Monthly Archives: agosto 2012

Reverendo Rubem abre campanha em prol de viagem de sua filha, a judoca Rute Macedo

Divulgamos aqui carta envida pelo reverendo Rubem Macedo, pai da premiadíssima judoca presbiteriana Rute Macedo.

Como divulgamos anteriormente, aqui mesmo, em nosso blog, nossa querida irmã Rute sofreu uma contusão que a tirou dos tatames por um período considerável, mas, graças a Deus, Rute já está retornando as competições com atuação prevista para o inicio do próximo mês no Estado de Minas Gerais.

Veja à integra da carta enviada pelo reverendo Rubem.

Após uma cirurgia de rompimento dos tendões do ombro direito no mês de maio as vesperas das finais do campeonato brasileiro de judô no RS, ficamos abalados, mas o Senhor nos ajudou realizamos a cirugia e iniciamos a fisioterapia e de forma supreendente estamos de volta, pensava-mos voltar só em 2013, mas no dia 11/08 mesmo sem treinar a Rute disputou as finais do jogos escolares da Paraiba e sagrou-se tri-campeã estundantil e assim conquistou a vaga para disputar nos proximos dias 05 á 10/09/12 em Poços de Caldas-MG – Rogamos aos irmãos que orem pois estamos lutando contra contusões, atletas, preparo fisíco e falta de apoio financeiro para nossa atleta. Por se tratar de Olimpiadas escolares os governos de todos os estados pagarão as despesas de passagem e hospedagem dos atletas, mas infelizmente não ajudam o acompanhamento e por isso aqueles que desejarem nos ajudar com qualquer valor será muito bem vindo (estamos precisando apenas cerca R$ 725,00 – hospedagem, alimentação e translado). CONTAMOS COM AS ORAÇÕES DOS SANTOS!

Crendo e colocando tudo nas mãos do nosso Deus que é bondoso e rico em misericordia, creio que iremos e teremos êxito.

do seu conservo em Cristo Jesus

pr. Rubem macedo 
 
Para doações: Caixa Economica Federal
Agencia: 0617
conta popuança: 013996-0
operação: 13
Rubem Cordeiro de Macedo

Morre em João Pessoa o irmão Joacil de Brito Pereira, membro da IPM

Morreu no dia de hoje, em João Pessoa, o Dr. Joacil de Brito Pereira. Joacil, além de ter exercido as diversas atividades constantes do artigo abaixo, publicado pelo portal WSCOM, era membro da Igreja Presbiteriana Memorial de João Pessoa cujo pastor é o reverendo Aguinaldo Melo.

Veja à integra o artigo publicado nesta data no portal de notícias WSCOM

O velório do escritor e ex-presidente da Academia Parainbana de Letras, Joacil de Briro Pereira, está acontecendo neste momento na sede da APL, no Centro de João Pessoa, e reúne vários intelectuais, políticos e pessoas da sociedade. Entre os presentes estão os deputados estaduais Hervázio Bezerra (PSDB) e Wilson Braga (PSD) e membro da Academia.

Joacil morreu nesta quarta-feira (29), aos 89 anos, o jurista, ex-parlamentar, escritor e membro da Academia Paraibana de Letras (APL), Joacil de Britto Pereira. Ele estava internado no Hospital Unimed João Pessoa desde o último sábado (25) e faleceu por complicações cardíacas. O corpo está sendo velado na sede da APL, na Rua Duque de Caxias e será sepultado no final da tarde no Cemitério Senhor da Boa Sentença, no bairro do Varadouro.

Joacil de Britto Pereira nasceu no dia 13 de fevereiro de 1923, na cidade de Caicó (RN). Filho de Francisco Clementino Pereira e D. Isabel de Brito Pereira. Era casado com D. Neli Santiago Pereira. Desse enlace nasceram oito filhos: Isabel Cristina, Eitel Santiago , Joacil Filho, Augusto Sérgio, Amneris, Francisco José, Nely e Rodrigo (In Memoriam).

Entre as várias funções públicas exercidas, destacam-se: Secretário do Conselho Penitenciário, Relator de Anais e Debates da Assembleia Legislativa, Secretário de Governo e Chefe da Casa Civil no Governo Flávio Ribeiro, Secretário do Interior e Justiça, no Governo Ivan Bichara e Secretário de Segurança interinamente.

