Monthly Archives: dezembro 2011

Feliz Ano Novo

Desejo a todos os meus irmão um Feliz Ano Novo, com todas as cores possíveis e imaginaveis. Um ano repleto de benção, de Prosperidade, de Amor, de Intusiasmo, de Dedicação, de Trabalho, de muitas realizações e de muita construção. Que possamos estar a cada dia mais voltados para o bem, para o amor, a caridade, e o voluntariado e se dedicar mais as obras de Deus. Que neste ano possamos realizar tudo o que ficou no tinteiro  e que possamos ter coragem de adimitir nossas falhas e faltas, que para com isso cresçam,os como pessoas e filhos de Deus que somos.

Em suma que em 2012 produzamos mais, amemos mais, faços mais pelo próximo e que busquemos nos nossos erros e acerto para 2012. Pois somente a ação transforma os meus sonhos, meus planos, meus objetivos em força viva. A ação é o alimento e a bebida que nutrirá o êxito.

Desejo tudo de bom para 2012

Que Deus abençoe

Diácono Luiz Claudio

Memorial fotográfico comentado do Presbítero Camilo Trigueiro Castelo Branco – Dez, 2011

Irmão Camilo, serenidade e amor para com a obra de Deus. Click nas fotos para ampliá-las

Recentemente, mais precisamente  dia 03 de outubro de 2011, aos 95 anos vividos intensamente, o nosso querido e inesquecível irmão Camilo Trigueiro Castelo Branco foi chamado por Deus para morar na mansão celestial.

Muitos de nós nos entristecemos e até lamentamos por sua partida. Coisas da nossa sensibilidade carnal, pois, os servos do SENHOR não morrem, portanto não há motivos para tristeza e sim para a plena alegria, não obstante a saudade que ficou e permanece.

O irmão Camilo está onde Deus prometeu e por isso a nossa alegria é real e a sua lembrança nos é muito agradável.

Estamos colocando à disposição dos inúmeros irmãos e irmãs que diariamente interagem e/ou apenas acessam o nosso blog, uma pequena, mas, significativa coletânea de fotos do nosso inesquecível irmão Camilo. Nada a altura do que representou sua participação e contribuição na obra do SENHOR, mas, trata-se de uma lembrança fotográfica que se propõe a nos ajudar a não esquecer a sua imagem tão verdadeira e o seu, sempre muito forte, compromisso para com o Reino de Deus.

Vale destacar que vários irmãos e irmãs que conviveram com o  irmão Camilo enriqueceram esse trabalho através de seus comentários e impressões sobre o mesmo.

Advirto que o presente trabalho trata-se de um memorial fotográfico; não é biografia.

Forte abraço, em Cristo, Diácono Eliezer Gomes

  • Irmão Camilo, um Homem dedicado ao evangelho

Rev. Estevão Domingos de Oliveira

Agradeço a Deus pela oportunidade de ter conhecido o irmão Camilo Trigueiro Castelo Branco. Presbítero à moda antiga. Homem dedicado ao evangelho e à igreja. Visitá-lo era muito bom! Contar com a sua presença nos cultos era gratificante. Era muito agradável ouvir o relato da sua conversão, do seu casamento, da formação da família da qual se tornou patriarca, das incertezas do trabalho e da sua luta vitoriosa pela subsistência. Era solene quando advertia sobre as dificuldades da igreja de hoje. Lembrava que no tempo do seu começo no evangelho a igreja era diferente. Era sério quando falava sobre o país, a política, o governo, os desmandos. Lamento não ter convivido com o presbítero Camilo quando ainda exercia o presbiterato. Lamento não ter conversado mais com ele. Lamento porque não estava presente quando da sua partida. Sinto saudades do irmão! Aos domingos, depois do culto, nunca deixava de dizer: “muito boa a palavra de hoje!” Agora, registro também a minha gratidão a Deus por conhecer a irmã Elvira e a sua família. Rogo as bênçãos do Pai Eterno sobre todos. Que Deus os abençoe! No Amor de Cristo! Rev. Estevão Domingos de Oliveira – Igreja Presbiteriana de Jaguaribe

1 – A ORIGEM, O PAI EVANGELIZADOR E A FAMÍLIA EDUCADA COM EQUILÍBRIO SEMPRE NOS CAMINHOS DO SENHOR.

Em 21 de agosto de 1916, exatamente nesta casa, na cidade de Pombal - Paraíba nasceu o irmão Camilo Trigueiro Castelo Branco. A foto foi registrada em visita recente (2010) onde esteve acompanhado de parte de sua descendência, esposa e familiares.

Seu pai, Sr. Henrique, que foi convertido ao evangelho lendo a biblia e evangelizou os filhos e demais parentes.

O irmão Camilo casou-se com a Irmã Elvira Nóbrega com quem viveu mais de 60 anos e teve 13 filhos, sendo sete homens: Henrique, Humberto, Hamilton, Hugo, Herbert, Camilo Filho e Severino; seis mulheres: Maria Dulce, Maria Deise, Mirian, Marta, Marcia e Milka; teve onze netos: Michele, Carine, Marcela, Thais Regina, Victor Hugo, Leidiane, Nathália Regina, Rodrigo Gésse, Wendell, Eduardo Danilo e Camila Castelo Branco; teve ainda cinco bisnetos: Camila Beatriz, Stephany,Yasmim, Théo e João Guilherme. Todos estão vivos.

Um homem extremamente dedicado a família, sempre! na foto com o caçula Severino nos braços, a esposa Elvira e os demais filhos ao redor. Nos anos 70.

No aniversário de seu irmão Jerônimo, na cidade de Pombal, em julho de 2010: Camilo, Jerônimo, Bráulio, Dudu, Iracema, Olívia e Arimá

Com a irmã Elvira, sua esposa, e as cunhadas. Sempre muito festejado e respeitado.

  • Camilo partiu para estar com Cristo.

Maria Deise

A lembrança que nos marca como exemplo é a de um pai que, criando 13 filhos, tarefa penosa, conseguiu manter o equilíbrio e a sanidade em todo o tempo. Com mente invejável, apesar da idade, permaneceu lúcido e consciente até o final.

