo põe os olhos no Brasil, pois copa do Mundo novamente no Brasil? Quem sabe daqui a mais 64 anos.

“…talvez essa geração não tenha outra oportunidade como essa, de anunciar as Boas Novas do Senhor Jesus…”

Blogdiaconos – O senhor é o relator de um projeto que visa evangelizar a torcida brasileira e as demais torcidas de todo o mundo que aqui virão assistir à copa; como surgiu esse projeto?

Paulo Ivo – O Projeto UPH NA COPA nasceu através de uma deliberação da 36º CE (Comissão Executiva) da C.N.H.P (Confederação Nacional de Homens Presbiterianos) realizada em setembro de 2010 em Vitória-ES. Tão logo o Brasil foi anunciado como sede da Copa do Mundo FiFA 2014, criamos uma comissão para desenvolver um projeto evangelístico visando três objetivos: O primeiro será anunciar as Boas Novas de Salvação do Evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo. O segundo: testemunhar da I.P.B, pois, nossa denominação ainda não tem o costume de ir às ruas, mas, isso está mudando, já participamos da “Caminhada Presbiteriana” na cidade do Rio de Janeiro e agora com esse projeto, e em terceiro: testemunhar da UPH e das demais sociedades internas da I.P.B. mostrar que as sociedades internas são instrumentos de força e integração a serviço do Reino.

“…nossa denominação ainda não tem o costume de ir às ruas, mas, isso está mudando…”

 Blogdiaconos – Em quais locais do Brasil o projeto vai ser levado a efeito?

Paulo Ivo – O Projeto está sendo desenvolvido em todas as cidades sedes de jogos e em algumas outras cidades.

Blogdiaconos – Qual será a dinâmica?

Paulo Ivo – A Comissão tem preparado a estrutura do projeto, instalando comitês nas cidades sedes, as lideranças das sociedades internas são convocadas a participarem; preparamos os materiais e oferecemos o suporte. Entre os matérias que preparamos estão as biblinhas; foram um milhão de biblinhas confeccionadas com motivos da copa além de 3500 camisetas, bonés e sacolas.  Os comitês durante esses últimos 06 meses tem se dedicado na formação das equipes que estarão na linha de frente da evangelização nos dias de jogos. Após essa etapa será a hora do treinamento & Capacitação. Temos firmado uma parceria com a denominação Atletas de Cristo para essa capacitação, que trará um conteúdo fantástico. Depois de tudo isso é só aguardar o apito inicial.

“…Os comitês durante esses últimos 06 meses tem se dedicado na formação das equipes que estarão na linha de frente da evangelização nos dias de jogos…”

Blogdiaconos – Além do senhor, quem mais faz parte da comissão do Projeto UPH NA COPA?

Paulo Ivo – O Presbítero Haroldo Peyneau,  de Vitória-ES (Secretário Geral do Supremo Concilio para o Trabalho Masculino), Diácono Heronim Marçal – Vitória-ES (Secretário de Marketing da C.N.H.P), Presbítero Paulo Silas Casini, de Indaiatuba (Secretário do projeto.) e o Pastor Danilo Scarpelli Dourado (Ex capelão do Mackenzie).

Blogdiaconos – Quando o senhor fala “FOMOS TODOS CONVOCADOS” isso significa dizer que toda a igreja vai participar do projeto, ou apenas os homens ligados a UPH?

Paulo Ivo – A Palavra de Deus nos convoca para a evangelização e discipulado. Eis a grande oportunidade. Por isso “FOMOS TODOS CONVOCADOS” “a viver a alegria de contar uma boa notícia,” A saber, que Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo” Isso é para UPH, para mim , para você e para toda a igreja. É uma convocação, não é opcional!

“Por isso “FOMOS TODOS CONVOCADOS” a viver a alegria de contar uma boa notícia…”

Blogdiaconos – Mesmo sendo ainda um pouco cedo, gostaríamos de saber se já há alguma disposição de realizar esse trabalho nas olimpíadas de 2016 que também serão realizadas no Brasil?

Paulo Ivo – Sim! Podemos aperfeiçoar e corrigir o nosso trabalho e repeti-lo nos jogos olímpicos de 2016. Seria o mais glorioso testemunho da nossa I.P.B.

Blogdiaconos – Gostaríamos agora de saber um pouco sobre sua experiência com Deus e com a Igreja Presbiteriana do Brasil, pode ser? 

Paulo Ivo – Sim. Minha esposa e filhos foram convertidos bem antes do que eu. Fui convertido ao evangelho no ano de 1999. Desde então passei a congregar na I.P. Filadélfia onde estou até hoje. Meu desejo era e ainda é até hoje o de servir ao Senhor, e Ele tem me dado o Dom necessário para beneficio da sua igreja e assim tenho vivido grandes experiências na presença de Deus.

“Meu desejo era e ainda é até hoje o de servir ao Senhor”

Blogdiaconos – Além de presbítero, o senhor exerce outras atividades na igreja? cite-as.