Como participante da vida política paraibana, elegeu-se deputado estadual em duas legislaturas, pela UDN; (1959/1967), elegeu-se deputado federal, pela ARENA (1979/1983), sendo reeleito para o mandato entre os anos de 1983 e 1986. Teve grande passagem na Câmara dos Deputados, onde integrou importantes Comissões (Constituição, Legislação e Justiça, de que foi vice-presidente; de Redação Final de Leis, e de Relações Exteriores). Integrou o colégio de vice-líderes do Governo João Batista Figueiredo, com apreciada atuação no plenário.

Além de membro da Academia Paraibana de Letras, foi presidente da Casa das Letras paraibana, por dez anos. Pertence ao Instituto Paraibano de Genealogia e Heráldica, à Associação Paraibana de Imprensa, à Academia Campinense de Letras, à Academia Brasileira de Ciências Morais e Políticas, da Academia Brasileira de Letras Jurídicas, da Academia de Letras e Artes do Nordeste Brasileiro – Núcleo da Paraíba e da União Brasileira de Escritores – UBE/PB, sendo presidente fundador das duais últimas.

Era detentor do título de cidadão das cidades de Alagoinha, Bayeux, Guarabira, João Pessoa e Teixeira. A Assembleia Legislativa do Estado, lhe outorgou o título de Cidadão Paraibano.

Joacil de Britto era jornalista, historiador, biógrafo, memorialista e ensaísta. Tem mais de vinte livros publicados. Entre as numerosas obras de sua autoria, destacam-se: O Homem Público Afonso Campos; Idealismo e Realismo na obra de Maquiavel (prêmio nacional do V Centenário de Maquiavel); Uma Vocação Política, De Mestre-Escola a Presidente; Um Título de Cidadão; O Voto Distrital; A Pena de Morte; Argemiro de Figueiredo – a oratória do seu tempo; José Américo de Almeida – a Saga de Uma Vida; publicada em co-edição INL/Gráfica do Senado Federal, lançada em 1987, A Vida e o Tempo (memórias, em 3 volumes).

Carta da Família Borba – Oremos pela Missionária Suelen

Como é de conhecimento de todos, nosso bebê Jônatas nasceu e é muito lindo, esperto e grande (3 meses, 64cm e 8,800Kg). Também já é sabido o problema de coluna de Suelen. Com a gravidez (peso e afrouxamento da musculatura) e os 5 anos em Borba sem tratamento, sua escoliose e cifose agravaram-se consideravelmente. O raio-X da sua coluna impressiona os médicos que a examinam e todos são unanimes no prognóstico de que pode piorar com o tempo (o cuidado com o bebê e a idade).Como seu parto foi cesáreo, não pôde iniciar a fisioterapia recomendada e teve crises de falta de ar e fortes dores. A falta de ar é um sintoma novo decorrente da compressão do pulmão e coração pela cifose (sintomas que ela não tinha antes da gravidez). Desde que ela estava com 7 meses de gestação, viemos para sua cidade para ter o apoio da sua família e ainda não conseguimos retornar à Borba. Willians está, desde então, fazendo viagens mensais a Borba acompanhando os irmãos e Suelen tem estado aos cuidados de sua família e profissionais. Agora, após 1 mês de fisioterapia e ajuda da família nos cuidados com o bebê grande e pesado, ela teve seu primeiro dia sem dores e sem falta de ar, graças a Deus. Ela está com imenso desejo de assumir logo sua maternidade (já que só pode ficar com o bebê para amamentar, mas todos os demais cuidados com Jônatas são feitos pelos familiares por causa das dores). Por esse motivo (saúde), estamos em processo de transição de campo, para um mais próximo à sua família, para que ela possa continuar o tratamento que está fazendo e ter a ajuda de que tanto precisa em sua maternidade. Fizemos o pedido à JMN para vir para a Paraíba, que está tentando conciliar essa ‘novidade’ que nos ocorreu, com os projetos de campos para 2012. Ore conosco por este motivo. Tudo está incerto aos nossos olhos e nos tem causado ansiedade e apreensão. Nada disso estava em nossos planos, mas tem ocorrido assim. Sabemos que Deus está à frente e que tudo terminará bem. Mas fazer viagens todo mês à Borba não é bom e Suelen não está em condições de voltar à Borba. Estamos em oração para que nosso coração se tranquilize e para que, da forma como Deus permitiu que tudo isso acontecesse, também dirija-nos à Sua vontade.