São características que deram a tônica de sua vida, estilo e palavra coerente. Depois de uma longa estrada da vida juntamente com sua esposa Elvira, parceira de mais de sessenta anos de convívio, ele nos deixa saudade na esperança do encontro no Dia Eternal. Maria Deise, filha.

2 – IRMÃ ELVIRA NÓBREGA,  A GRANDE COMPANHEIRA, ÚNICA E INSEPARÁVEL!

Camilo e sua esposa Elvira, mais de 60 anos de uma vida baseada no amor, respeito, paciência, confiança e presença no altar do Senhor

Presença certa nas atividades promovidas pela igreja. Sempre ao lado da amada.Um casal que sempre serviu de exemplo

Na igreja eles sempre ficavam estratégicamente em local intermediário como uma forma de absorver bem a liturgia do culto.

Sempre em momentos especiais o casal gostava de registrar através de fotografia. Aniversário de Wendel neto e filho do casal Hamilton e Jussara.

Em 2010, momento sublime pela passagem dos 94 anos de idade.

Também em 2011, passagem dos 95 anos de uma vida feliz com Jesus

  • Seu Camilo, um exemplo de vida cristã e de ser humano autêntico e piedoso.

Marcolina Gomes

O irmão Camilo foi chamado por Deus e hoje encontra-se ao lado do Pai celestial, mas, a sua passagem por aqui deixou marcas indeléveis; sua conduta na vida, no dia-a-dia e o seu compromisso com Deus, com a família e com a sua esposa, nossa querida irmã Elvira membro da SAF da IPJ nos serve de exemplo de vida cristã de autenticidade e amor. Marcolina Gomes, presidente da SAF

3 – UM HOMEM DETERMINADO, DISCRETO, PARTICIPATIVO E EXTREMAMENTE PRODUTIVO

No anos 60 compondo e dirigindo o Coral Abdon Trigueiro - Campina Grande 1966

Aos 95 anos de idade participando com ótimo desempenho do work shop promovido pela Confederação de Homens Presbiterianos SPB

Em 2011 Falando aos homens presbiterianos em atividade promovida pela UPH da Igreja Presbiteriana de Jaguaribe

Mesmo na condição de Presbítero emérito, fazia questão de participar dos momentos especiais da Igreja. Na foto participando da ordenação de oficiais da IPJ

Com quase um século de existência nunca se deixou esmorecer e sempre estava em atividade, como aqui em 2011...

...ele próprio pintando a casa onde morava.

  •  Um homem que sempre esteve disponível para servir

Pierre Normando

Presbítero Camilo é uma das maiores referências de humanidade que possuo. Digo humano porque para mim quanto mais cristão somos, mais parecidos com Jesus, nós ficamos mais humanos, realizando o projeto inicial do Pai no Jardim do Éden. Seu Camilo, quando o conheci ele ainda estava em exercício no presbiterato da Igreja Presbiteriana de Jaguaribe (IPJ), de onde não se afastou até exercê-lo nos céus.

Presbítero emérito sempre esteve disponível para servir, até quando as pernas não davam mais para subir degraus para pegar a bandeja da ceia para servir. Ele foi um dos examinadores da minha profissão de fé, e fez-me uma pergunta que até hoje escuto: o que mais você gostava no mundo?

Irmão Camilo, nunca se afastou da IPJ, voz baixa, mas numa postura das montanhas. Sempre íntegro, paciente, risonho, manso, de olhar bondoso, elegante, de cuidado despreocupado para com os seus. Ele continua sendo uma das pessoas que me inspira na caminhada cristã. Pierre Normando, Presbítero.

4 – RECONHECIMENTO

Também em 2011 recebendo justa homenagem da UPH da IPJ

Em sua residência recebendo a visita e o carinho do Conselho familiar da IPJ

Comenda que recebeu da UPH de Jaguaribe

Recebendo o carinho especial dos homens da UPH de Jaguaribe

Com o diácono Eliezer Gomes em atividade na Federação do Comércio do Estado da Paraíba

Mais uma das inúmeras homenagens recebidas. Desta feita na IPJ pela sua história e compromisso para com a obra do Senhor

  • Nem mesmo o tempo ou a idade conseguiram tirá-lo de seu compromisso com a obra de Deus

Assis Sobreira

O que mais me chamava a atenção no presbítero Camilo Trigueiro além de sua fé inabalável, era a sua disposição de participar das atividades da igreja. Apoiador incansável do trabalho masculino, ele foi um exemplo de perseverança para todos nós; contribuia financeiramente com a sociedade e era um dos assinantes da revista da UPH cuja assinatura foi uma exigência dele mesmo. Atencioso, cortês e muito sincero. Foi uma honra termos desfrutado de sua companhia, saudades. Diácono Assis Sobreira, Presidente da Junta Diaconal da IPJ

5 – MOMENTOS ESPECIAIS

Dia das mães do ano de 2002. Reunindo os filhos para homenagear a matriarca Elvira

Em 2006 participando de mais um evento na igreja

Com os queridos irmãos, em 2011 comemorando aniversário. 95 anos

Com a filha Dulce e o genro Kércio, o casal comemora as bodas de Diamante - 2008

Prestigiando as bodas de Prata do Pastor Estevão e Quitéria

Almoço em familia, 95 anos, agosto de 2011

Na igreja Presbiteriana de Jaguaribe com familiares durante a passagem dos 95 anos

Em momento de descontração com os filhos: Camilo e Herbert - 08/2011

  •  Exemplo de dedicação, seriedade e caráter aprovado

Isnadiel e Eliete

“Seu” Camilo, como era conhecido por toda a família IPJ, foi uma daquelas pessoas cuja presença se faz marcante mesmo que silenciosa. Exemplo de dedicação, seriedade e caráter aprovado, Sr Camilo também deixou um exemplo de constância. Frequentou assiduamente a todas as reuniões que teve oportunidade/condições. Fazia sua caminhada até a Igreja ao lado da sua companheira inseparável, dona Elvira. Algumas vezes chegou a sentir-se mal por conta do calor excessivo, mas estava lá, na Igreja, com seus familiares-irmãos. A distância de sua residencia nunca foi empecilho para ir a Igreja como também não foram tantos outros motivos costumeiramente alegados por quem não tem a determinação de Sr Camilo.

