Monthly Archives: março 2012

VIDA JAGUARIBE dá continuidade a evangelização no bairro e distribui literaturas cristãs

Na manhã deste sábado 31 de março, dando continuidade ao projeto VIDA JAGUARIBE, vários irmãos e irmãs da IPJ participaram de mais uma manhã de evangelização no bairro de Jaguaribe, na cidade de João Pessoa – PB.

Antes porém, o grupo se encontrou no salão anexo da igreja, oportunidade em que ultimou os preparativos para o início dos trabalhos e participou de um delicioso café da manhã preparado pelas irmãs da SAF.

Sob a orientação do reverendo Estevão Domingos Soares de Oliveira os trabalhos foram coordenados pelo diácono Walter Barbosa Filho e contou com os seguintes irmãos: Reverendo William Borba, Presbítero Zaqueu Ramiro, diáconos Emmanuel Guedes e Eliezer Gomes, irmãos Rafael Garnier, Débora Souza, Elaine Guedes e Marcolina Gomes.

Após o retorno dos irmãos houve uma pequena avaliação cujos detalhes serão compartilhados com toda a igreja após a Escola Bíblica Dominical de amanhã, dia 1º de abril.

Sentimos a falta de alguns irmãos e irmãs que assinaram a lista promissora e cremos que nas próximas programações poderemos contar com uma maior participação, em nome de JESUS!

Da redação, diácono Eliezer Gomes

O irmãos chegaram logo cedo e já foram preparando o material para distribuição. Trabalho feito com muito amor e zelo.

As irmãs da SAF sob a coordenação de sua presidente, irmã Marcolina Gomes preparou um café especial para os participantes. Muito bom.

Após o café todos ouviram as orientações...

...oraram juntos...

...pegaram as literaturas e partiram para o trabalho em duplas conforme sequencia a seguir...

...reverendos Willian Borba e Estevão Domingos...

...casal Zaqueu e Débora Ramiro...

...casal Diácono Waltinho e Elaine Guedes...

...Rafael Guarnier e Emmanuel Guedes

Homem Presbiteriano Padrão será homenageado pela CNHP em Culto de Ações de Graça

Presbítero Azor Ferreira

A Confederação Nacional de Homens Presbiterianos (CNHP) realiza no dia 31 de Março de 2012, um culto de ação de graças e homenagem ao “Homem Padrão Presbiteriano”.

A homenagem é dirigida ao presbítero Azor Ferreira, membro da Igreja Presbiteriana da Penha, em São Paulo. Ele foi membro fundador da JME (Junta de Missões Estrangeiras) em 1986 e presidente no período de 1990 a 1999. É carinhosamente conhecido como “O Homem das Missões”.

Seu envolvimento e entusiasmo pela UPH sempre teve grande destaque em sua vida. Em 1966 foi eleito presidente da UPH da Igreja da Penha da qual era membro. Em 1967 foi eleito presidente da Federação de homens e em 1969 foi eleito presidente da Confederação Sinodal Leste Paulistano por vários mandatos. Esteve presente nas CNHP, em Bienais e em muitos congressos nacionais.

Sua vida também é marcada pela plantação de igrejas, como:  Igreja Presbiteriana Monte Sinai, Jardim Acácio, Jardim Marina, Jardim Cumbica, Vila Buenos Aires e Congregação de Engenheiro Goulart; todas na cidade de São Paulo. Não foram poucas as viagens missionárias em que, com seu micro-ônibus, durante as férias e feriados, levava jovens em projetos de evangelização em cidades vizinhas e até o Paraguai.

Atualmente Presb. Azor é tesoureiro e divulgador da APMT – Agência Presbiteriana de Missões Transculturais. As viagens missionárias que realiza têm o principal objetivo de despertar Igrejas Presbiterianas de todo o Brasil para o serviço missionário e apoio aos obreiros que se dedicam à obra.

O projeto de outorgar o título a homens presbiterianos, que se destacam pela sua vida de dedicação e serviço às causas do Reino de Deus, foi criado no Congresso Nacional reunido em 2002.

O culto será realizado na Igreja Presbiteriana da Penha (SP), igreja em que o presb. Azor é membro e desenvolve trabalhos com o GAM – Grupo de Apoio Missionário – que tem o objetivo de enviar e sustentar missionários.

Com início às 19h30 no sábado, 31 de março, estará pregando Rev. Ronaldo Lidório, missionário da APMT, que atualmente desenvolve trabalho evangelístico na Amazônia, ao lado de sua esposa Rosana Lidório.