Paulo Ivo – Sou presbítero na I.P. Filadélfia localizada no centro da cidade de São Caetano do Sul, igreja com 90 anos, onde também sou presidente da UPH, Secretário Sinodal de UPH do Sínodo Grande ABC, Secretário de Missões da C.N.H.P, Coordenador do Projeto Mão na Massa da C.N.H.P e Relator da comissão do projeto de evangelização UPH NA COPA.

Blogdiaconos  – Quando não está em atividade na Igreja, o que o senhor gosta de fazer?

Paulo Ivo – Gosto de brincar com o Lucca meu neto, jogo futebol no clube as quintas (quando não estou viajando), gosto de estudar, costumo me inscrever em diversos cursos, palestras, treinamentos, sempre voltada para áreas de missões e evangelizações. 

Blogdiaconos – Cremos que Deus opera a todo instante em nossas vidas, mas, sempre temos algo muito especial para contar; o senhor tem algo especial da parte de Deus em sua vida que possa compartilhar conosco?

Paulo Ivo – Sim. Tenho vivido muitas experiências a frente do Projeto Mão na Massa, esse projeto reúne homens de UPH para trabalhar como voluntários na construção de templos presbiterianos. Tenho também presenciado muitos milagres da parte de Deus durante esses 11 anos de projeto. Uma vez na Bolívia estávamos na cidade de Puerto Suarez construindo um belo templo e por um erro de calculo a verba acabou no meio da obra, pensamos em voltar no próximo ano para terminar a obra, Ficamos tremendamente preocupados até que passamos a orar a Deus e pedir por socorro. O Senhor atendeu, e em uma semana recebemos recursos vindos de lugares onde não imaginávamos, terminamos a obra e ainda deixamos uma verba com o missionário local. Tenho vivido muitas outras experiências por conta desse ministério, Ex: fome, frio, doenças e prisão, isso me faz recordar do apóstolo Paulo toda vez que me lembro dessas experiências na minha vida. Agradeço a Deus porque em todos esses momentos Ele sempre foi Fiel.

“…fome, frio, doenças e prisão, isso me faz recordar do apóstolo Paulo toda vez que me lembro dessas experiências na minha vida…”

Blogdiaconos – Já agradecendo pela sua disponibilidade e cortesia em nos atender, pedimos para que deixe uma mensagem aos cristãos brasileiros e em especial aos homens presbiterianos.

Paulo Ivo – Homens Presbiterianos, nenhuma outra atividade exercida pelos salvos substituirá a evangelização. Outras atividades desenvolvidas pela igreja podem contribuir para a comunhão, o congraçamento, a recreação, mas somente a evangelização levará o pecador arrependido aos pés do Salvador. E naquele grande dia, Ele requererá de nossas mãos o nosso empenho no sentido de tornar o mundo evangelizado. Devemos fazer a nossa parte nessa tarefa. E se cada um fizer a sua parte, o mundo evangelizado será um alvo realizável ainda nessa geração. E que Deus seja glorificado por Cristo Jesus a quem pertence a honra e a glória para todo sempre.

“…outras atividades desenvolvidas pela igreja podem contribuir para a comunhão, o congraçamento, a recreação, mas, somente a evangelização levará o pecador arrependido aos pés do Salvador…”

Jesus disse que “o evangelho do Reino será pregado por todo o mundo, para testemunho a todas as nações e então virá o fim.” (Mt 24.14)

Por amor a obra missionária.

Agradeço pela preciosa atenção dos irmãos e irmãs.

Paulo Ivo

A seguir algumas fotos do Presbítero Paulo Ivo com seus familiares e em suas ações no dia-a-dia da obra do SENHOR. Clique nas mesmas para ampliá-las.

O presbítero prestando relatório em reunião da CNHP

O presbítero Paulo Ivo prestando relatório em reunião da CNHP

Ao lado do presbítero Haroldo Payneau no lançamento do Comitê do Rio de Janeiro

Ao lado do presbítero Haroldo Payneau no lançamento do Comitê do Rio de Janeiro

Em Fortaleza - CE, onde coordenou juntamente com o presbítero Paulo Casini a criação do Comitê daquela cidade nordestina que sediará a Copa 2014

Em Fortaleza – CE, ao lado dos irmãos da Sinodal local, onde coordenou juntamente com o presbítero Paulo Casini a criação do Comitê daquela cidade nordestina que sediará a Copa 2014

Em Angola durante o período em que o projeto Mão na Massa construiu o Seminário Presbiteriano local,

Em Angola durante o período em que o projeto Mão na Massa construiu o Seminário Presbiteriano local,

Fase final para acabamento do seminário em Angola, Ano de 2012

Fase final para acabamento do seminário em Angola, Ano de 2012

Ao lado de irmãos e do seu parceiro Paulo Casini, indo de "pau de Arara" para Macambira - SE., para inicio da Construção de mais um templo

Ao lado de irmãos e do seu parceiro Paulo Casini, indo de “pau de Arara” para Macambira – SE., para inicio da Construção de mais um templo

Em Macambira, a obra começa a ser erguida a partir da fundação.

