Monthly Archives: março 2011

Buscando a vontade de Deus

BUSCANDO A VONTADE DE DEUS   

Uma das perguntas mais freqüentes que ouvimos é “Como é que eu posso saber a vontade de Deus sobre …”. Às vezes é uma questão de relacionamentos (namorar com esse, ou não; casar com aquele, ou não). Outras vezes a dúvida é em relação a emprego, mudança de cidade, escolha de carreira, etc. Às vezes tem-se bastante tempo para buscar a resposta. Outras vezes a resposta precisa ser encontrada numa questão de horas.

Seja qual for sua situação, há algumas dicas que podem ajudar.   Há apenas cinco. Eu as coloco aqui na esperança de que, havendo necessidade, possam lhe ajudar. Que Deus seja sempre seu guia.

1. Oração
Tiago 1:5-6 Se algum de vocês tem falta de sabedoria, peça a Deus, que a todos dá livremente, de boa vontade; e lhe será concedida. Peça-a, porém, com fé, sem duvidar, pois aquele que duvida é semelhante à onda do mar, levada e agitada pelo vento.

Deus promete dar sabedoria e discernimento a todos que pedem. Precisamos pedir a Deus. Precisamos pedir com fé.  Precisamos nos habituar a orar constantemente a Deus, para conhecê-Lo melhor. Quanto mais nós O conhecemos, melhor entenderemos a Sua vontade.

Parte da maneira como Deus se revela para nós não é apenas através de respostas momentâneas, mas, através de um contato prolongado e profundo. Procure melhorar seu relacionamento com Deus em oração e, surpreendentemente, você verá que as respostas dEle às suas dúvidas virão de forma cada vez mais tranqüila e natural.

2. A Palavra
Rom 12:1-2 “transformai-vos pela renovação da vossa mente”

Nossas mentes tendem a fazer decisões baseadas em modelos de pensamento, e valores anteriores à nossa conversão, ou seja em valores do mundo. Esses valores podem nos levar a decisões erradas. Só a mente renovada pela palavra de Deus pode fazer boas decisões.

Podemos procurar passagens que ensinam sobre a nossa dúvida quanto à vontade de Deus, ou passagens que nos dão princípios bíblicos para nos guiar. Em tudo, precisamos estar orando para Deus nos orientar.

3. A orientação do Espírito Santo
Salmos 143:10 “Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus, que o teu bondoso Espírito me conduza por terreno plano.

O Cristão tem o Espírito Santo como guia. Precisamos pedir a ajuda dEle. Ele provavelmente não falará em meu ouvido. Mas ele tocará em meu coração e operará em minha mente para me ajudar a conhecer a vontade de Deus.

Gal 5:25Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito.” Andando pelo Espírito deixamos para trás escolhas que levam às paixões e desejos carnais. Vivemos orientados pelo Espírito. Qualquer decisão impura ou egoísta não pode ser do Espírito, enquanto o amor e a fidelidade caracterizam o andar pelo Espírito. Leia sobre as obras da carne (Gal 5:19-21) e o fruto do Espírito (Gal 5:22-24) e você terá uma boa idéia de como será andar pelo Espírito.

de Dennis Downing (pastor americano)

A face de Deus

Havia um pequeno menino que queria saber como Deus era e decidiu que iria se  encontrar com Deus.

Um dia, encheu sua mochila com pastéis e guaraná, e saiu para o Parque.

Quando ele andou umas três quadras, encontrou um velhinho sentando em um banco da praça.

O menino sentou-se junto a ele, abriu sua mochila, e ia tomar um gole de guaraná, quando olhou o velhinho e viu que ele estava com fome, então lhe ofereceu um pastel. O velhinho muito agradecido aceitou, e sorriu ao menino.

Seu sorriso era tão incrível que o menino quis ver de novo; então ele ofereceu-lhe seu guaraná.

Mais uma vez o velhinho sorriu ao menino. O menino estava tão feliz! Ficaram sentados ali, sorrindo, comendo pastel e bebendo guaraná pelo resto da tarde, sem falarem um ao outro.

Quando começou a escurecer o menino resolveu voltar para casa, mas antes de sair ele se voltou e deu um grande abraço no velhinho. O velhinho deu-lhe o maior sorriso que o menino já havia recebido.

Quando o menino entrou em casa, sua mãe, surpresa ao ver a felicidade estampada em sua face, perguntou:

– O que você fez hoje que te deixou tão feliz assim?

Ele respondeu.

– Passei à tarde com Deus – e acrescentou – Sabe, Ele tem o mais lindo sorriso que eu jamais vi!