Durante aproximadamente 30 anos tivemos o privilégio de convivermos com esse irmão. Sem dúvida, se deixarmos exemplos de fidelidade como o que Sr Camilo deixou, estaremos ajudando a próxima geração a conhecerem, amarem, obedecerem e servirem ao SENHOR. Presbítero Isnadiel e Eliete Rocha
.
6 – FAMILIARES
.

com as irmãs e o irmão Braulio em 2010 - todos crentes

Toda a familia reunida em 2010

Mais familiares reunidos em 2010

Filhos, Camilo e Milka com a nora Luciana e o genro Alcemi durante encontro da familia Trigueiro

O irmão Braulio e suas filhas

  • Um homem íntegro e temente a Deus

Presbítero Iremal e Dezinha

O Presbítero Camilo era uma pessoa muito sensata, pai de treze filhos, possuidor de temperamento equilibrado, estava presente a todas as reuniões da igreja. Um exemplo para todos nós, principalmente para os jovens, pela sua assiduidade e estudo da palavra de Deus. Esposo da Irmã Elvira Nóbrega Trigueiro, sócia da SAF, sempre presente às reuniões, inclusive aos cultos de orações das ANAS, sempre acompanhada de seu esposo, que por sinal esteve presente ao culto da última quarta-feira de setembro, adoecendo no dia seguinte e vindo a falecer no dia 3 de outubro de 2011, deixando, além do seu exemplo como um homem íntegro e temente a Deus, muita saudade. Mas estamos convictos que ele está na glória louvando ao Senhor. Presbítero Iremal e Dezinha, vice-presidente do conselho da IPJ

7 – ATÉ BREVE IRMÃO CAMILO!

Nora e Netos, mesmo à distância enviaram suas mensagens

O Presbítero Iremal falando em nome do conselho da IPJ

O Diácono Eliezer Gomes falando em nome da UPH

O Pastor Alcemi fala aos familiares

Muito saudoso o Pastor José Alves destaca a participação do Presbítero Camilo enquanto membro da IPB e como cidadão

Muitos irmãos e irmãs foram ao velório na IPJ

A Irmã Elvira ao lado de familiares

Filhos e netos no velório

Parentes, amigos e irmãos em Cristo momentos antes da saída do corpo para o cemitério

O Coral Samuel Falcão com convidados apresentou o ultimo ato antes da saída do corpo

Agradecemos pelo apoio dos irmãos: Hamilton e Jussara Trigueiro, Maria Dulce, Maria Deise e Luciana (pelas fotos cedidas); Rev. Estevão, Maria Deise, Marcolina Gomes, Pierre Normando, Assis Sobreira, Isnadiel e Eliete e Iremal e Dezinha ( pelos comentários)

O verdadeiro Natal

Irmãos,
Podemos observar que há dois Natais que acontecessem todo ano, no mês de dezembro. Um é o natal de Jesus, filho de Deus, Outro é o natal de um Papai que não vem do céu, e que só tem duração de um dia, um natal do comércio e logo se vai, O Natal de Jesus é uma festa de vida e alegria, que vem da alma e do trono de Deus, onde todos comemoraram a sua vinda ao mundo, O Noel, que chamam de Papai, que dá presentes pra crianças, diz ho ho e tem duendes,  foi importado da Europa e habilmente transformado pelo EUA, este você sabe onde ele está?  E onde ele se encontra?  Busque-o nas lojas de consumo…. Fazendo você gastar… Pois hoje virou propriedade de consumo para comprar. Mas o natal de Jesus, é natal que é real, que mesmo antes de um Noel, Ele já havia, e continuou sua existência cumprindo sua missão de trazer salvação ao mundo, em amor, pela vida. Mas há muitos que ainda amam muito mais a fantasia, das árvores, chaminés, renas, trenós inventadas pelos americanos.  Jesus morreu pelo homem ressuscitou dentre os mortos, para assim estar vivo entre nós…. Que natal você vai festejar hoje? O natal de Jesus, que é eterno ou… Jesus quer que você celebre seu nascimento dando seu coração a Ele dedicando este dia para seu louvor, e todos os outros também, Pois parece que só lembramos Jesus nesta época. Ele veio para lhe dar vida. Este é o verdadeiro natal de Jesus. O natal da vida no espírito, O natal que é só para Ele…
Para muitos o natal é uma festa a ser meramente comemorada, dão-se presentes, regalam-se com comes e bebes, festejam entre parentes e amigos.

No entanto, como cristãos, entendemos pela Palavra de Deus que o natal (nascimento de Cristo), representa o cumprimento das muitas promessas a respeito da vinda do Messias, o Salvador da humanidade.
Portanto o natal é bem mais que comemoração: É celebração da salvação.
Quanto ao fato do nascimento de Cristo ser celebrado não deveriam existir discussões. Porém, quanto à data, à forma e o significado deste evento existem muitas controvérsias.

Em primeiro lugar, discute-se muito a respeito do dia separado para esta celebração. Realmente 25 de dezembro não é a data original do nascimento de Jesus Cristo. O dia correto não se sabe, no entanto com alguns cálculos bíblicos é possível concluir que o nascimento se tenha dado em um dia entre os meses de março e junho; Apesar de ter quem defenda que foi próximo ao final de Setembro.
No período que envolve a colheita e a primavera judaica a data tradicional de 25 de dezembro, inicialmente fez parte do calendário romano, quando era comemorado o “Solstício de Inverno” (dia que marca a chegada do inverno e do verão).

Nesta ocasião era realizada uma festa pagã de adoração ao astro sol, que representava para eles a divindade chamada “Sol invicto”. Porém, por influência da presença marcante dos cristãos na vida do império, este dia veio a ser oficializado como do dia da comemoração do nascimento de Jesus Cristo, desfazendo o costume pagão, o que veio a se tornar uma tradição cristã, Malaquias profetizou: [“Mas para vocês que temem o meu nome, nascerá o sol da justiça trazendo salvação em seus raios” (Jesus).