Em Macambira, o material começa a chegar para o início da obra

Trabalho pesado no dia-a-dia do Mão na Massa

Trabalho pesado no dia-a-dia do Mão na Massa

No calorão do Nordeste é assim que os "cabras" tomam banho, 45º não é fácil.

No calorão do Nordeste é assim que os “cabras” tomam banho, 45º não é fácil.

Depois de vinte dias de trabalho, eis que a estrutura está quase pronta.

Depois de vinte dias de trabalho, eis que a estrutura está quase pronta.

Trinta dias de trabalho e tudo pronto para a inauguração, Bençãos de Deus em Macambira,

Trinta dias de trabalho e tudo pronto para a inauguração, Bençãos de Deus em Macambira,

Em casa é sempre muito amado e querido. Aqui com a filha Bruna Morato

Em casa é sempre muito amado e querido. Aqui com a filha Bruna Morato cumplicidade a toda prova.

Não menos amado, o filho Érico Morato, Um Técnico de Infraestrutura e servo do Senhor, motivo de alegria para o pai

Não menos amado, o filho Érico Morato, Um Técnico de Infraestrutura e servo do Senhor, motivo de alegria para o pai

Ao lado do avô, o Lucca é o grande campeão de atenção de toda a família. O presbítero Paulo Ivo costuma dizer: "uma tarde com o Lucca não tem preço."

Ao lado do avô, o Lucca é o grande campeão de atenção de toda a família. O presbítero Paulo Ivo costuma dizer: “uma tarde com o Lucca não tem preço.”

 

10 Respostas para “ENTREVISTAS: Presbítero Paulo Ivo – Relator do Projeto Evangelístico UPH na Copa do Mundo 2014

  1. Paulo Roberto Limeira Jr

    Caro irmão Paulo Ivo, quero dirigir neste momento uma palavra de admiração pelo seu testemunho, pela sua convicção e pelo seu amor pela obra do Senhor.
    Que bom podermos ver na IPB um relato tão interessante como o seu. Nós precisamos saber disso para aumentarmos muito mais a nossa esperança por uma IPB missionária e que atue não apenas dentro do templo.
    Muito bom ter visto esse site e esta matéria, que por acaso encontrei no google.

  2. Parabéns pela iniciativa e por entrevistas que edificam. Prossigamos!
    Umberto Silva
    Mesquita – RJ

  3. Genário Magalhães

    Um bom dia a todos e parabéns por essa importante decisão de evangelizar durante a copa do mundo. É um momento propício e oportuno. Que bom saber que aqui em Fortaleza teremos esta oportunidade. Sou voluntário apesar de não ser um presbiteriano.

  4. José Romero Martins

    Olá pessoal, boa noite. Aqui em Natal nós vamos ter um comitê? Ainda não ví falar sobre isso. Se for raver por favor divulguem aqui, pois, será uma oportunidade para nós, creio eu.
    Obrigado pela atenção. José Romero

  5. Achei muito interessante esta iniciativa. Penso que a UMP também poderia se engajar nesse trabalho. Eu gostaria muito, mas em nossa cidade não teremos copa, só na TV.
    Gracinha, Irecê

  6. Parabéns ao presbítero Paulo Ivo pelo seu discernimento, pelo seu compromisso e pela clareza de como fala da palavra de Deus.
    Ao blog nossos parabéns pela competência. Vocês tem feito um trabalho de divulgação muito importante e necessário. Sou assíduo aqui e admiro muito esse trabalho, que classifico como um verdadeiro ministério.
    Muito bom, fiquem na paz!
    Paulo de Tarso Bezerra

  7. UPH na Copa, grande ideia. Conte conosco, vamos fazer nossa parte.

  8. O Pb. Paulo Ivo é um homem de Deus, dedicado e servo! E a UMP está unida ao projeto de Evangelização da Copa do Mundo e também já pensando lá na frente nas Olimpíadas… A nova diretoria da Confederação Nacional de Mocidade esteve reunida neste feriado de carnaval, até ontem em Brasília e definimos implementar e aumentar algumas ações, contribuindo ainda mais com o projeto de evangelização da Copa do Mundo e cumprindo com a missão integral da igreja. Vamos juntos! Servos uns dos outros, pelo amor! Gl. 5:13
    Pb. Da Hora Jr – Presidente da Confederação Nacional de Mocidade
    Gestão 2014-2018

  9. Parabens pela publicação o Pb. Paulo Ivo é realmente um homem de Deus, belo exemplo a ser seguido por todos. Que Deus continue abençoando ele etoda sua familia.
    Dic. Oscarde Miranda
    Guarulhos – SP.

  10. Louvamos a Deus pela vida deste servo do Senhor,o qual tive a alegria de conhecer na reunião da executiva em manhuaçú-MG. O presb.Paulo Ivo tem sido um baluarte na evangelização da uph. Deus continue abençoando sua vida e seus projetos.

    Parabéns ao blog por mais uma ótima matéria!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.