Para o pastor da igreja que receberá o evento, Rev. Darly Gomes, esse é um momento especial para toda a igreja local e para a IPB. “Nós percebemos no presb. Azor o desejo de realizar a obra do Senhor e o empenho que ele coloca nesse chamado que tem. Ao receber essa homenagem, sabemos que é Deus quem está sendo glorificado, por dar ao seu servo, Azor, condições de caminhar e de ser usado por Ele”.

A Igreja Presbiteriana da Penha fica na rua Major Rudge, 145 – Penha – São Paulo. Telefone da secretaria (11) 2641-7654.

Da redação diácono Eliezer Gomes com fonte no site da IPB

A obra excelente

Apresentamos a seguir os irmãos seminaristas paraibanos Elivanaldo e Augusto; Elivanaldo está estudando na Faculdade Presbiteriana de Teologia na cidade de Curitiba no Paraná. Já Augusto encontra-se tambem estudando no Seminário Presbiteriano do Norte na cidade de Recife. Ambos estão nas regiões citadas com seus familiares e, mesmo tendo mantendendores, nem sempre as verbas são suficientes, existem despesas extras e as vezes imprevistas; precisam adquirir livros, revistas, material didático, participar de eventos, etc.

Elivanaldo e Rosielle, sua esposa enviaram um texto para nossa reflexão, que publicamos abaixo.

Disponibilizamos também uma conta bancária que poderá ser usada por todas as pessoas que desejarem colaborar com os nossos irmãos seminaristas.

Banco do Brasil – agencia 2849-5 – C/C 17833-0 – Nome Elivanaldo Fernandes da Silva

Da redação, Diácono Eliezer Gomes

Texto para reflexão – A obra excelente

Deus, em todos os tempos e em todas as épocas, tem chamado homens comprometidos com Sua Palavra e Igreja para exercerem um ofício definido pelo apóstolo Paulo como excelente.

Somos chamados por Deus para servi-Lo; quer seja no louvor, no departamento infantil, na evangelização, enviando ou sendo enviados como testemunhas de Jesus Cristo; mas existem aqueles que são chamados com um propósito mais específico, com a tarefa não somente de ensinar, mas também de conduzir o rebanho de Deus.

É a respeito destes que Paulo fala em sua primeira carta a Timóteo no capitulo três, versículo um: “Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja”.

Rendemos graças a Deus que tem sido misericordioso com as Igrejas que compõem o Sínodo da Paraíba e em Seu eterno e imutável propósito tem chamado ao longo dos anos irmãos que, não obstante, suas limitações, almejam poder servir a Deus em Sua Obra, “como obreiros aprovados, que não tem de que se envergonhar, mas que manejam bem a Palavra da verdade” (II Timóteo 2.15).

Alguns desses irmãos continuam dedicando seu esforço e dedicação na obtenção de conhecimento através de seus estudos em seminários e faculdades teológicas, com a intensa aspiração de serem achados fiéis e dignos desse ministério.

Muitos são os obstáculos enfrentados para a conclusão do curso teológico, contudo, sabendo que “Aquele que chama é também o que capacita”, rogamos a Deus que os ampare com a destra de sua justiça.
Que a graça de nosso Senhor esteja sobre todos quantos o Senhor tem chamado e os que ainda chamará, concedendo-lhes discernimento e sabedoria nessa nova etapa de suas vidas.

Soli Deo Glória!

Seminarista Elivanaldo e Rosielle, sua esposa. Em Curitiba - PR. Ambos são membros da Igreja Presbiteriana Filadélfia em João Pessoa - PB.

Augusto e Helen Brauyner. SPN, ambos são membros da Igreja Presbiteriana Zona Sul em Campina Grande - PB.

Atos e Fatos 08. Aconteceu? Divulgue aqui! Secretaria comemora um ano do blog dos diáconos

Veja nesta edição fatos que marcaram os ultimos dias e outros acontecimentos relevantes. Se você tem algo a destacar e deseja publicar neste espaço, nos envie, sempre até o domingo à noite. Mande foto. Continue reading

Nota de Falecimento

Irmã Cilene Freire

Comunicamos a todos os irmãos e irmãs que a poucos instantes, por volta das 23h30min, deste dia 26/03/12  faleceu no Hospital Napoleão Laureano, na cidade de João Pessoa, a irmã Cilene Freire, presidente da SAF da Igreja Presbiteriana de Cruz das Armas.