Lembremos que quando Jesus nasceu o mundo estava sob o domínio romano e, no primeiro dia da semana era adorado o “Sol invicto”.
Quando Jesus ressuscitou no domingo, biblicamente, este dia passou a ser chamado “Dia do Senhor”. Até hoje a maioria dos cristãos consagram o domingo à adoração de Jesus Ressurreto.
Que possamos também ter o Espírito Crístico em nossos corações neste natal louvando o nosso Salvador por nos ter tirado do pecado que vivíamos.

Deus os abençoe

Diácono Luiz C. Fokkelman
Presidente da junta diaconal IPB Bancários

Mensagem de fim de ano da Secretaria Presbiterial de Apoio às Juntas Diaconais do Presbiterio Sul PB

Queridos irmãos e irmãs, Graça e Paz.

Mais um ano está se findando e com ele vão lembranças, sonhos, compromissos, esperanças e expectativas.

Muito do que queríamos, talvez não conseguimos, ou conseguimos em conta bem maior. Mas tudo isso é de menos se não tivermos tido a capacidade de entender que tudo, ou nada, não aconteceu, ou deixou de acontecer segundo a Soberania de Deus.

É sempre oportuno agradecer a Deus por tudo. E neste momento especial somos gratos a ELE por tudo que  tem feito e por tudo que vai fazer…

O que darei eu ao Senhor por TODOS os benefícios que me tem feito ? Sl. 116:12

Secretaria Presbiterial de Apoio às Juntas Diaconais do Presbitério Sul da Paraíba

Assista ao Programa verdade e Vida  e seja abençoado.

Faça o seu pedido de oração. Basta clicar na janela PEDIDO DE ORAÇÃO, colocar os motivos ou simplesmente o pedido, que estaremos orando por você.


Edênia Morais Lança DVD “Voar Como Águia” em noite de clamor e oração na IPB de Mangabeira II

Edênia Morais e sua banda

A cantora evangélica Edênia Morais membro da Igreja Presbiteriana de Mangabeira na cidade de João Pessoa reuniu, na ultima quarta feira, dezenas de irmãos e irmãs de diversas denominações e regiões para apresentar o seu mais novo trabalho consolidado em um DVD com músicas exclusivamente de louvores ao SENHOR.

Para os irmãos e irmãs presentes ao templo da IPM o momento foi mais que especial, pois, como já é bem conhecida, a irmã Edênia é uma verdadeira ungida de Deus e transmite sempre em seu repertório, canções reconhecidamente de louvor e adoração ao Deus da Glória.

Momentos de oração, momentos de clamor e de intercessão e o louvor propriamente dito foram marcantes durante a noite de lançamento do DVD da irmã Edênia intitulado, com muita propriedade, de “Voar como Águia.”

Os presentes, como já citado acima, irmãos de várias denominações e regiões, mais a presença de muitos membros e oficiais da IPM, inclusive o Reverendo Eudes e sua Esposa se alegraram bastante com o verdadeiro “banquete” espiritual oferecido pela irmã Edênia e seus musicos.

Canções como: O Mover das Águas, Levante a Cabeça, Voar como Águia e várias outras fazem parte do DVD de Edênia Morais que pode ser adquirido através do telefone 083-3239-6702. Vale a pena adquirir.

Que Deus continue abençoando sua serva Edênia neste ministério maravilhoso.

Da redação, Diácono Eliezer Gomes

Logo cedo da noite os irmãos começaram a chegar para participar do lançamento

As irmãs Auzenir e Patricia, presidente e vice da SAF da IPM respectivamente, com o reverendo Eudes momentos antes do evento

Sempre presentes e a serviço, os diáconos Noel e Celmo, também estavam lá.

Antes mesmo da apresentação, O Presbítero Jailton esposo da Cantora Edênia inicia os trabalhos com uma leitura bíblica e oração

Clamando, orando e louvando durante todo o tempo, a cantora apresentou seu novo trabalho ao bom grupo de irmãos presentes

Mitos irmãos foram prestigiar o evento e louvaram juntamente com a Edênia Morais

Tambem as criancinhas prestigiaram o lançamento

Irmãos e irmãs de outras denominações presentes ao lançamento

Após o primeiro momento do louvor o reverendo Eudes de maneira sábia fez uma pregação onde contextualizou o momento celebrado com a Palavra de Deus

Já no finalzinho a cantora Edênia fez questão de apresentar sua família à igreja...

...e mais uma vez louvou ao SENHOR

O reverendo Eudes fez a oração final e impetrou a Benção Apostólica

Edênia fotografa com o Presbítero Josafá e a Missionária Lourdinha

Finalizando a noite de lançamento com uma foto com as irmãs Auzenir e Patricia

Assista ao Programa verdade e Vida  e seja abençoado.

Faça o seu pedido de oração. Basta clicar na janela PEDIDO DE ORAÇÃO, colocar os motivos ou simplesmente o pedido, que estaremos orando por você.

IPJ apresenta a linda Cantata “ETERNA LUZ” e prepara nova apresentação para domingo, dia 25/12

O templo da Igreja Presbiteriana de Jaguaribe tornou-se palco, na ultima terça feira, de uma das mais belas cantatas vistas ultimamente.

Sob a regência do maestro Moisés dos Anjos os corais da 1ª Igreja Batista de Cabedelo (convidado) e o Samuel Falcão pertencente a IPJ apresentaram a cantata denominada “ETERNA LUZ” que a todos encantou.

Com um coro uniforme, onde os vários tons se completam, a cantata inicia uma revelação da vinda do Salvador e com a consumação, canta a grande boa nova que chega para trazer a Luz eterna que é a Salvação materializada na Cruz do Calvário.

A apresentação se enriquece muito mais com a participação infantil, com os solos no decorrer e em especial pelos testemunhos de hoje apresentados de forma dramatizada.

Foi realmente um momento muito especial que se repitirá no próximo domingo no mesmo local a partir das 18h00. Mais uma chance para você que não Pôde ir na primeira apresentação.