Enquanto isso, o velhinho chegou em casa com o mais radiante sorriso na face, e seu filho perguntou:

– Por onde você esteve que está tão feliz?

E o velhinho respondeu:

– Comi pastéis e tomei guaraná no parque com Deus.

Antes que seu filho pudesse dizer algo, ele falou:

– Você sabe que Ele é bem mais jovem do que eu pensava?

A face de Deus está em todas as pessoas e coisas, só são vistas por nós com os olhos do amor e do coração.

Noticias das Juntas Diaconais PSPB

Olá Irmãos, Graça e Paz!

É com alegria que trazemos à todos a memória de nossa ultima reunião realizada na noite do 18/03 no salão anexo da Igreja Presbiteriana de Jaguaribe, oportunidade em que tratamos sobre a Criação da Central Presbiteriana de apoio às Vítimas de Calamidades CP-AVC, nossas atividades para o mês de abril e outros assuntos.

 
  • Agradecemos pela presença de todos os irmãos representantes da coordenação de nossa Secretaria; estiveram representadas as Igrejas de Jaguaribe, Cruz das Armas, Valentina(Filadelfia), Bancários e Bayeux. Mais uma vez sentimos muito pela ausência das demais Igrejas;
  • Na oportunidade foi lido e debatido o projeto de criação da Central Presbiteriana de Apoio às Vítimas de Calamidades – CP-AVC;
  • Após leitura e aprofundamento do projeto, combinamos que iremos consolidar o mesmo no mais tardar no dia 25 de março de 2010, oportunidade em que incluiremos todas as sugestões encaminhadas pelas diversas Juntas Diaconais;
  • Com relação a Vigília programada para a próxima sexta feira, a coordenação achou por bem adiar devido a incerteza de que haveria condições de mantê-la, uma vez que a IPJ onde seria realizada a mesma encontra-se em reforma de suas estruturas físicas. Ficou acertado que escolheremos em breve outra data e que na data que estava prevista, todos os diáconos separarão um momento especial para individualmente orarem a Deus pela causa diaconal;
  • Com relação a programação prevista para o mês d e abril, ratificamos  presença da Secretaria no Culto de Oração da Igreja Presbiteriana de Mangabeira no dia 12/04, realização de nossa Plenária no dia 15/04 que se realizará na Igreja Presbiteriana de Torrelandia, e ainda no dia 16/04 à noite nossa primeira atividade social envolvendo os diáconos e seus familiares com um passeio na orla marítima (concentração no Busto de tamandaré) com encerramento e confraternização em uma pizzaria;
  • Outro ponto muito importante de nossa reunião foi a decisão tomada pela coordenação de apoiar o Lar do Idoso Manain, localizado no Bairro dos Bancários; ficou acertado que todos os membros da coordenação se farão presentes numa primeira visita ao Manain que será feita pela Secretaria no dia 09 de abril, às 15 horas. Nessa visita a secretaria através das Juntas Diaconais do PSPB mobilizará esforços para levar àquela casa alguns itens de limpeza e higiene pessoal para doar as pessoas alí internadas;
  • A sugestão de arrecadação de cada Junta Diaconal é a seguinte: JD de Bayeux – (10 sabonetes, 05 Cremes Dental, 05 rolos de papel higiênico duplo, 02 pacotes de Fraldas Geriátricas) JD de Jaguaribe – (05 Caixas de Sabão em pó de 500 ml, 10 tabletes de sabão em barra de 1 Kg, 10 litros de Agua Sanitaria, 02 pacotes de Fraldas Geriátricas) JD de Cruz das Armas – (05 desinfetantes líquidos, 05 detergentes liquidos, 05 pacotes de saco para lixo, 02 pacotes de Fraldas Geriátricas) JD Filadélfia  (10 Sabonetes, 05 Cremes Dental, 05 rolos de papel Higiênico duplo, 02 pacotes de Fraldas Geriátricas) JD Bancários – (05 Caixas de Sabão em pó 500 ml, 05 Detergentes Líquidos, 05 desinfetantes Líquidos, 02 pacotes de Fraldas Geriátricas)
  • Como ultimo ponto de pauta da reunião discutiu-se sobre a nossa segunda atividade social que se realizará nos dias 27 (à noite) e 28 (dia todo) de maio de 2011, na Granja Gênesis no Distrito de Gramame, onde realizaremos uma programação especial para nossos diáconos e suas familias.
Forte abraço,
Em Cristo,
Eliezer Gomes