Em Cristo,

Família Borba.

Secretaria de Evangelização e Missões do SPB realizou com sucesso 5º Congresso Missionário

O 5º Congresso Missionário do Sínodo da Paraíba realizado neste sábado, dia 25 de agosto, na Igreja Presbiteriana Memorial de João Pessoa se constituiu em um momento especial de aprendizado e adoração ao Senhor da Glória.

Convocado e realizado pela Secretaria de Evangelização e Missões do SPB e em parceria com a Confederação Sinodal de Homens Presbiterianos do SPB, Secretaria Sinodal do Trabalho Masculino e as Federações Paraíba e Sul Paraíba de UPH’s, o 5º Congresso, também denominado de Missionando 2012 – Homnes, trouxe os preletores Reverendos Ricardo Gutierrez, Rubem Macedo e Flauber Ribeiro que discorreram sobre os temas: Fazendo Missões Através de Projetos de Solidariedade, Gerando um Movimento de Intercessão na Igreja e Equipando a Igreja para a Realização da Missão, respectivamente.

Outro ponto alto do Missionando 2012 foi a participação do grupo de louvor masculino, Adoradores de Deus, da Igreja Presbiteriana do Monte Santo em Campina Grande – PB.

Durante o congresso que foi coordenado pelo reverendo Aguinaldo Melo usaram da palavra os presbíteros Josafá Albino, Marcelo Fabian e Almir Silva – presidentes das federações Paraíba, Sul da Paraíba e Borborema; também usaram da palavra o presbítero Wilson Martins e o diácono Eliezer Gomes, secretario sinodal do trabalho masculino – SPB e Secretario Nacional de Ação Social da CNHP  respectivamente.

da redação diácono Eliezer Gomes

 

Secretaria Presbiterial de Apoio às Juntas Diaconais do Presbitério Sul da Paraíba.

Café da Manhã e Congresso de Missões marcam atividades na IPM de João Pessoa

A Secretaria de Evangelização e Missões do Sínodo da Paraíba promove, no próximo sábado, dia 25/08, com apoio das Federações presbiteriais Paraíba e Sul da Paraíba de UPH’s, Secretaria presbiterial do trabalho masculino e Confederação Sinodal de Homens Presbiterianos da Paraíba um café da manhã com pastores e pessoal da área de saúde e o 5º Congresso Missionário do Sínodo da Paraíba.

Os dois eventos serão realizados na Igreja Presbiteriana Memorial de João Pessoa, conforme cartazes abaixo.

Divulgue e participe.

Da redação, diácono Eliezer Gomes

  • Café da Manhã

  • Congresso Missionário

Igreja Presbiteriana do Brasil Celebra Aniversário

Ainda em tempo, pois, estamos no mês de aniversário de nossa Igreja Presbiteriana do Brasil, divulgamos a seguir artigo/pastoral escrito pelo reverendo Estevão Domingos (foto), pastor efetivo da IPB em Jaguaribe sobre os 153 anos de existência de nossa denominação cuja importância na evangelização do povo brasileiro é algo de reconhecimento público.

Veja à integra do texto:

Em 12 de agosto de 2012 a Igreja Presbiteriana do Brasil celebra mais um aniversário. São 153 anos de uma presença marcante em nosso país.

A história da influência do presbiterianismo em nosso país tem o seu primeiro momento a partir de janeiro de 1557, por ocasião da chamada invasão francesa. Missionários franceses calvinistas pretendiam fundar aqui um refúgio para os protestantes perseguidos na Europa. A ocupação francesa fracassou e eles foram expulsos em 1567. Quatro deles foram presos e mortos em razão da fé reformada que professavam.

Os holandeses, que mais tarde ocuparam uma vasta extensão do nordeste brasileiro, também tentaram implantar aqui o modelo eclesiástico presbiteriano. Em 1624 eles aportaram em Salvador e depois em Pernambuco (1630). Expandiram-se pela maioria dos Estados nordestinos, incluindo a Paraíba. Em 1654 foram também expulsos. Até que, finalmente, em 1859, a Igreja Presbiteriana chega ao nosso país definitivamente.