Da redação, Diácono Eliezer Gomes

Formando um belo dueto, as irmãs Rossana Medeiros e Renata Garnier introduzem a Canta Eterna Luz

O Presbítero Nemias Almeida fez toda a narração da cantata. Muito bom.

O Reverendo Estevão contextualiza o momento se utilizando da Bíblia Sagrada

O Maestro Moisés dirige canto entoado pela igreja

Coral entrando no templo (homens)

Coral entrando no templo (mulheres)

Os dois corais uno em plena apresentação. Muito bonito.

O vocalista Camilo filho e sua esposa Luciana presentes à cantata

Momento especial quando as crianças da IPJ se integraram aos corais e participaram da apresentação.

Depois as crianças, já em seus lugares, expressaram a alegria de terem participado de momento tão sublime

O ponto alto da cantata quando "José e Maria" apresentam o Salvador que nasceu em uma manjedoura.

José, o personagem vivido pelo irmão Alexandre apresenta o primeiro solo da cantata.

Rafael Garnier, Estevinho e Elias medeiros vocalizam hino na cantata

Renata Garnier entoa hino durante a cantata

A irmã Emilia dos Anjos testemunha de forma dramatizada as bençãos em sua vida

O irmão Nemias Filho tambem dramatizou o seu testemunho

A irmã Carmélia em seu solo durante a cantata

O Maestro Moisés com sua gravata vermelha emocionou-se em vários momentos da apresentação.

Após a cantata em si, o reverendo Estevão dirigiu à igreja uma palavra sobre o Natal

Logo após a cantata e a pregação os convidados foram cumprimentado pessoalmente pelo rev. Estevão na porta central da igreja

A irmã Sônia e sua filha Elaine, futura médica, membros assíduos da IPJ

O casais Isnadiel_Eliete e Zaqueu_Débora, integrantes do Coral Samuel Falcão

O Casal Zaquel e Débora com o reverendo Ivanaldo Albuquerque (Chico), missionário no Maranhão nosso futuro entrevistado

 Assista ao Programa verdade e Vida  e seja abençoado.

Presbitério Sul da Paraíba conclui concílio e elege nova mesa e secretários de causas

Rev. Aldenisio Avelino de Sousa - Presidente do Presbitério Sul da Paraíba

Em seu último concílio realizado entre os dias 15, 16 e 17 de dezembro, no templo da Igreja Presbiteriana de Bancários, na cidade de João Pessoa o Presbitério Sul da Paraíba elegeu  a seguinte mesa executiva que conduzirá a igreja durante o ano de 2012:

Presidente: Rev. Aldenísio Avelino de Sousa

Vice-Presidente: Rev. Fábio Augusto de Costa Lima

Secretário Executivo: Ricardo Jorge Nunes de Oliveira Pereira

Primeiro-Secretário: Presb. Pedro Luis Lopes de Brito

Segundo-secretário: Rev. Alcimar Dantas Dias

Tesoureiro: Presb. Sandro Calaço

Já como uma das primeiras providências da nova mesa foram eleitos (nomeados) os seguintes secretários de causas e suas atribuições:

Trabalho Masculino: Presb. Alexsandro Balbino de Andrade – (Igreja Presbiteriana em Mangabeira)

Função: “O Secretário Presbiterial é eleito pelo Presbitério para orientar o trabalho da Federação, servindo de elo entre o Presbitério e a Federação” (Art. 59 – MUSI). Sobre as atribuições do Secretario Presbiterial das Sociedades Internas da Igreja, leia-se o Capítulo XIV do MUSI.

Trabalho Feminino: Rev. José Alves da Silva –   (IP de Torrelândia)

Função: “O Secretário Presbiterial é eleito pelo Presbitério para orientar o trabalho da Federação, servindo de elo entre o Presbitério e a Federação” (Art. 59 – MUSI). Sobre as atribuições do Secretario Presbiterial das Sociedades Internas da Igreja, leia-se o Capítulo XIV do MUSI.

Trabalho de Mocidade: Rev. Pedro Cordeiro de Mira –  (IP de Filadélfia)

Função: “O Secretário Presbiterial é eleito pelo Presbitério para orientar o trabalho da Federação, servindo de elo entre o Presbitério e a Federação” (Art. 59 – MUSI). Sobre as atribuições do Secretario Presbiterial das Sociedades Internas da Igreja, leia-se o Capítulo XIV do MUSI.

Trabalho de Adolescentes: Rev. Ricardo Jorge Nunes –  (Cong. Presb. do Conde)

Função: “O Secretário Presbiterial é eleito pelo Presbitério para orientar o trabalho da Federação, servindo de elo entre o Presbitério e a Federação” (Art. 59 – MUSI). Sobre as atribuições do Secretario Presbiterial das Sociedades Internas da Igreja, leia-se o Capítulo XIV do MUSI.

Pró-infância: Rosilda Nádia Pereira de Melo – (IP de Mangabeira)

Função: “O Secretário Presbiterial é eleito pelo Presbitério para orientar o trabalho da Federação, servindo de elo entre o Presbitério e a Federação” (Art. 59 – MUSI). Sobre as atribuições do Secretario Presbiterial das Sociedades Internas da Igreja, leia-se o Capítulo XIV do MUSI.

Evangelização e Missões: Rev. Estevão Domingos de Oliveira –  (IP de Jaguaribe)

Função: Proporcionar iniciativas que estimulem a expansão da obra missionária no campo do Concílio.

Educação Religiosa: Eneida Martins –  (IP de Cruz das Armas)

Função: Criar oportunidades que permitam avaliar, atualizar e treinar na busca de um melhor desempenho da Escola Dominical nas Igrejas do Concílio.

Apoio Pastoral: Rev. Aldenísio Avelino de Sousa –  (Cong.Presb. do Altiplano)

Função: Acompanhar os pastores e obreiros do Concílio, orientando-os e aconselhando-os sobre o cotidiano do ministério.

Apoio Diaconal: Diácono Eliezer Pedrosa Gomes –  (IP de Jaguaribe)

Função: Atuar na promoção do ofício diaconal na jurisdição do Concílio, podendo incluir os presbíteros nas iniciativas de avaliação, atualização, treinamento, etc.