O Reverendo Aldenísio Avelino, presidente do Presbitério Sul da Paraíba que encontra-se no hospital ao lado da família desde as primeiras horas da noite, nos confirma o óbito através de uma ligação telefônica e detalha os últimos momentos de vida da irmã Cilene que seguiu para a Glória Continue reading

CS-SAF’s da Paraíba realiza com muito êxito o 1º Encontro de Esposas de Pastores

A Confederação Sinodal de SAF’s – Sínodo Paraíba da Igreja Presbiteriana do Brasil realizou, no último dia 24 de março, sábado próximo passado, o 1º Encontro de Esposas de Pastores cujo tema proposto foi: Mulheres Segundo o Coração de Deus. Continue reading

MAANAIN URGENTE! Ajude a manter em funcionamento o Lar Evangélico para Idosos

O LEI Funciona no Conjunto dos Bancários, em João Pessoa - PB

Iniciamos a partir de hoje, em parceria com a Secretaria Sinodal da 3ª idade, SPB,  campanha em prol da manutenção do funcionamento do L.E.I – Lar Evangélicos para Idosos. Continue reading

Diác. Eliezer Gomes recebe visita da Junta diaconal da IPB de Jaguaribe após cirurgia oftálmica

Todos os membros da Junta Diaconal e o Secretário Espiritual da UPH da IPJ estiveram visitando o irmão Eliezer Gomes e sua familia

Na noite desta sexta-feira, dia 23 de março de 2012, a JDIPJ – Junta Diaconal da Igreja Presbiteriana de Jaguaribe, esteve na residência do irmão, Diácono, Presidente da Confederação Sinodal de Homens Presbiterianos – CSHP – do Sínodo da Paraíba, Continue reading

Ouça o Senhor

Amós era um agricultor que criava ovelhas e colhia figos. Certo dia, enquanto trabalhava ouviu a voz do Senhor que o chamava. Como um bom amigo com quem conversamos Deus também fala conosco. Quando aprendemos a ouvir a voz de Deus, ele fala de diversas maneiras, por meio de sua Palavra revelada, a Bíblia e nas situações do dia a dia; às vezes nos aconselha usando uma pessoa, Continue reading

Blog dos diáconos inicia corrente de orações pela irmã Cilene Freire – Pres. da SAF/IPCA

A irmã Cilene na IPB de Campina Grande quando do Culto de 127 anos da SAF nacional. Sempre muito feliz. Click nas fotos para ampliá-las.

A secretaria presbiterial de apoio às juntas diaconais do PSPB, através deste canal de comunicação (blog dos diáconos) inicia neste momento, dia 22/03/2012, às 22h50min, uma corrente de oração e intercessão pelo reestabelecimento da saúde da nossa querida irmã Cilene Freire que encontra-se enferma e deverá, Continue reading

SAF da IPB Torrelândia comemora 57 anos e celebra culto em ações de graças ao SENHOR

Um momento mui especial durante o culto: a irmã Adna Paredes, fundadora da SAF recitou uma bela poesia apreciada e aplaudida por todos os presentes. Click nas fotos para ampliá-las

A Sociedade Auxiliadora Feminina – SAF – da Igreja Pesbiteriana do Brasil, no bairro da torrelândia, na cidade de João Pessoa – PB, comemorou em grande estilo seus 57 anos de organização. Continue reading

SAF da Igreja Presbiteriana de Jaguaribe dá continuidade a Oficina de Arte e Cidadania

Primeiro dia de aula: muita alegria e entusiasmo

Teve início na tarde da ultima 5ª feira, no salão de educação religiosa da Igreja Presbiteriana de Jaguaribe – IPJ – mais uma versão da já conhecida e reconhecida Oficina  de Artes e Cidadânia.

Oferecendo cursos tais como: Pintura em tecido, PATCK (colagem em tecido), Vagonite, Ponto Cruz, Crochê, Tenerife e Bordado Livre, a oficina objetiva habilitar mulheres do próprio bairro de Jaguaribe nessas atividades que tanto servem para o seu desempenho no dia-a-dia quanto para ação no mercado informal e/ou formal gerando com isso uma renda extra que com certeza poderá acrescentar receita e ajudar no orçamento familiar das participantes.

Como deve ser toda a ação da Igreja, também na oficina de Artes da cidadânia que é coordenada pela Sociedade Auxiliadora Feminina – SAF – há sempre o momento devocional, oportunidade em que as irmãs levam às alunas a Palavra de Deus e a reflexão bíblica.

Louvamos a Deus pela vida dessas irmãs da SAF e de suas alunas.

Da redação, Diácono Eliezer Gomes

Os cursos tem como professoras as irmãs Marcolina, Sônia, Edna, Desinha e Bernadete.

As várias alunas que estão participando dos cursos demonstraram bastante interesse já no primeiro dia de aula.