O primeiro missionário presbiteriano que aqui chegou foi Ashbel Green Simonton. Simonton deixou os Estados Unidos chegando ao Rio de Janeiro em 12 de agosto de 1859. Tinha 26 anos de idade. Era formado pelo Seminário de Princeton e ordenado pelo Presbitério de Carlisle. No dia 22 de abril de 1860, Simonton dirigiu o primeiro trabalho em português (uma escola dominical com 03 crianças e 02 moças). Depois daí o trabalho só avançou: Em 12 de janeiro de 1862 é organizada a Primeira Igreja Presbiteriana (Rio de Janeiro); em 17 de dezembro de 1865, nasce o primeiro Presbitério (Rio de Janeiro) e é ordenado o primeiro pastor brasileiro, o ex-padre José Manoel da Conceição (exatamente em 17 de dezembro de 1865); em 14 de maio de 1867 é organizado o primeiro seminário (Rio de Janeiro). O primeiro membro brasileiro da Igreja Presbiteriana do Brasil chamava-se Serafim Pinto Ribeiro, recebido em 22 de junho de 1862.

Em 09 de dezembro de 1867, aos 34 anos, Simonton morre em São Paulo, vítima de febre amarela. No último momento da vida, sua irmã lhe perguntou: “O que será dos crentes e do trabalho que você está deixando?” Ele respondeu: “Deus levantará alguém para tomar o meu lugar. Ele fará o seu trabalho com os seus próprios instrumentos. Nós só podemos apoiar-nos nos braços eternos e estar quietos”.

Hoje, o nosso desafio é levar adiante esta preciosa herança que recebemos.

Rev. Estevão Domingos de Oliveira Neto

Igreja Presbiteriana de Jaguaribe – João Pessoa/PB

Igreja Presbiteriana de Tambaú promoveu um Café da Manhã com Ministério Homens de Valor

A Igreja Presbiteriana de Tambaú, João Pessoa – PB realizou na manhã de hoje, sábado, dia 18 de agosto, excelente café da manhã como base de preparação para o encontro que será realizado pelo Ministério Homens de Valor, nos próximos dias 26, 27 e 28 de outubro de 2012, no Hotel Fazenda Camaratuba localizado na cidade de Mamanguape -PB.

O delicioso café da manhã, servido à base de frutas, bolos, biscoitos, pães, sucos, café, leite e uma saborosíssima galinha caipira com cuzcuz e macaxeira teve início pontualmente ás 08h00 e logo em seguida o reverendo Ronbinson Grangeiro pastor efetivo da IPTambaú fez a abertura da palestra/estudo com o tema A SÍNDROME DE SAUL ministrada pelo reverendo Nélio da Silva, coordenador nacional do Ministério Homens de Valor.

Com a participação de 35 homens, inclusive com representantes das cidades de Campina Grande e Natal o encontro foi bastante produtivo e os ensinamentos trazidos pelo reverendo Nélio de valiosa importância e em sintonia total com a realidade vivida hoje entre muitas de nossas familias.

Para nós da UPH, convidados que fomos, foi um momento de ótimo intercâmbio e louvamos a Deus por isso.

da redação, diácono Eliezer Gomes

Click nas fotos para ampliá-las

O reverendo Robinson Grangeiro deu as boas vindas aos homens presentes, orou e convidou à todos para ´degustarem o saboroso café preparado pelas irmãs do Ministério Feminino.

À mesa uma delícia da região: Galinha Caipira, cuzcuz e macacheira além dos demais ingrediantes.

Momento de comunhão entre os homens durante o café da manhã.

O reverendo Robinson (camisa verde) fez a abertura da palestra/estudo

O reverendo Patrick (ao centro) da Igreja Presbiteriana Renascer de Campina Grande esteve prestigiando o encontro juntamente com uma delegação de cinco homens

O rev. Flavio da IPM de Natal orou pelo palestrante e pelos presentes.

O rev. Nélio começou a sua esplanação apresentando alguns números preocupantes, como as que exemplificamos a seguir:

Após a apresentação dos numeros e reflexão, o grupo passou ao estudo denominado de “A SÍNDROME DE SAUL.”