Música: Moisés Cabral dos Anjos –  (IP de Jaguaribe)

Função: Promover iniciativas que visem aprimorar o uso da música nas igrejas, bem como coordenar a dinâmica musical litúrgica dos eventos do Concílio.

Terceira Idade: Marcolina Maria de Lima Gomes –  (IP de Jaguaribe)

Função: Promover eventos e outras iniciativas que contribuam para a valorização da Terceira Idade, bem como a organização de grupos nas igrejas dentro desta faixa etária.

Obs: Contribuíram com este trabalho os seguintes irmãos: Rev. Fábio Augusto; Presb. Iremal e o Presb. Alexsandro, já que não estive no final da XV Reunião Ordinária do PSPB.

do servo que nem sempre serve

Presb. em disponibilidade

Josafá Albino

Assista ao Programa verdade e Vida  e seja abençoado.

Juntas Diaconais do PSPB encerram atividades de 2011 em casa de apoio com Culto de gratidão

A Secretaria Presbiterial de Apoio às Juntas Diaconais do Presbitério Sul da Paraíba realizou na tarde do  domingo passado, dia 18 de dezembro, sua ultima atividade social no ano de 2011.

A atividade contou com um culto de gratidão ao nosso Deus  por mais um ano de trabalho da secretaria e intercessão pela Casa de Apoio aos trabalhadores e trabalhadoras rurais da FETAG, oportunidade em que foi entregue a direção daquela casa, toda a arrecadação feita durante a realização da cantata NATAL BRASILEIRO (dois balaios cheios de gêneros alimentícios) ocorrida recentemente no Teatro do SESI em João Pessoa; além dos alimentos arrecadados na cantata, cada junta diaconal presente contribuiu com a doação de uma cesta básica.

Durante o culto, dirigido pelo Diácono Everaldo Rodrigues, que contou com a presença dos reverendos Rubem Macedo (Igreja Presbiteriana da Restauração)  e Alan (igreja Presbiterina de Bayeux), houve vários momentos especiais e um deles foi a participação de integrantes da UCP da IPCA que entregaram uma carta  de solidariedade a adolescente Fabrícia que encontra-se enferma, aguardando a oportunidade de ir ao Rio Grande do Sul submeter-se a um transplante duplo de rins. Além do ato solidário, as crianças da IPCA louvaram ao SENHOR com o hino Jesus deixou a sua Glória.

Após a pregação da Palavra de Deus ministrada pelo reverendo Rubem Macedo e pelas considerações feitas pelo também reverendo Alan, usou da palavra as irmãs Maria do leite e Rosângela Pacífico de Cajazeiras e Sousa, respectivamente, que encontram-se internas na casa aguardando tratamento de saúde na capital; por fim a irmã Valdinha uma das responsáveis pela casa emitiu uma palavra de agradecimento a Secretaria e aos diáconos que durante todo esse ano estiveram contribuindo com a Fetag.

A casa de apoio da FETAG tem a função de acolher pessoas de todas as cidades do Estado da Paraíba que, com problemas de saúde vêm a João Pessoa para tratamento médico e tem ajudado muito as famílias e seus pacientes.

Da redação, Diácono Eliezer Gomes

O Diácono Eliezer Gomes fez um pequeno balanço das atividades da Secretaria na casa de apoio da Fetag durante todo o ano de 2011 e logo em seguida passou a direção dos trabalhos para o Diácono Everaldo Rodrigues que dirigiu o culto ao SENHOR

Momento de oração durante o Culto. No detalhe dois balaios com doações feitas pelos organizadores da Cantata NATAL BRASILEIRO e cestas básicas levadas pelas juntas diaconais. O rev. José Roberto Sec. Geral do Trabalho Infantil da IPB, grande incentivador do trabalho diaconal não pôde comparecer como previsto em virtude de uma forte crise provocada por uma virose, foi feito pedido de orações pelo reverendo

Os diáconos Ronaldo e Everaldo ministraram o louvor durante o Culto.

A pequena Ester representando a UCP da IPCA entrega a tambem pequena Fabrícia uma carta de solidariedade

Já com a carta na mão, Fabrícia fotografa ao lado dos representantes da UCP da IPCA - Thaís, Esther, Jonas e Heversson. Uma benção essas crisnças.

O irmão José lê, em voz alta, a emocionante carta de solidariedade escrita pelas crianças da IPCA para a querida Fabrícia que em breve estará se submetendo ao transplante duplo de rins

Em continuidade à participação da UCP o irmãozinho Heverson faz a leitura do texto bíblico, e para finalizar...

...os pequeninos cantaram o hino "Jesus deixou a sua Glória," momento especialíssimo durante o Culto.

O rev. Rubem Macedo pregador da tarde na Fetag ministrou a Palavra de Deus falando do mais belo de todos os convites já feitos aos homens, que está contido em Mateus 11. 28-30...

...e na sua reflexão o reverendo falou da Graça de Deus que refrigera a alma e nos leva a Glória eterna.

Encerrando o Culto o reverendo Alan, após dirigir uma palavra de alegria e satisfação pelo trabalho que tem sido feito pela secretaria com a participação efetiva se ua igreja orou a Deus

Após o Culto, a irmã Rosângela Pacífico que encontra-se na casa e fazendo tratamento na capital pediu a palavra para falar de sua alegria em participar daquele momento de adoração ao SENHOR. A irmã Rosângela é da cidade de Sousa e é membro da Igreja Presbiteriana daquela cidade cujo pastor é o rev. Jeremias

A irmã Maria, conhecida na cidade de Cajazeiras como Maria do Leite pediu a palavra para contar o seu testemunho. Uma benção!

A irmã Valdinha falou em nome da coordenação da casa louvando a Deus pelo trabalho da secretaria

O Diácono Eliezer Gomes finalizou a reunião agradecendo pela participação de todos e enfatizou a importância de contribuirmos com a campanha em prol da viagem de Fabrícia ao RS para fazer o transplante duplo de rins. Deposite sua contribuição na seguinte conta: CAIXA ECONÔMICA FEDERAL AGÊNCIA 1911 – OPERAÇÃO. 013 – CONTA Nº 00049761-1 TITULAR: EDIVALDA MARIA DO NASCIMENTO CUNHA

Os irmãozinhos da UCP da IPCA com a agora amiguinha Fabrícia em foto especial

A secretaria esteve presente com boa representação de diáconos

Assista ao Programa verdade e Vida  e seja abençoado.