A palestra  que fala fortemente sobre liderança e o exemplo de Saul foi motivo da mais alta reflexão por parte do preletor que falou de forma bastante didática a um grupo…

…atento e compenetrado.

Uma mensagem que marcou o estudo

No encerramento o rev. Patrick orou com a igreja.

Presidente da CSHP – PB.

UPH da IPB Memorial de João Pessoa faz reunião de trabalho e apresenta planejamento para 2012-2

A UPH da Igreja Presbiteriana Memorial de João Pessoa realizou, na última terça feira, importante reunião, oportunidade em que, além de apresentar memoria de atividades anteriores, foram anunciadas novas atividades para o segundo semestre de 2012.

A reunião que foi realizada na residência do irmão Luiz Claudio teve a coordenação do presidente da UPH, irmão Fernando Torres e apresentação tanto da memória quanto da programação para o próximo semestre por parte do reverendo Aguinaldo Melo.

Na condição de presidente da CSHP-PB pude testemunhar o excelente trabalho realizado pelos homens presbiterianos da Memorial e louvo a Deus pela vida daqueles amados irmãos.

diácono Eliezer Gomes

Sec. de Ação Social da CNHP e presidente da CSHP-PB.

O reverendo Aguinaldo ministrou um momento devocional com cânticos e oração

Com uma participação muito boa dos membros da UPH o reverendo Aguinaldo fez uma apresentação do planejamento para o segundo semestre de 2012. Planejamento este, por sinal, bastante rico em atividades e conteúdo.

A reunião que foi bastante produtiva e objetiva foi concluída com uma oração feita por todos os presentes.

Após a reunião o irmão Luiz Claudio e sua familia ofereceu um verdadeiro banquete aos presentes. Na foto tambem registramos um momento especial de descontração e união fraternal. Agradecemos penhoradamente a Familia do irmão Luiz Claudio pela acolhida, que Deus abençoe!

´Tive a honra de participar da reunião com os irmãos e depois do bate papo gostoso.

Verdadeiro momento de intercambio. Muito bom!

Momentos inesquecíveis em nossa caminhada com Cristo!

Igreja Presbiteriana de Jaguaribe e Cruz das Armas celebram juntas Culto da Família

Na noite de ontem, sábado, dia 11 de agosto a Igreja Presbiteriana de Jaguaribe – IPJ –  realizou mais um abençoado culto da família.
 
Com a participação do Grupo de evangelização Sentinelas de Cristo,  da Igreja Presbiteriana de Cruz das Armas o culto teve ainda como pregador o reverendo Aguinaldo Melo, pastor efetivo da Igreja Presbiteriana Memorial de João Pessoa.
 
Cânticos, adoração, testemunhos e uma palavra sobre os relacionamentos familiares marcaram o culto que foi promovido pelo conselho familiar  da IPJ e dirigido pelo reverendo Estevão Domingos.
 
ME SENTÍ PLENAMENTE CONTEMPLADO E ABENÇOADO NO CULTO DA FAMILIA E QUERO LOUVAR O TRABALHO QUE VEM SENDO FEITO PELOS CASAIS DE NOSSA IGREJA; ESSE TRABALHO TEM TIDO UMA RESPOSTA POSITIVA DA PARTE DE DEUS ATRAVÉS DE RESTAURAÇÕES FAMILIARES BEM COMO COM A VINDA DE FAMÍLIAS PARA NOSSA CONGREGAÇÃO.
QUE DEUS, NOSSO PAI MISERICORDIOSO CONTINUE A ABENÇOAR ESTE CONSELHO. 
Da redação, diácono Eliezer Gomes

O rev. Estevão Domingos dirigiu o culto

O grupo de louvor e evangelização Sentinelas de Cristo foi uma benção no culto.

A irmã Cristiane deu um testemunho sobre as bençãos de Deus em sua vida e de sua familia.

A irmã Renata Garnier tambem deu um testemunho sobre sua família e os ensinamentos bíblicos que recebeu de seus pais ainda enquanto criança que lhe serve até os dias atuais como bençãos em sua vida

O rev. Aguinaldo foi o pregador do Culto

A igreja orou pelo pregador e pela palavra a ser anunciada

A família do maestro Moisés dos Anjos entoou louvores ao Senhor.

Após a pregação, o rev. Aguinaldo exortou a igreja, de joelhos, à orar pelas famílias.

O Casal Alexandre e Keylla falou em nome do Conselho Familiar, oportunidade em que agradeceu a Deus e à todos pela presença.

A irmã Valquiria da IPCA aproveitou a oportunidade paranagradecer a Deus e a sua igreja pela campanha desenvolvida pela obtenção de sua prótese no ano passado.

Após o culto, o ConselhoFamiliar distribuiu com os convidados uma lembrancinha do encontro

Após o encontro, no prédio anexo, foi servido um lanche para todos.

 

NOTA DE ESCLARESCIMENTOS

CARÍSSIMOS IRMÃOS E AMIGOS QUE NOS HONRAM COM AS DIÁRIAS E CONSTANTES VISITAS, SUGESTÕES E COMENTÁRIOS EM NOSSO BLOG.

DIRIJO-ME À TODOS PARA PEDIR UM POUCO DE PACIÊNCIA QUANTO A DIMINUIÇÃO DE NOSSAS POSTAGENS NESTE QUE CONSIDERAMOS UM IMPORTANTÍSSIMO INSTRUMENTO DE COMUNICAÇÃO ENTRE NOSSAS JUNTAS DIACONAIS E COM A IGREJA DE JESUS CRISTO COMO UM TODO.

NA CONDIÇÃO DE SECRETÁRIO PRESBITERIAL DE APOIO ÀS JUNTAS DIACONAIS DO PRESBITÉRIO SUL DA PARAIBA, DE NOSSA IPB E COM O APOIO DE TODO O CORPO DIACONAL DE NOSSA JURISDIÇÃO CRIAMOS ESTE INSTRUMENTO QUE COUBE A MIM ADMINISTRÁ-LO PARA O FIM JÁ DITO.

É NOTÓRIO QUE NOS ULTIMOS DIAS A VEICULAÇÃO DE ARTIGOS, INFORMES E NOTICIAS DIMINUIU CONSIDERAVELMENTE, MESMO NÃO TENDO SIDO DESCONTINUADO.

TAL FATO OCORRE DEVIDO A ALGUMAS ATIVIDADES PESSOAIS QUE TEM TOMADO PARTE DO MEU TEMPO ULTIMAMENTE.

DITO ISTO, GOSTARIA DE CONTAR COM A COMPREENSÃO DE TODOS OS NOSSOS QUERIDOS IRMÃOS, IRMÃS E AMIGOS, INFORMANDO AINDA QUE O BLOG CONTINUA A DISPOSIÇÃO PARA POSTAGENS, ANUNCIOS E QUALQUER OUTRA DIVULGAÇÃO COMPATÍVEL AOS OBJETIVOS DO MESMO.

COM UM FORTE ABRAÇO À TODOS

ATÉ BREVE,

DIÁCONO ELIEZER GOMES

 

Junta diaconal da Lapa realizará congresso com a presença de Hernandes Dias Lopes

A Junta Diaconal da Igreja Presbiteriana da Lapa e seu pastor titular George Alberto Canelhas, tem o prazer de convidar os irmãos a fim de participarem do VIIl Congresso de Diáconos, que se realizará no dia 22 de setembro de 2012, das 08h às 16h. Gostaria de informá-los que esse encontro não será apenas para diáconos, mas sim para aqueles que desejam conhecer um pouco mais desse tão precioso oficio. O preletor do evento será Reverendo Hernandes Dias Lopes e Wagner Zanelatto, faz parte da Equipe Pastoral da Igreja Presbiteriana da Lapa, e  diretor do Currículo do Desafio Jovem do Brasil. Aos irmãos que desejarem colaborar com histórias e experiências vividas no exercício do diaconato nas suas igrejas e que contribuam de forma positiva para os outros diáconos presentes, pedimos que enviem um e-mail para luis.oliveira@mackenzie.br, identificando-se e contando brevemente a história a fim de organizarmos da melhor forma o momento de compartilhar experiências durante o encontro.

antecipadamente agradeço

e um grande abraço

Luis Carlos de Oliveira

Presidente da Junta Diaconal