Leonardo Aragão e Renata Garnier Aragão celebram bodas de prata e oferecem culto em Ação de Graças

O Conselho Familiar da IPJ homenageou o casal Leonardo e Renata

No ultimo sábado, dia 17 de dezembro de 2011, no templo da Igreja Presbiteriana de Jaguaribe o casal Leonardo e Renata voltou ao altar, desta feita para renovar a aliança celebrada há 25 anos passados.

Pois é, os irmãos Leonardo e Renata que congregam na Igreja Presbiterana de Jaguaribe estão casados desde 1986 e resolveram reunir vários amigos, irmãos em Cristo e seus familiares para juntos prestarem Culto em Ação de Graças a Deus pelas bodas de prata.

Além do Culto especial ministrado pelo reverendo Estevão Domingos, Pastor efetivo da IPJ, o casal recepcinou todos os convidados no salão anexo da Igreja com bastante refrigerante e um lindo e saboroso bolo à base de chocolate, oportunidade em que aconteceram os cumprimentos e os inúmeros registros de fotografias.

Nosso blog esteve presente e aproveita o ensejo para parabenizar o casal e rogar as bençãos de Deus na vida dessa família especial.

Da redação, Diácono Eliezer Gomes

Veja algumas das  fotos registradas pelo blog – click nelas para ampliá-las

Com uma ornamentação muito bonita à base de rosas vermelhas e brancas com arranjos verdes longos, o Presbítero Zaqueu Ramiro iniciou os trabalhos da noite

O casal estava atento a tudo que era dito pelo Presbítero Zaqueu e pelo rev. Estevão.

O irmão Moisés dos Anjos regente do coral Samuel Falcão ministra hino de louvor ao SENHOR durante o culto.

Instrumento de sopro e teclado especial, reforço instrumental nas bodas de Leonardo e Renata.

Muitos familiares, amigos e irmãos em Cristo, presentes à celebração.

O grupo de louvor Luz do Mundo ministrou louvores ao SENHOR

O irmão Camilo ministrou hino solo em louvor ao Deus da Graça.Agora o casal e a igreja ouvem as palavras do rev. Estevão sobre aspectos do relacionamento matrimonial de Leonardo e Renata tido pelo sacerdote como exemplar

Momento em que o rev. Estevão apresenta as novas alianças do casal, com detalhes em prata e ouro. Simbolo da renovação de compromissos.

Na sequência: colocação das novas alianças e...

...o tradicional e sempre esperado beijo.

Na foto, os casais: Isnadiel e Eliete já beirando os trinta anos de casados e Waltinho e Elaine há oito anos namorando, mas, com casamento marcado para dezembro de 2012, faltando 362 dias.

Casal Nildo e Ana Maria Prado (Pres. da CNSAF)

O Coral Samuel Falcão entoou hinos de louvores ao SENHOR enquanto um vídeo era exibido no telão.

Em outro ângulo, a própria Renata se torna vocalista do coral.

Pela ordem: Fernanda, Sarah e Ivanildo. Família Albuquerque prestigiando o evento

Familiares do casal presentes à celebração.

Leonardo falando aos familiares e demais convidados.

Agora é a Renata que fala aos familiares e convidados.

Parentes da Renata vindos da cidade de Recife.

O rev. Estevão impetra a benção apostólica.

Hamilton e Jussara, sempre presentes. O Herbert tambem, no destaque

Demais parentes da Renata sendo cumprimentados pelo filho Filipe.

O abraço do rev. Estevão em familiares do casal

O casal diante do bolo

O Casal diante do bolo, com os filhos.

O Casal diante do bolo, com os pais

Renata diante do bolo, com as irmãs

Turminha especial da melhor idade. Saindo do regime por uma causa nobre.

Zaqueu e Débora em pose especial com os pais de Renata.

Assista ao Programa verdade e Vida  e seja abençoado.

Felipe Soares e Aninha Lucena se casam em João Pessoa com cerimônia entre familiares e amigos

Ralizou-se na noite de ontem, dia 16/12/11, na casa de recepções Gracejos localizada à Av. Almirante Barroso, 1070, no bairro da Torrelândia, o enlace matrimonial do jovem casal Felipe Soares de Oliveira e Ana Maria de Lucena.

Evangélicos e filhos de pais evangélicos; ele, primogênito do Rev. Estevão Domingos e da irmã Quitéria Basilio; ela, filha de Marinézio e Francisca Lucena, casaram-se sob a jurisdição da Igreja Presbiteriana de Jaguaribe, onde congregam e tiveram como ministrante o pai do noivo, reverendo Estevão, pastor efetivo daquela congregação que durante toda a cerimônia não conseguiu “esconder” a alegria e ao mesmo tempo a profunda emoção de está à frente de momento tão especial na vida de seu querido Felipe e daquela que considera como a mais nova filha, no caso a Aninha, como é bem conhecida.

Parentes, amigos, colegas de trabalho e irmãos em Cristo estiveram presentes prestigiando o matrimônio de Felipe e Aninha que doravante constituirão uma nova família, família esta abençoada pela Graça Divina.

Agradecemos a família pelo convite e rogamos a Deus, nosso Pai celestial, Bençãos sem medida aos irmãos Felipe e Aninha.

Veja a seguir algumas fotos do evento, gentilmente cedidas por Hamilton e Jussara Trigueiro.

Da redação, Diácono Eliezer Gomes

O jovem noivo Felipe Soares é conduzido ao púlpito pela feliz mãe Quitéria Basilio

Logo em seguida, chega a noiva, Aninha, muito feliz conduzida pelo exultante Marinézio, seu pai.

O reverendo Estevão aguarda a aproximação da noiva para dar inicio a cerimônia que mobilizou familiares e muitos amigos.

Diante do Reverendo Estevão o sim foi ratificado por ambos. E depois foram abençoados

As recomendações do reverendo Estevão a casal.

Após a cerimônia, o casal se dirige muito feliz a sala de está, sendo seguido pelo olhar saudoso do reverendo Estevão que fica contemplando o nascimento de mais uma família.

Ao passar pelos convidados, o casal é bastante festejado.

Rev. Estevão e a irmã Quitéria (pais do noivo) seguem para os cumprimentos

Os pais da noiva Marinézio e Francisca tambem vão aos cumprimentos e as fotos

Testemunhas, Waltinho e Elaine, já de casamento marcado para dezembro de 2012, faltando apenas 363 dias

Os irmãos e irmãs da IPJ estiveram presentes em grande numero

Um lindo vídeo foi montado e apresentado para historiar um pouco dos oito anos de namoro e noivado.

Após uma verdadeira maratona de fotos, o casal aparece na sacada interna da casa de recepção para saudar os convidados.

Quitéria muito emocionada abraça o filho já casado, que deixa pai e mãe para viver com a sua esposa Aninha.

Agora o casal recebe e abraça a mais nova filha.

Aqui o Pai Marinezio abraça calorosamente a filha Aninha.

Momento especial onde o casal dança a tradicional valsa

Agora o casal se dirige mais uma vez aos convidados. Desta feita verbalizando os agradecimentos.

Com muito prazer aqui ao lado do irmão Hamilton Trigueiro que sempre se faz presente aos grandes eventos promovidos pela igreja.

Diante do lindo bolo, pai e filha em mais um flash

Agora Aninha homenageia sua querida vovó.

Essa turma aí continua solteira. Não se sabe até quando.

As garotas estavam todas muito bem vestidas e elegantes.

Destaque especial para Carol que acabou...

...sendo agraciada com o bouquet

Se você tem  fotos desse evento nos envie para que possamos acrescentar.

Assista ao Programa verdade e Vida  e seja abençoado.

Igreja Presbiteriana do Conjunto Bancários realiza NATAL DE JESUS no Maanain

A Igreja Presbiteriana do Bancários, através de seu departamento de Ação Social, da junta Diaconal e do Ministério Feminino, visitou o Lar Evangélico de Idosos – MAANAIM, e comemorou com as senhoras que ali estão internas e com os que prestam serviço naquele abrigo de idosos, o NATAL DE JESUS. O culto teve início com uma oração pelo Pastor Edson presidente do Maanaim, logo em seguida o Presbítero Sandro Calaço fez a leitura da Bíblia e uma breve reflexão sobre o Natal, a partir do texto de Lucas 2.21-35. O louvor foi dirigido por Felipe Almeida. Ao final o Pastor Edson fez os agradecimentos, e logo após a irmã Socorro Calaço comandou a entrega dos presentes as senhoras daquele Lar, bem como todas as funcionárias, tudo em meio a grande alegria, para a glória de Deus.

Da redação com texto de Ariosvaldo Costa – Fotos: Equipe IP Bancário.

O Irmão Felipe Almeida comandou o louvor com seu teclado

Vários presentes foram distribuídos no LEI

O Irmão Jeasy fez a doação de várias almofadas

O Presbítero Sandro fez uma pequena reflexão sobre o Natal

O Pastor Edson fez os agradecimentos

O Diácono Ari e Irmã Socorro entregando seu presente a Amiga Luiza

A irmã Ana Catarina e sua filhinha Ester entregando o presente a amiga Mª do Carmo

A irmã Gláucia enteegando seu presente para a amiga Laura

A irmã Jaqueline entregando seu presente para irmã Ana Camila

O Diácono Rogério entrgando seu presente a amiga Elisa

A Irmã Eleide entregando seu presente a amiga Jaci

A irmã Socorro e mais uma amiga presenteada

A funcionária Zezé recebeu a sua lembrança

Todas as funcionárias foram presenteadas

A Junta Diáconal da IPBancários com o Pr Edson

Igreja Presbiteriana dos Bancários Sedia Encontro do Presbitério Sul da Paraíba

Culto de Abertura. Participação de irmãos de várias Igrejas do presbitério

Teve início nesta quinta-feira dia 15/12, a partir das 20h00, com um culto de abertura, a reunião do Presbitério Sul da Paraíba; todos os pastores que compõem o presbitério se fizeram presentes, bem como os oficiais presbíteros e diáconos das igrejas participantes e uma boa parte dos irmãos da igreja local e de outras igrejas, inclusive do presbitério da Paraíba.

Foi uma noite festiva que teve como pregador o Rev. Robinson Monteiro e logo após o culto deu-se início a eleição para a nova composição da mesa executiva do presbitério.

Através de votação secreta, conforme determina o manual presbiteriano, foram eleitos: Presidente, Revrendo Aldenizio Avelino de Sousa; Vice-Presidente, Reverendo Fabio Augusto; 1º Secretário, Presbítero Pedro Luis; 2º Secretário, Rev. Alcimar Dias; Secretário Executivo, Rev. Ricardo Nunes; Tesoureiro Presbítero José Farias.

As reuniões continuam, devendo o encerramento do concílio ocorrer no próximo sábado.

Da redação, texto e fotos, Diácono Ariosvaldo Costa

Click nas fotos para ampliá-las

A mesa foi composta pelos seguintes irmãos: Rev. Fábio Augusto, Presbítero José Farias e os reverendos: André Gomes, Ricardo Nunes, Robinson Grangeiro e Alcimar Dias

O Rev. Fábio iniciou o culto com a leitura bíblica.

O grupo de louvor entoou cânticos ao Senhor.

O Rev. Robinson foi o pregador da noite.

O Presbítero Marilo Costa orou no encerramento do culto

O Reverendo Aldenizio impetrou a Benção Apostólica

Já após o culto o processo eleitoral é iniciado. Aqui se vê o rev. Anré colhendo os votos.

A mesa computou os votos detalhadamente cujo resultado encontra-se no texto acima.

Marcando presença, delegações de diáconos representando as igrejas do Presbitério. Uma foto especial de lembrança do concílio.